A disciplina Fundamentos do Pôquer, que começou a ser ministrada neste mês no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Limeira (SP), é a matéria opcional mais disputada da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Enquanto outras atividades não obrigatórias têm em média de 60 estudantes na instituição, as aulas de estratégias e conceitos sobre o jogo de cartas reúnem 130 universitários, a lotação máxima da turma.
Aproximadamente 200 alunos se inscreveram para cursar a disciplina, mas 70 tiveram de ficar de fora devido ao limite de capacidade da sala de aula. Conforme o matemático Cristiano Torezzan, de 36 anos, professor responsável pela matéria, a alta procura se deve a fatores como o crescimento do esporte no Brasil, à novidade que a iniciativa representa no meio acadêmico e também à “forma como o jogo é abordado em sala”.
As cartas de baralho não são utilizadas em aula e o objetivo do curso é oferecer recursos para ajudar futuros profissionais em situações reais. “Os conhecimentos envolvidos no jogo podem trazer benefícios para a vida e principalmente no mundo dos negócios. O objetivo é fazer com que as aulas funcionem como laboratório de tomada de decisões”, disse o professor.
Habilidade nos negócios
O aluno de engenharia de manufatura Henrique Kojin Peres, de 21 anos, já jogava pôquer desde 2009, mas afirmou que decidiu fazer a disciplina porque pretende atuar na área de consultoria de empresas. Ele disse acreditar que os conhecimentos sobre o jogo lhe darão habilidades para o mundo dos negócios.
“Em muitas situações da vida é interessante que a gente identifique padrões de comportamentos das pessoas ou saiba, por exemplo, se elas estão blefando e ainda o que as levou tomar determinada decisão. Enfim, acho que a disciplina vai me ajudar a trabalhar com gente”, disse Peres.
Análise de casos
Como o baralho não é usado em sala, as aulas práticas são de análise de vídeos de situações reais de jogo, para que os estudantes entendam quais decisões foram tomadas pelos jogadores e porque eles fizeram determinadas escolhas. “A ideia é que o aluno aprenda a decidir”, afirmou o professor Torezzan.
Vinculada ao curso de ciências do esporte, a disciplina Fundamentos do Pôquer é frequentada também por alunos das engenharias de produção e de manufatura, administração e administração pública, nutrição e tecnologia. Estudantes das ciências dos esportes e das engenharias formam a maior parte da turma, segundo o professor.
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