fbpx

Estudantes que pensam em fazer algum curso no exterior podem ver de perto as ofertas para programas de idiomas, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em duas grandes feiras de intercâmbio, o Salão do Estudante e a EduExpo.

Mais de 600 instituições de 20 países apresentam a partir desta segunda-feira (16) da 18ª edição do Salão do Estudante, uma feira de intercâmbios e cursos no exterior da América Latina que vai mostrar oportunidades de ensino em programas de idioma, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Itinerante, a feira vai começar por Salvador. Em seguida, seguirá por Recife, na terça (17); Belo Horizonte, na quinta (19); Vitória, no sábado (21); Rio de Janeiro, no dia 23; Curitiba, dia 24; Ribeirão Preto, dia 26; e São Paulo, dias 28 e 29. A entrada é gratuita. O interessado deve imprimir o convite no site www.saladodoestudante.com.br.

São esperados um total de 25 mil estudantes nos oito dias do evento. Os jovens terão a oportunidade de conhecer as instituições e seus programas de ensino, e tirar dúvidas sobre o intercâmbio oferecido. Também será possível pesquisar preços e negociar as promoções.

Entre as novidades da edição deste ano estão cursos multidisciplinares, que além do aprendizado do idioma permite ao estudante aprender sobre gastronomia ou cinema, por exemplo. Cursos de idiomas, intercâmbio, high school, graduação, pós-graduação, MBA e cursos de especializações em diferentes áreas são os destaques dos programas oferecidos pelos expositores.

EduExpo
A feira de intercâmbio EduExpo começou na sexta-feira (13) em Florianópolis e neste domingo (15) estará em Porto Alegre. Na segunda-feira (16), será no Rio. A feira passa ainda por Brasília na quarta (18), São Paulo no sábado (21) e domingo (22) e por Campinas no dia 23. Além das opções de cursos de idiomas, MBA, doutorado, high school, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, serão oferecidas oportunidades de cursos em escolas técnicas e de trabalho e estágio remunerado. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site: edufindme.com/EXPO2013.

Mesmo com a alta do dólar, o número de pessoas que viajou para estudar fora do país cresceu. Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, (Belta), em 2010, 168 mil brasileiros fizeram algum tipo de intercâmbio. Em 2012, em novo levantamento feito pela instituição, esse total já alcançava 175 mil pessoas, crescimento de 5%.

Os países mais procurados por brasileiros são. Canadá, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.