fbpx

Um trabalho de conscientização e educação. Esse foi o objetivo da mobilização denominada Dia de Responsa, realizada ontem, no Centro de Convenções, em Olinda, pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), que movimentou 116 mil funcionários e parceiros em 23 países ao redor do mundo. A ação fez parte de uma mobilização mundial contra o uso indevido de álcool.

Na solenidade, a Ambev reforçou o Selo +ID, o qual conscientiza a população acerca da venda proibida de bebidas para menores de 18 anos, e entregou mil bafômetros ao secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. “Queremos mudar o comportamento das pessoas e conseguir levar essa conscientização para dentro das casas e para as ruas também”, revelou Alexandre Magno, diretor geral da Ambev no Nordeste.

De acordo com dados divulgados pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, do Rio de Janeiro, 87% da população brasileira consome bebida alcoólica com responsabilidade. 

Porém, apesar desse percentual, ainda há uma barreira com relação ao consumo por parte dos jovens menores de 18 anos. “Essa responsabilidade não é somente de quem produz, mas sim de todos nós”, disse Núncio Natrielli, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes seccional Pernambuco (Abrasel-PE).

Segundo o coronel André Cavalcanti, coordenador do projeto Lei Seca em Pernambuco, de janeiro até maio deste ano houve uma redução de 32% dos acidentes de trânsito no Estado. “Queremos salvar vidas. Grande parte desse percentual foi alcançado por conta da implantação do projeto. E não apenas fazemos a fiscalização, mas também a educação, inclusive em alguns municípios do interior de Pernambuco”, comentou.

No evento estavam presentes, também, o gerente regional de Marketing da Ambev, Lincon Castro, e o gerente comercial Nordeste do Pão de Açúcar, José Carlos Grossi. Depois da solenidade, os representantes seguiram para o Bar e Restaurante Entre Amigos, no bairro do Espinheiro, Zona Norte de Recife, bem como para outros estabelecimentos, para fixar uma placa com o Selo +ID. “Há 18 anos no mercado trabalhamos com respeito. A cada 15 dias nos reunimos para orientar os funcionários com relação a exigência de um documento que comprove a maior idade de quem irá consumir a bebida”, comentou o proprietário do Entre Amigos, Raimundo Dantas.