fbpx

Inscrições para mais de 171 mil vagas terminam às 23h59 desta sexta (10).
Até as 20h de segunda-feira (6), inscritos eram 1,1 milhão.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na madrugada desta terça-feira (7), as primeiras parciais das notas de corte dos cursos disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas de corte variam diariamente, de acordo com a procura, e, segundo o site do Sisu, a próxima parcial será divulgada a partir das 2h desta quarta-feira (8).

Essa nota, que representa o resultado mínimo que o candidato precisa ter obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o de vagas oferecidas, serve como referência para ajudar a monitorar a inscrição, mas não garante a vaga escolhida. O Sisu é um sistema dinâmico, por isso os estudantes podem mudar a inscrição quantas vezes quiserem até o prazo final. O que valerá, porém, será a última inscrição.

Para ver em que nível está a nota de corte atual, o candidato precisa selecionar uma cidade e, em seguida, escolher o curso que deseja consultar. Ao clicar no nome do curso, a nota aparece.

Nota de Corte Sisu (Foto: Reprodução)Site do Sisu mostra as primeiras notas de corte dos cursos (Foto: Reprodução)

Na segunda-feira, o MEC anunciou que, em cerca de 20 horas, a edição do primeiro semestre de 2014 do Sisu recebeu as inscrições de 1.158.561 candidatos. Os estudantes concorrem a mais de 171 mil vagas em 4.732 cursos superiores de 115 instituições do país. A marca de um milhão de inscritos foi ultrapassada às 18h30 de segunda.

O prazo de inscrição foi aberto pouco depois da meia-noite de domingo (5) e vai até as 23h59 (de Brasília) desta sexta-feira (10). Os mais de 5 milhões de candidatos que fizeram o Enem em 2013 poderão concorrer a uma das vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais.

De acordo com um balanço do MEC fechado às 18h30 de segunda-feira, Minas Gerais era o estado com o maior número de inscritos (150.405) no Sisu, seguido pelo Rio de Janeiro, com 121.162 candidatos; São Paulo, com 82.253; Ceará, com 76.179; e Bahia, com 69.246 interessados. Veja o infográfico com as vagas do Sisu.

As notas do Enem 2013 foram divulgadas na noite de sexta-feira (3). Desde então, e até o fim da manhã de segunda-feira, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, o sistema de resultados do Enem recebeu 4.978.449 acessos. O número total de pessoas que fizeram o exame nos dias 26 e 27 de outubro passou de 5,1 milhões, de acordo com o Inep.

Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foram feitas mais de 830 mil inscrições até as 11h desta segunda, uma vez que cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.

De acordo com o MEC, o número oficial de vagas disponíveis pelo Sisu em 2014 é de 171.401. Anteriormente, o G1 havia feito um cálculo com base nos dados do sitesisu.mec.gov.br e chegado ao número de 171.756 vagas disponíveis – o que acabou ficando um pouco acima do oficial, divulgado na segunda-feira.

“A principal novidade é que tivemos uma grande expansão de cursos”, disse Mercadante. “Estamos com mais de 4,7 mil cursos ofertados, quase mil cursos a mais do que tínhamos no ano passado, porque mais universidades estão aderindo ao Sisu e ao Enem. Portanto, os alunos têm mais opções. Nós tínhamos em 2010 campus apenas em 180 cidades, e hoje são mais de 400 municípios que estão oferecendo cursos para os estudantes. Então, eles têm muito mais cursos, mais opções de vagas, e isso democratiza o acesso.”

Infográfico permite pesquisar as vagas por estado, instituição, curso e modalidade (Foto: Editoria de Arte/G1)Infográfico permite pesquisar as vagas por estado, instituição, curso e modalidade (Foto: Editoria de Arte/G1)

Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada candidato só poderá se inscrever em duas opções. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Na hora de fazer as duas opções, o aluno deve escolher uma das três modalidades de concorrência: pelo sistema de cotas que segue a lei federal, pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e pela ampla concorrência (seleção regular).

Cronograma do Sisu 2014

Início das inscrições: 6 de janeiro
Fim das inscrições: 10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília)
Primeira chamada: 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada: 17, 20 e 21 de janeiro
Segunda chamada: 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59 de Brasília)

Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições públicas de ensino superior devem ser destinadas a alunos vindos de escolas públicas. Dentro desse grupo, metade das vagas será reservada a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o mais recente Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o ministro da Educação, as vagas estão distribuídas entre “Ampla concorrência”, com 96.253 vagas, o que corresponde a 56,2% do total, “Lei de cotas”, com 64.082 vagas, correspondentes a 37,4%, e “Ações afirmativas específicas e complementares”, com 11.066 vagas, representando 6,5%.

O ministro disse, ainda, que 61 instituições participantes do Sisu (mais da metade das 115) já oferecem mais de 50% das vagas para cotistas.

Site do Sisu (Foto: Reprodução/Inep)Site do Sisu traz no alto os links para o candidato fazer a inscrição e pesquisar vagas (Foto: Reprodução/Inep)

Monitorar a nota de corte
Até as 23h59 desta sexta-feira (10), o estudante poderá trocar suas opções no Sisu quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o sistema informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima no Enem para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o de vagas oferecidas.

O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições. Por isso, é recomendável que o candidato acesse o sistema diariamente e monitore a nota de corte, para avaliar a sua situação entre todos os concorrente àquele curso e definir se continua naquela disputa ou se tenta outro curso, com nota de corte mais apropriada para o seu caso.

Vagas por região
Assim como nos últimos anos, o Nordeste e o Sudeste, juntos, concentram dois terços das vagas disponíveis pelo Sisu. O Nordeste tem 67.864 vagas, o que corresponde a 39,6%. Já o Sudeste tem 48.081 vagas (28%). A Região Sul reúne 22.287 vagas (13%); o Centro-Oeste, 21.608 (12,6%); e o Norte, 11.561 (6,7%).

Minas Gerais é o estado com o maior número de vagas disponíveis (20.029), seguido por Rio de Janeiro (16.740), Bahia (12.459), Rio Grande do Sul (12.062), Paraíba (11.619) e São Paulo (10.304). O Tocantins é o estado com o menor número de vagas: 624.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é a instituição que oferece o maior número de vaga pelo Sisu: 7.555. Em seguida estão as federais do Ceará (UFC), com 6.378 vagas; Bahia (UFBA), com 5.938; Sergipe (UFS), com 5.440; e Mato Grosso (UFMT), com 5.408.

VEJA AS INSTITUIÇÕES QUE VÃO OFERECER VAGAS PELO SISU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014
UF Instituição
Acre
(2.650 vagas)
IFAC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
UFAC – Universidade Federal do Acre
Alagoas
(5.499 vagas)
IFAL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
UFAL – Universidade Federal de Alagoas
Amazonas
(2.868 vagas)
IFAM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
UFAM – Universidade Federal do Amazonas
Amapá
(795 vagas)
IFAP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá
UNIFAP – Universidade Federal do Amapá
Bahia
(12.459 vagas)
 
IFBAIANO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz
UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UFBA – Universidade Federal da Bahia
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Ceará
(8.417 vagas)
IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
UFC – Universidade Federal do Ceará
Distrito Federal
(2.069 vagas)
IFB – Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Brasilia
UNB – Universidade de Brasília
Espírito Santo
(1.008 vagas)
IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Goiás
(3.476 vagas)
IFG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia De Goiás
IF GOIANO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
UFG – Universidade Federal de Goiás
Maranhão
(3.788 vagas)
IFMA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
UFMA – Universidade Federal do Maranhão
Mato Grosso
(8.057 vagas)
 
IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso
UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
(8.006 vagas)
 
UFGD – Fundação Universidade Federal Da Grande Dourados
IFMS – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Mato Grosso Do Sul
UEMS – Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul
UFMS – Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul
Minas Gerais
(20.029 vagas)
 
CEFET/MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
IFTM – Instituto Federal de Educação, Ciência d Tecnologia do Triângulo Mineiro
IFMG  – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
IFNMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
IFSEMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
IF SUL DE MINAS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais
UNIFAL-MG – Universidade Federal de Alfenas
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – Unifei
UFJF – Universidade Federal de Juiz De Fora
UFLA – Universidade Federal de Lavras
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei
UFU – Universidade Federal de Uberlândia
UFV – Universidade Federal de Viçosa
UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Pará
(3.694 vagas)
 
IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
UFPA – Universidade Federal do Pará
UNIFESSPA – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia
Paraíba
(11.619 vagas)
 
IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
UEPB – Universidade Estadual da Paraíba
UFPB – Universidade Federal da Paraíba
Pernambuco
(4.658 vagas)
UNIVASF – Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco
IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
IF SERTAO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Piauí
(8.765 vagas)
IFPI – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí
UESPI – Universidade Estadual do Piauí
UFPI – Universidade Federal do Piauí
Paraná
(8.417 vagas)
 
FECEA – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana
IFPR – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná
UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana
UFPR- Universidade Federal do Paraná
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Rio de Janeiro
(16.740 vagas)
CEFET/RJ – Centro Federal De Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
UEZO – Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
ENCE – Escola Nacional de Ciências Estatísticas
FAETERJ PARACAMBI – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro
FAETERJ PETRÓPOLIS – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro
FAETERJ RIO DE JANEIRO – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro
IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
IF FLUMINENSE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
ISERJ – Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
ISEPAM – Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert
UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
UFF – Universidade Federal Fluminense
UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro
Rio Grande do Norte
(7.049 vagas)
 
IFRN- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Rio Grande do Sul
(12.062 vagas)
UFCSPA – Fundação Universidade Federal De Ciências Da Saúde De Porto Alegre
UNIPAMPA – Fundação Universidade Federal Do Pampa – Unipampa
IFRS – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul
IFFARROUPILHA – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Farroupilha
IFSUL – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Sul-Rio-Grandense
UERGS – Universidade Estadual Do Rio Grande Do Sul
UFPEL – Universidade Federal de Pelotas
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
FURG- Universidade Federal do Rio Grande
Rondônia
(12.062 vagas)
IFRO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Roraima
(12.062 vagas)
IFRR – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
UFRR – Universidade Federal de Roraima
Santa Catarina
(1.888 vagas)
UDESC- Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina
IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
IF CATARINENSE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul
Sergipe
(5.645 vagas)
 
IFS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe
UFS – Universidade Federal de Sergipe
São Paulo
(10.304 vagas)
 
UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC
IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos
UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo
Tocantins
(624 vagas)
 
UFT – Fundação Universidade Federal eo Tocantins
IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
UNITINS – Universidade do Tocantins
Fonte: MEC/Inep

Resultados
Na próxima segunda-feira (13), será divulgada a primeira chamada do Sisu para o primeiro semestre de 2014. Os candidatos aprovados deverão fazer a matrícula nos dias 17, 20 e 21 de janeiro, nas instituições de ensino que oferecem as vagas, apresentando os documentos exigidos por elas e pela lei federal de cotas.

A segunda chamada será divulgada no dia 27 de janeiro, e a matrícula deverá ser feita nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas terão o período entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar interesse em participar da lista de espera, usada pelas instituições de ensino para preencher as vagas que ainda estiverem abertas.

 

* No link da notícia há uma matéria realizada em formato de video.