fbpx

A cada hora um veículo foi levado por bandidos em Curitiba ao longo do ano passado. Um levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) aponta que a capital paranaense teve 9.304 carros furtados ou roubados em 2012: média de 25,4 veículos por dia. O número é 11,9% maior que o registrado em 2011 e representa quase a metade dos automóveis subtraídos no Paraná no ano passado. Em contrapartida, a polícia conseguiu reaver mais da metade dos carros levados.

A maioria dos crimes diz respeito a furtos – quando o veículo é levado sem a presença do dono. Foram 5.673 carros furtados (15,5 por dia), de acordo com a Sesp. O roubo – modalidade mais grave, em que o ladrão rende o proprietário e leva o veículo mediante ameaça – também ocorreu a um alto índice: foram 3.631 roubos (quase dez por dia).

À frente da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) de Curitiba deste outubro do ano passado, o delegado Renato Bastos Figueroaaponta que os furtos de carros tendem a se concentrar no bairro Água Verde e na região central da capital. “No Água Verde, por ser um bairro propício à ação oportunista dos bandidos: ruas poucas movimentadas e basicamente residenciais. No centro, o fator determinante é a grande circulação de veículos”, explica.

O índice de roubos, segundo o delegado, é maior nos bairros da área sul da capital, como a Cidade Industrial de Curitiba. O delegado orienta que os condutores devem estar atentos principalmente ao estacionar ou sair com os veículos. “É o momento em que os bandidos tendem a abordar as vítimas”, disse. Ele ressalta que os números da capital paranaense acompanham a média nacional e que estão em declínio.

Recuperação

O levantamento da Sesp mostra que 57% dos carros levados por ladrões são recuperados pela polícia. No ano passado, 5.293 veículos foram recuperados pelas polícias Civil e Militar: índice de 14,5 por dia. Segundo o delegado, as primeiras 48 horas são determinantes para que as forças de segurança consigam reaver o bem.

Via de regra, os veículos furtados ou roubados são destinados a desmanches ou auto-peças clandestinas, principalmente na região metropolitana de Curitiba ou em Santa Catarina. Para ampliar o índice de veículos recuperados, a DFR aposta na integração com outras forças policiais do Paraná e de outros estados.

“São verdadeiras organizações criminosas. Um bandido furta, outro transporta, outra fica responsável pelo ‘corte’ e outro encaminha às autos-peças. Precisamos chegar a esses destinatários finais. Vários desmanches têm sido localizados”, afirma o delegado.

Paraná

No Paraná, a média de carros roubados ou furtados é de 56 por dia. No total, 20.509 veículos foram levados por ladrões no estado ao longo de 2012. O índice é 11,7% superior ao registrado no ano anterior. Os furtos lideram, com 16.716 ocorrências (45,7 por dia). Outros 6.793 veículos foram roubados (18,6 por dia).