fbpx

RIO – Depois de uma reunião de mais de três horas entre alunos, funcionários técnico-administrativos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta quarta-feira (26), a reitoria da instituição elaborou um termo de compromisso com regras para a atuação de forças policiais no campus. O termo determina que “nenhuma ação policial poderá ser feita nos campi da UFSC sem autorização prévia e formal da autoridade máxima da instituição, condição que já constava no termo atual e foi desrespeitada”.

O documento foi uma forma de repúdio ao que chamam de “violência” e “excessos” praticados pela PM e Polícia Federal no local na última terça-feira, quando policiais e alunos se confrontaram após um aluno ser flagrado com um cigarro de maconha.

Assim que foi elaborado, o documento foi encaminhado a um grupo de alunos da UFSC que ocupa o prédio da reitoria em protesto contra a ação das forças policiais. Os alunos colocavam como condição da desocupação justamente uma postura de retaliação à polícia. Mesmo com o termo de compromisso abrangendo as reivindicações principais dos alunos, a desocupação ainda não aconteceu.

Além das regras para ação policial, os alunos cobram um novo projeto de iluminação e segurança do campus, o afastamento e punição dos responsáveis pela operação da terça-feira e, em último termo, a proibição da presença da polícia no campus.

No documento elaborado pela reitoria, constam ainda o compromisso de apurar as responsabilidades de todos os envolvidos na ação; cobrança de medidas por parte do Ministério da Educação, da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos e estabelecer um calendário junto à comunidade acadêmica para definir uma política geral de segurança da UFSC.