Estudo mapeia mortes de jovens em todo o Brasil
O Espírito Santo é o segundo Estado do país com maior taxa de homicídios de jovens, de acordo com dados da pesquisa “Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil” apresentada nesta quarta-feira (18).
O relatório mostra que no território capixaba houve um dos maiores aumentos em número de assassinatos de jovens, chegando a 33,8 homicídios por 100 mil habitantes.
Em primeiro lugar aparece Alagoas, com taxa de 34,8 mortes por 100 mil habitantes, e em terceiro lugar está a Bahia, com índice de 23,8.
Desde o início dos levantamentos de dados para o Mapa da Violência, em 1980, o crescimento no número de mortes de jovens chega a 376%.
Leia também:
60% da violência contra criança no Espírito Santo ocorre na família, diz sociólogo
Programa Estado Presente é a estratégia do Governo contra a violência, diz secretário
As menores taxas presentes no relatório do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador de Estudos sobre a Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Brasil estão em Santa Catarina, (6,4), São Paulo (5,4) e Piauí (3,6).
A pesquisa levou em conta 523 cidades que aparecem no Censo 2010 com população com mais de 20 mil pessoas de zero aos 19 anos.
Comentários