fbpx

A Fundação Cecierj, instituição ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, inaugura nesta terça-feira (25),a nova sede do polo de educação a distância da Rocinha. 

O local vai oferecer cursos de graduação, ensino fundamental e médio da rede Ceja(Centro de Estudos de Jovens e Adultos), além de cursos de formação profissional, todos na modalidade a distância.

Ao todo, a Cecierj informou que foram investidos R$ 2,5 milhões no polo, que conta com uma área de 1.200 metros ocupados salas de tutoria, laboratórios de informática, de física, uma biblioteca e um auditório, além de um espaço wireless e módulos independentes para o Ceja e Cederj

– Hoje, com a nova estrutura e com modelo de educação integrada aumentamos também as oportunidades para quem quer estudar, mas tem dificuldades de tempo e locomoção, ressalta Carlos Bielschowsky, presidente da Fundação Cecierj. 

Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, comentou o projeto frisando as diferenças dos cursos de ensino a distância dos presenciais: 

— O nível de dedicação tem que ser ainda maior do que nos presenciais. E os bons resultados obtidos provam a qualidade de nossos cursos. Os alunos que topam enfrentar o desafio do ensino semipresencial são alunos com uma dedicação ainda maior aos estudos.

O Consórcio Cederj é formado por oito instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro: Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Ufrj (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF ( Universidade Federal Fluminense), Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), Ufrrj ( Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), 
Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca) e IFF (Instituto Federal Fluminense). 

Atualmente, os cursos do consórcio Cederj contabilizam mais de 35 mil alunos matriculados. No polo Rocinha serão ministrados quatro cursos universitários: licenciatura em pedagogia (da Uerj), tecnologia em sistemas da computação (da UFF), administração (da UFFRJ) e tecnologia em gestão de turismo (Cefet-RJ).

Já a Ceja oferece curso de ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, ensino médio para jovens e adultos e três cursos profissionalizantes (eletricista predial, encanador e instalador.