A realidade dos estudantes universitários do Afeganistão mudou muito em relação a 12 anos atrás, quando o governo Talibã proibiu as meninas de frequentar a escola e muitos cidadãos fugiram do país. Antes da entrada das tropas lideradas pelos Estados Unidos, em 2001, o Afeganistão tinha 7.870 estudantes no ensino superior. Hoje, este número se multiplicou 26 vezes, chegando a quase 204 mil, sendo 20% dos estudantes do sexo feminino, de acordo com o Ministério do Ensino Superior .
O crescimento foi possível, em parte, porque os líderes afegãos perceberam que as universidades públicas do país não davam conta da demanda, e em 2006 legalizou o ensino superior privado.
Atualmente, o país de 70 faculdades particulares, com 74 mil alunos, ou seja, um terço do total de universitários. Muitas destas faculdades são como a Universidade Kardan, criada por empresários com pouca ou nenhuma experiência acadêmica. Algumas são apoiadas por governos estrangeiros que lutam por influência, e pelo menos uma é dirigida por um ex-líder talibã.
As autoridades educativas dizem estão sendo tomadas medidas para garantir que as escolas particulares não sejam usadas como esquema de fazer dinheiro. Mas até mesmo os críticos concordam que um setor privado próspero é crucial para a educação neste país de 30 milhões de pessoas, sendo que dois terços tem menos de 24 anos de idade.
Dez anos atrás, Roeen Rahmani e alguns amigos investiram US$ 300 em um retroprojetor e um quarto alugado para ministrar um curso de negócios para os afegãos que saíram de uma guerra civil e do domínio do governo Talibã, de 1996 a 2001. Ninguém apareceu para a primeira turma.
Hoje, esse esforço inicial evoluiu para Universidade Kardan, uma instituição particular de ensino com mais de 8 mil estudantes matriculados em cursos que vão desde ciência política a engenharia civil. Mas para Rahmani, isso ainda não é o suficiente. “Minha visão é maior do que isso”, diz.
Os sonhos de crescimento da Rahmani poderá facilmente se tornar realidade se o Afeganistão não desmoronar depois que as forças estrangeiras completar sua retirada do país, prevista para 2014. A demanda por ensino superior é crescente no país cansado da guerra e é um indicador importante de confiança no futuro.
O governo atual diz que estão sendo tomadas medidas para garantir que as escolas particulares não sejam usadas como esquema de fazer dinheiro. Mas até mesmo os críticos concordam que um setor privado próspero é crucial para a educação neste país de 30 milhões de pessoas, sendo que dois terços tem menos de 24 anos de idade.
“Nos países em desenvolvimento, especialmente, é preciso investir na educação superior”, disse C. Michael Smith , presidente da Universidade Americana do Afeganistão, uma instituição privada sem fins lucrativos com mais de 1.000 alunos.
Um passeio através de um campus Kardan oferece uma visão do Afeganistão muitas vezes perdida em meio a relatórios diários sobre a violência, a insurgência talibã e as lutas das tropas afegãs tomando conta da partida coalizão liderada pelos EUA. São alunas de jeans e lenços na cabeça, alunos com cabelo estilizado, e professores vindos da Índia e Paquistão para dar um perfil mais internacional ao currículo.
Katia Mohib, de 22 anos, está terminando a graduação em administração de empresas. Ela não conseguiu passar no vestibular das universidades públicas do país, então escolheu a Kardan. “Estou muito feliz”, diz Mohib. “Tenho certeza que depois que eu terminar eu vou ser capaz de trabalhar para uma boa empresa.”
Liza Ormol, de 19 anos, quer estudar por mais dez anos. Durante esse período, ela pretende obter um diploma de bacharel em negócios , dois mestrados e um doutorado. “Eu acredito que eu estou fazendo é o melhor para mim e para o meu país . “
Sócio majoritário da universidade Rahmani passou grande parte de sua infância como um refugiado no vizinho Paquistão. Estudou escolas de negócios, fez MBA no Canadá e criou a sua própria instituição no Afeganistão. A Universidade Kardan em um orçamento operacional de US$ 4 milhões e o curso de quatro anos custa US$ 6 mil.
Já as universidades públicas do Afeganistão têm menos de 5% de professores com outorado, e menos de um terço tem mestrado. O país tem apenas dois programas de formação de doutores. O governo estuda uma forma de melhorar a qualidade do ensino e capacitar os professores.
Ensino e religião
Também é crescente no Afeganistão o número de instituições privadsa de ensino que promovem ideologias religiosas, interesses nacionais, ou ambos. A Universidade Azad Islâmica do Irã tem um campus em Cabul. A Arábia Saudita também planeja construir um grande centro islâmico com uma universidade na capital afegã.
A Universidade Americana do Afeganistão , considerada uma das melhores do país, está ampliando seu campus e instalando filiais em outras cidades. O Instituto Afegão de Ensino Superior é dirigido por Wakil Ahmed Muttawakil , que na década de 1990 serviu como ministro das Relações Exteriores durante o governo talibã.
Cerca de 55 dos 360 alunos do instituto são mulheres que assistem às aulas em salas separadas. Seus programas incluem administração de empresas e estudos islâmicos. Abdul Jabbar Baheer, administrador de escola, nega que o Talibã proíbe a entrada de mulheres na universidade. Ele diz que o movimento queria que todos os estudantes fossem educados dentro de uma estrutura religiosa, mas que, quando o Talibã governou, não tinha os recursos para educar as mulheres como os homens.
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