LOC: É O QUE MOSTRA O MAPA DA VIOLÊNCIA 2012. E O SENADOR PAULO PAIM OCUPOU A TRIBUNA DO SENADO PARA COBRAR MAIS ATENÇÃO DAS AUTORIDADES ÀS CRIANÇAS. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.
TÉC: O senador Paulo Paim disse que o Brasil precisa priorizar ações que diminuam o alto índice de mortes de crianças e adolescentes. De acordo com dados do Mapa da Violência 2012, citados pelo senador do PT do Rio Grande do Sul, são os menores que mais são afetados pela falta de segurança. Entre 1980 e 2012, o número de assassinatos de crianças e adolescentes aumentou 376%, acima do crescimento total de mortes violentas.
(Paulo Paim) 8.686 adolescentes e crianças assassinados neste ano, número que aumentou 376% se pegarmos o parâmetro 1980/2012. Os homicídios, no total, aumentaram 259%, o que demonstra que o crescimento é maior de mortes entre os jovens. Em 1980, os homicídios de jovens representavam mais de 11% do total; em 2010, chegam a 43%.
(Repórter) Os estados com mais registros de assassinatos de jovens são Alagoas, Espírito Santo e Bahia. Os menores índices foram registrados em Santa Catarina, São Paulo e Piauí. Paim acredita que a culpa é da falta de investimentos em educação e da má distribuição de renda.
(Paulo Paim 2) A população migrou, e os governos não conseguem implantar políticas públicas em tempo hábil para atender ao segmento social que entra nos municípios ou nos estados em questão. Ou seja, as pessoas vêm do interior para os grandes centros na esperança de uma vida melhor, e encontram a morte e a violência.
(Repórter) O senador lembrou ainda que os assassinatos são as principais causas de mortes de jovens. Entre 90% das mortes causadas por fatores externos, quase a metade – 43% – são homicídios, enquanto 27% são acidentes de trânsito. Os 20% de mortes restantes estão relacionados a outros tipos de acidentes.
Comentários