fbpx

RiO – Os alunos da Universidade Gama Filho (UGF) e da UniverCidade, descredenciadas pelo MEC em janeiro, têm a partir desta quarta-feira (26) para se matricular numa das três instituições que formam o consórcio de faculdades escolhido pelo ministério para abrigar os estudantes. O consórcio é formado por Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Senac-Rio.

As informações foram divulgadas durante uma coletiva de imprensa que aconteceu na tarde desta terça, no campus da UVA na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Essas informações, porém, não dizem respeito aos estudantes de Medicina da UGF, que deverão continuar seu curso na Estácio, mas sua transferência ainda depende de uma avaliação in loco por uma comissão de especialistas. De acordo com o presidente do grupo Estácio de Sá, Rogério Melzi, o campus que receberá os alunos de Medicina será o do Rio Comprido.

– Lá é onde temos mais estrutura para isso. Esperamos que representantes do MEC visitem as instalações nesta quarta. Mas por enquanto, é só isso que eu posso comentar sobre isso – explicou Melzi.

Para todos os outros cursos, quem se matricular até o dia 14 de março já poderá assistir às aulas do primeiro semestre. Quem perder esse prazo tem até 28 de agosto para começar a frequentar as aulas no segundo semestre. Uma decisão judicial obriga o grupo Galileo Educacional a providenciar toda a documentação necessária para os estudantes até sexta-feira. Se a empresa descumprir a ordem, os alunos não serão prejudicados: eles poderão se matricular nas instituições após o carnaval, mesmo com documentos pendentes.

Os estudantes que se matricularem para o primeiro semestre entrarão em turmas que já estão cursando o ano letivo, iniciado na primeira semana de fevereiro. Dependendo da adesão à transferência assistida pelo MEC, as universidades criarão turmas novas, que começarão no dia 10 de março. Ao todo, Gama Filho e UniverCidade tinham 9.500 alunos matriculados e outras cerca de 4 mil matrículas trancadas.

O consórcio garantiu nesta terça que os estudantes pagarão mensalidades no mesmo valor das instituições descredenciadas. Além disso, os bolsistas terão seu desconto, ou isenção, mantidos. Cerca de três mil estudantes da Gama Filho e UniverCidade recebiam gratificações do Prouni ou do Fies.

Os dirigentes das três instituições que receberão os novos alunos também garantiram que a oferta de todas as vagas se dará no município do Rio de Janeiro, afastando temores de parte dos estudantes de ter de estudar no interior do estado.

A previsão é de que cerca de 100 professores que trabalhavam nas duas universidades extintas sejam contratados pelo consórcio. De acordo com a demanda de alunos egressos dessas instituições, outros profissionais poderão ser contratados. Até o momento, foram contratados 16 docentes da Gama Filho e cinco da UniverCidade.

Uma das principais preocupações para os estudantes nessa transferência é com a qualidade do ensino. Alguns cursos das instituições que formam o consórcio têm avaliação inferior na comparação com os mesmos cursos na Gama Filho ou na UniverCidade.

– A equivalência entre os cursos nunca é plena, mas firmamos um compromisso com o MEC. Estamos até elaborando atividades extras para recuperar o tempo perdido por alguns estudantes – disse o diretor do Senac-Rio, Eduardo Diniz, falando em nome do consórcio.

Duas instituições do consórcio também divulgaram o quanto devem investir para receber a nova leva de alunos. No caso da Estácio de Sá, os investimentos giram em torno de R$ 8 milhões. Já a Veiga de Almeida deve empenhar cerca de R$ 4 milhões.

Veja, abaixo, informações divulgadas pelas três instituições de ensino:

Estácio: A instituição disponibilizou um telefone específico para alunos transferidos da Gama Filho e da UniverCidade: (21) 3231-0000. Além disso, um hotsite entrará no ar nesta quarta (26) com todas as orientações para estes novos alunos.

Veiga de Almeida: Os alunos podem se dirigir à Célula de Acolhimento, montada especificamente para os alunos transferidos, no campus Centro (Rua Teófilo Otoni 123). A instituição criou também um número para esses alunos tirarem dúvidas: (21) 3924-6000. 

Senac RJ: Os alunos do processo de transferência assistida terão mais informações a partir de quarta-feira (26) no site da instituição. Para mais esclarecimentos,entrar em contato pelo telefone (21) 2517-9201 ou pelo e-mail graduacao@rj.senac.br.

Para efetuar a matrícula, os alunos devem levar documentos como RG, CPF e comprovante de residência, além dos documentos do curso que já dispõem. Mesmo aqueles que tiverem alguma pendência de documentos, devem dirigir-se o mais rápido possível ao campus informado pela instituição de ensino para fazer sua matrícula.