fbpx

 deputada estadual Conceição Sampaio (PP), durante pronunciamento na Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), disse que nesta quinta-feira (22), o Amazonas estará recebendo a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CMPI) do Congresso Nacional, formada por deputadas e senadoras, em uma Audiência Pública a ser realizada às 14h, no Plenário Ruy Araújo. Segundo a deputada, a CMPI vai avaliar, junto aos movimentos de mulheres e ao Governo do Estado, os avanços contra a violência no Estado. “O Amazonas é um dos poucos Estados da Federação que já colocou uma rede de enfrentamento contra a violência”, ressaltou ela, dizendo que é preciso interiorizar a rede.

A parlamentar disse ainda, que a Comissão vai passar a limpo a violência contra a mulher no Brasil. “Sabemos que temos um índice crescente desta violência em nosso Estado. Não poderemos mudar a realidade do País se não colocarmos na pauta das casas que fazem leis a violência contra a mulher”, acrescentou. 

Conceição Sampaio observou também que é a família saudável que vai produzir uma sociedade saudável. “Queremos lembrar homens e mulheres a luta contra essa violência não é tarefa somente das mulheres e sim de todos que querem uma sociedade melhor”, disse ela, lembrando que para o combate contra a violência é preciso ter atitude. 

A deputada ressaltou ainda, o levantamento do Instituto Sangari, em São Paulo, que mostra o mapa da violência no Brasil desde a década de 1980. “Manaus está nesse levantamento como a terceira capital do Brasil com o maior número de mulheres mortas”, lamentou a parlamentar, observando que é preciso combater a violência com políticas públicas e, principalmente, com atitude dentro dos lares.