fbpx

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) projeto federal de educação a distância dirigido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) já chegou a 778 polos de apoio presencial em todos os estados do país, e a 279 mil alunos. A informação é do professor Jean Marc Georges Mutzig, coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Diretoria de Educação a Distância – DED/Capes, em palestra que aconteceu na sala Lagoa do Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na terça-feira, 7.

 

Segundo Mutzig, os polos de educação a distância estão recebendo a visita de auditores para verificar as suas condições de funcionamento. Mutzig fez uma explanação sobre a situação dos polos e afirmou que o projeto “ajuda a levar a educação a cidades onde normalmente os habitantes não teriam condições de frequentar um curso superior”.

 

O coordenador disse que reuniões como a realizada na FURG estão ocorrendo em outras cidades para que informações sejam transmitidas. “Pretendemos ampliar a oferta da educação superior, institucionalizar a EaD no país e apoiar a inovação metodológica, tecnológica e gerencial”. Foros serão realizados este ano, sendo o da Região Sul em Florianópolis, e um de âmbito nacional em Brasília.

 

Esteve presente no evento a reitora da FURG, Cleuza Sobral Dias. Ela enfatizou que quando atuou como pró-reitora de Graduação, percorreu com professores e conversou com prefeitos de alguns municípios para verificar quais deles poderiam receber um polo da UAB. “É prioridade da nova administração da FURG dar continuidade a esse trabalho de colocar ao alcance das comunidades a educação que elas não teriam sem o ensino a distância”.

 

Estiveram presentes pela FURG ainda o vice-reitor Danilo Giroldo; a pró-reitora de Graduação, Danise Varella; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ednei Primel; e a secretária de Ensino a Distância da FURG, Ivete Martins Pinto. Assim como prefeitos, representantes de prefeituras, coordenadores de Polo e diretores de Unidades Acadêmicas.

 

O encontro teve o objetivo de propiciar um debate acerca do Sistema UAB, do papel da FURG e DED/Capes e das prefeituras municipais. Além disso, pretendeu reforçar a parceria com a Universidade para a oferta de cursos no âmbito desse sistema.