fbpx

A Universidade de São Paulo (USP) subiu 12 posições e ficou na 127ª posição no QS World University Ranking de 2013. A lista oficial das 800 melhores universidades do mundo feita pelo pelo instituto QS foi divulgada na noite desta segunda-feira (9). Mais uma vez, o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês), dos Estados Unidos, ficou no topo do ranking, seguido da também norte-americana Universidade Harvard e da Universidade de Cambridge, instituição do Reino Unido.

O QS destacou a evolução contínua da USP no ranking e o fato de que seis das dez melhores instituições brasileiras na lista subiram de posição em relação à edição de 2012. Porém, no ano passado, o salto da instituição paulista havia sido maior, ela subiu quase 30 posições entre 2011 e 2012, apesar de seguir como a única instituição do país entre as 200 melhores do mundo. A USP também é a latino-americana com a colocação mais alta.

O Brasil tem 22 instituições na lista das 800 melhores, sendo que dez delas haviam ficado de fora na edição anterior. A segunda universidade brasileira mais bem colocada é a Estadual de Campinas (Unicamp), que subiu da 228ª para a 215ª posição. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que no ano passado havia ficado na 333ª colocação, subiu quase 50 posições e ficou no 284º lugar, dentro da lista de 300 melhores.O Brasil também emplacou outras 19 universidades no ranking do QS, sendo 13 federais, três estaduais e três particulares. Entre a 401ª e a 500ª posição estão a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade de Brasília (UnB) ficaram entre as 600 melhores. Entre a 601ª e a 700ª colocação estão a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A partir da 701ª posição figuram a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

Veja os principais resultados abaixo, e confira o ranking completo no site do QS.

RANKING QS DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO EM 2013
2013 2012 Nome e país da instituição
1 1 Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) – EUA
2 3 Universidade Harvard – EUA
3 2 Universidade Cambridge – Reino Unido
4 4 Universidade College de Londres – Reino Unido
5 6 College Imperial de Londres – Reino Unido
6 5 Universidade de Oxford – Reino Unido
7 15 Universidade Stanford – EUA
8 7 Universidade Yale – EUA
9 8 Universidade de Chicago – EUA
10 10 Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) – EUA
10 9 Universidade Princeton – EUA
127 139 Universidade de São Paulo (USP)
215 228 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
284 333 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
401 – 500   Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
501 – 600   Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade de Brasília (UnB)
601 – 700   Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Federal Fluminense (UFF)
701 – 800   Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE)
Fonte: Instituto QS