O fortalecimento do trabalho e os resultados obtidos na atuação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foram destacados pelo comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, durante solenidade nesta quarta-feira (5) de comemoração dos 177 anos de criação da instituição. “Os números são mais que positivos e mostram o fortalecimento de todo o trabalho realizado e também do que vem sendo feito no Estado. A inteligência policial faz com que as ações sejam realizadas com técnicas apuradas”, enfatizou o comandante.
O aumento do contingente policial que desde 2007 incorporou à Polícia Militar 1.807 novos oficias e que atualmente conta com efetivo de 6 mil policiais, entre homens e mulheres, distribuídos nos 78 municípios e nos 88 distritos de Mato Grosso do Sul, foi evidenciado pelo governador André Puccinelli. “Este é um dos nossos orgulhos. Desde o início da nossa administração temos implantado uma polícia profissional, apartidária e eficiente. A segurança sempre foi o item mais solicitado pela população e entendemos que a Segurança Pública precisa ser tratada como de primeira necessidade. Nossa meta é ter uma polícia exemplar”, disse o governador, parabenizando todos os policiais e a Polícia Militar pelos seus 177 anos.
Os números revelam o crescimento e os investimentos feitos pelo governo para equipar e qualificar a Polícia Militar do Estado. Em apenas seis anos a Polícia Militar, com o apoio do governo do Estado, formou 81 oficiais e 469 soldados, totalizando 1.807 novos policiais para atender a população de todo o Estado. O aperfeiçoamento foi marcado pela capacitação de 347 segundos sargentos, bem como a formação de 289 novos sargentos e 135 cabos. As promoções de diversos níveis puderam ser proporcionadas a 291 policiais da PM e outros 1.505 praças receberam graduações e foram conduzidos ao posto de oficiais.
A melhoria da Polícia Militar no Estado foi balizada pela entrega de mil novas viaturas de duas e quatro rodas e 4.669 novas pistolas e munição. A proximidade da Segurança Pública com o cidadão e a atuação direta da polícia junto à população foi marcada pela instalação de 13 bases fixas e a aquisição de cinco bases móveis.
As grandes operações nos bairros de Campo Grande e no interior, principalmente nos municípios de Três Lagoas e Dourados, mostraram a forte presença policial em locais com altos índices de criminalidade. De acordo com o comandante-geral da PM, para consolidar o serviço da instituição, os índices de homicídios na Capital, somente no último ano, caíram 18%. Números acompanhados pela pesquisa do relatório Mapa da Violência 2012 que mostram redução nas taxas de crimes no Estado e apontam Campo Grande como a segunda Capital mais segura para se viver. “Esta é uma prova que a experiência, aliada à capacidade intelectual e ao treinamento, são procedimentos a serem aplicados em favor da defesa e da proteção do cidadão. As metas estabelecidas pela Polícia Militar são conquistas da sociedade sul-mato-grossense”, ressaltou o coronel David.
A Segurança Pública é fruto de uma gestão mais institucional, destacou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini. “O trabalho realizado pela polícia tem mostrado resultados positivos com a redução dos crimes contra a vida e o patrimônio. Tudo faz parte de uma gestão onde a prioridade está na inteligência policial que lastreia e orienta cada ação. É uma junção entre os diversos dirigentes de cada polícia”, disse Jacini.
Medalhas
Para comemorar os 177 anos da instituição, durante a solenidade, 84 pessoas, entrepoliciais militares, policiais civis e personalidades, foram agraciadas com a outorga das medalhas Insígnia do Mérito e do Mérito Policial Militar, por terem prestado relevantes serviços à Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. As honrarias foram entregues pelo governador do Estado, André Puccinelli; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini e pelo comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos.
Para o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro, condecorado com a Medalha do Mérito, o recebimento da comenda é uma motivação no trabalho diário do policial em sua rotina em favor da sociedade. “O serviço prestado pela polícia tem evoluído bastante. Trabalhamos com a prevenção e aprimoramos a inteligência policial, estabelecendo estratégias de Segurança Pública visando sempre à melhora da qualidade de vida e a proteção da sociedade em geral”, comentou o coronel.
Comentários