Os índices de violência em Várzea Grande são alarmantes. No município, morrem mais pessoas vítimas do crime, do que em muitos conflitos do narcotráfico em países do Terceiro Mundo. O Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, aponta que são cometidos cerca de cinquenta ssassinatos por ano na cidade.
A candidata a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), lamentou os dados que apontam a cidade como uma das mais violentas do país. “Várzea Grande está sendo vítima da criminalidade. O medo atinge todas as classes sociais. O cidadão se protege como pode. As residências são protegidas por sistemas de segurança, cerca elétrica e grades ”, afirmou a candidata.
Para combater a criminalidade e o tráfico de drogas, uma das ações do Plano de Governo da candidata é a reestruturação da Guarda Civil Municipal. “Através de concurso público, vamos ampliar o efetivo de nossa guarda civil, com a contratação de mais 200 agentes e reequipamento de toda tropa”, disse a democrata.
A candidata da coligação Unidade Democrática Social prevê ainda a criação da Ronda Escolar para dar proteção às escolas da rede municipal de ensino. “Além da segurança, a nossa Ronda Escolar terá a importante missão sócio-educativa de realizar palestras preventivas sobre sexualidade, drogas e importância da família”, propõe a candidata.
Cidadão – Lucimar Campos deve implantar também a Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão. “Essa secretaria já é uma realidade em diversas
cidades brasileiras. Ela tem por finalidade promover a política de segurança do município e de defesa do cidadão, orientando ações básicas e promovendo permanente relacionamento de colaboração com as entidades federais e estaduais, como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defesa Civil, o Procon e as Polícias Civil e Militar”, destacou Lucimar.
Comentários