fbpx

Os alunos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que ocupavam a reitoria deixaram o prédio no início da tarde desta segunda-feira. A desocupação foi negociada com a administração da universidade após a rejeição da entrada da PM (Polícia Militar) no campus. 

A decisão foi tomada em assembleia na última quarta-feira (16). Os estudantes consideraram que era preciso mais tempo para entregar o prédio limpo e organizado, como combinado com a reitoria. A reitoria deverá fazer uma vistoria no prédio com os alunos e qualquer prejuízo material será pago pelo DCE (Diretório Central de Estudantes).

Os estudantes ocupavam o prédio desde o dia 3 de outubro em protesto contra a entrada da PM (Polícia Militar) nos campi. A autorização para que a PM patrulhe os campi havia sido dada em 27 de setembro, seis dias depois da morte do universitário Denis Papa Casagrande, 21, durante uma festa clandestina realizada dentro da Unicamp. Ele levou quatro facadas. Três pessoas foram indiciadas pelo crime.

Em uma reunião com os alunos no dia 11, a reitoria da Unicamp decidiu voltar atrás e rejeitar a presença da polícia no ambiente universitário. 

A Justiça havia determinado no dia 4 a reintegração do prédio. Na data, a Unicamp justificou o pedido à Justiça “pela ausência de diálogo por parte dos invasores”