Muita gente reclama que pesquisas de opinião tendem a destacar as instituições mais conhecidas e, com isso, elas ficam ainda mais conhecidas. Sim, isso é verdade.
Vamos analisar, por exemplo, o caso da USP. A instituição foi amplamente mencionada pelos avaliadores do MEC e por empregadores nas duas pesquisas de opinião conduzidas pelo Datafolha para o RUF (Ranking Universitário Folha). Com isso, a USP será ainda mais lembrada e ainda mais citada nas pesquisas seguintes.
No mundo científico, isso tem um nome: “efeito Mateus”. A referência é a Mateus que, na Bíblia, diz: “a quem tudo tem tudo será dado”.
Trocando em miúdos: quanto mais uma instituição for reconhecida pelo seu mérito, mais recursos e benefícios ela tende a receber.
Esse termo foi criado pelo sociólogo da ciência Robert Merton, em 1958. (Quem quiser saber mais sobre isso pode ler o artigo original dele, em inglês).
Rankings universitários internacionais incluem pesquisas de opinião em uma tentativa de fazer com que as análises não fiquem apenas quantitativas. Ou seja, a resposta dos entrevistados é uma informação qualitativa que acrescenta a análise de dados como quantidade de artigos científicos publicados pelos docentes.
Resta saber se a percepção que se tem de uma instituição corresponde à realidade.
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