Os cerca de 20 mil estudantes do ensino médio aprovados no Programa Vence, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, começam esta semana a ter aulas de ensino técnico no contraturno, realizado em instituições parceiras.
No programa, o aluno frequenta o ensino médio em uma escola da rede estadual e o curso técnico em uma das instituições conveniadas, no período oposto ao do ensino regular. Ao final do curso técnico, que pode durar de 12 a 24 meses, os alunos recebem um diploma da instituição particular e ao final do ensino médio o diploma da escola da rede que frequentou.
Segundo a secretaria, foram recebidas 65 mil inscrições de alunos das escolas estaduais para 20 mil vagas disponíveis. Foi realizado um sorteio para contemplar os aprovados, considerando também o local de residência dos inscritos e as cidades onde as entidades conveniadas oferecem os cursos profissionalizantes.
O curso mais procurado foi o de técnico em enfermagem, com 15,4% de participação, seguido por técnico em administração (13%), técnico em informática (9%), técnico em segurança no trabalho (8%) e técnico em logística (4,7%).
Comentários