fbpx

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa será realizado em 3 e 4 de dezembro, segundo informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os órgãos de administração prisional e socioeducativa do país têm até as 23h59 de 25 de outubro para firmar termo de compromisso pela internet com o Inep para aplicação do exame em suas unidades.

No momento da adesão, os estabelecimentos devem indicar um responsável pedagógico, a quem caberá providenciar a inscrição dos participantes. Este ano, as inscrições do Enem para privados de liberdade devem ser realizadas entre de 7 outubro a 5 de novembro.

Os candidatos fazem uma prova com questões diferentes em relação ao Enem que será realizado para mais de 7,1 milhões de candidatos nos dias 26 e 27 de outubro. O formato, no entanto, é o mesmo: no primeiro dia, os candidatos respondem a 45 questões de ciências humanas e mais 45 de ciências da natureza em 4h30. No segundo dia, 45 questões de linguagens e 45 de matemática, mais uma redação, em 5h30.

Além de vagas nas universidades federais, o Enem possibilita ao candidato obter a certificação no ensino médio. No ano passado, 23.665 candidatos em situação de privação de liberdade fizeram o Enem, sendo 20.6897 homens e 2.978 milheres. Do total, 17.945 buscaram a certificação do ensino médio.

Escola com 68 alunos funciona no Presídio de Andradas (MG) (Foto: Reprodução EPTV)

Escola para detentos do Presídio de Andradas
(MG) (Foto: Reprodução EPTV)