fbpx

O Saeb é composto por três avaliações externas que aferem itens como qualidade e eficiência da educação brasileira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep) lançou nesta sexta-feira a cartilha com as instruções para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) este ano.  Serão avaliados mais de 7,9 milhões de estudantes entre 11 e 21 de novembro próximo, em todo o País.

O documento, que será distribuído nas escolas, aponta os objetivos das aferições que compõem o sistema, além de apresentar dados e indicadores para compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes.

 

A cartilha foi lançada durante o encontro de alinhamento e capacitação dos coordenadores estaduais da avaliação, que se estende até domingo, em Salvador (BA). Durante o encontro, que reúne cerca de 200 participantes, serão abordados temas como a apresentação do Saeb, histórico e logística de aplicação das provas do sistema.

 

O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala que aferem itens como qualidade, equidade e eficiência da educação brasileira. A Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Prova Brasil, são realizadas a cada dois anos. Já a recém-criada Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) terá aplicação anual.

 

Na Aneb, são aplicadas provas de leitura e matemática e questionários a uma amostra de estudantes do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental regular e do terceiro ano do ensino médio das redes pública e particular.

 

Da Prova Brasil participam todas as escolas com pelo menos 20 estudantes matriculados em turmas do quinto e do nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental regular, matriculados em escolas públicas das zonas urbana e rural. Serão aplicadas provas de leitura, de matemática e questionários.  Ainda este ano, serão aplicadas, em caráter experimental, provas de ciências a estudantes do nono ano do ensino fundamental e do terceiro ano do ensino médio.

 

A ANA contará com provas de leitura e escrita e de matemática. Serão avaliados estudantes matriculados no terceiro ano do ensino fundamental em escolas públicas das zonas urbana e rural que estejam organizadas no regime de nove anos. O exame será aplicado em todas as turmas regulares e em uma amostra de turmas multisseriadas.