A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é segunda instituição do Brasil mais produtiva em publicação de trabalhos científicos e ocupa o 135º lugar entre 2.740 instituições de diferentes países do mundo, segundo a edição 2013 do SIR World Report. Na comparação com as outras brasileiras, ela perde para a Universidade de São Paulo (USP).
Para participar do ranking, cada instituição precisou apresentar ao menos cem trabalhos científicos indexados na base de dados holandesa Scopus entre os anos de 2007 e 2011. São desconsiderados os trabalhos feitos por academias de ciência, hospitais, fundações e centros nacionais de pesquisa. Ao todo, 110 instituições do Brasil integram a classificação .
Conforme o resultado divulgado pela Scimago Lab, durante os cinco anos avaliados a Unicamp publicou 17.130 trabalhos. Comparado com a outra edição entre os anos 2006 e 2010, a universidade caiu quatro colocações.
A USP ficou em quinto lugar no ranking global, com 48.156 trabalhos publicados. Na 137ª posição está a Universidade Estadual Paulista (Unesp) com 16.998 pesquisas. A lista mundial é liderada pela Universidade Harvard, dos Estados Unidos, com um total de 80.467 publicações.
28ª melhor do mundo
Em outras pesquisas divulgadas neste ano, aUnicamp também foi contemplada. No resultado do ranking internacional divulgado pela revista britânica Times High Education (THE), colocou a instituição como a 28ª melhor do mundo com menos de 50 anos. Em relação a última lista que destaca cem instituições, a universidade avançou 16 posições. A Unicamp foi a única listada no levantamento no Brasil e na América Latina.
Comentários