fbpx

“Nome mais forte para substituir Paim na secretaria-executiva é o do presidente do Inep, Luiz Claudio Costa”, afirma Demétrio Weber

A posse de José Henrique Paim Fernandes como ministro da Educação, na manhã desta segunda-feira, deixou vaga a secretaria-executiva do ministério, cargo que Paim ocupava desde 2006.

O nome mais forte para substituir Paim na secretaria-executiva é o do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Luiz Claudio Costa.

Se Luiz Claudio virar secretário-executivo, ficará vaga a presidência do Inep, autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem e demais avaliações educacionais.

Luiz Claudio esteve à frente do Inep nas duas últimas edições do Enem, fato até então inédito desde a reformulação do exame para substituir vestibulares em universidades federais.

Devido às falhas nas primeiras edições, o Inep teve um presidente por Enem entre 2009 e 2012. A substituição de Luiz Claudio, no Inep, contraria o ditado de que não se mexe em time que está ganhando.Outro nome lembrado para a secretaria-executiva é o atual secretário de Educação Básica, Romeu Weliton Caputo. Logo mais, às 18h30, será realizada a chamada transmissão de cargo, quando Aloizio Mercadante, novo ministro da Casa Civil, deixará o MEC, passando o bastão para Paim.