fbpx

O jornal Folha de São Paulo divulgou recentemente os dados do “Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil”. A pesquisa analisa as informações do Ministério da Saúde sobre as causas das mortes de pessoas entre zero e 19 anos de idade. Segundo informações divulgadas, o ritmo de crescimento é constante. Em 30 anos, só teve queda quatro vezes. Nos demais aumentou entre 0,7% e 30%.

O mapa abaixo, mostra o número de morte de jovens por estado. Alagoas lidera este triste ranking com a maior taxa de homicídios. Além disso, é possível identificar a variação ocorrida entre dez anos, desde 2000 até 2010.

“Os homicídios de jovens continuam sendo o calcanhar de aquiles do governo. Esse aumento mostra que criança e adolescente não são prioridade dos governos”.

“Antes, a maior parte dos crimes acontecia nos grandes centros. Agora, com a melhor distribuição de renda, houve uma migração da população e os governos não conseguiram implantar políticas públicas para acompanhar essa mudança”. Julio Jacobo Waiselfisz, sociólogo e coordenador da pesquisa.

“Os dados devem ser analisados com cuidado,  já que entre 2002 e 2010 houve uma melhora na qualificação das estatísticas sobre mortes. É muito complicado falar do aumento de mortes por agressão no Brasil como um todo”. Alba Zaluar, antropóloga da Universidade Estadual do Rio.