fbpx

Uma pesquisa anual sobre a violência no Brasil aponta que Santa Catarina tem um dos menores índices de criminalidade do Brasil. Mas os números apontam também que a violência cresceu com relação a anos anteriores. Quem analisou os dados no Jornal da TVBV é comentarista Samantha Buglione. Entre as conclusões chama a atenção o número de Negros vítimas da violência. O estado tem o maior índice do sul do país.

GRAFICO 1 – mostra que SC esteve estável até os anos 2000 (dados de 80 a 2000), mas é a partir dessa época que há um crescimento vertiginoso da violência: uma media de 5% ao ano. Porém, se comparado com o resto do pais os índices ainda são razoáveis (media nacional 26 homicídios por 100 mil habitantes – media de SC 12 por 100 mil).

GRAFICO 2 – mostra o aumento das taxas de homicídio por região de SC. A região Foz Rio Itajaí ultrapassa a media nacional. Mas todas as regiões, a partir de 2007 tiveram alto crescimento dos homicídios.GRAFICO 3 – aumento dos homicídios pelo tamanho das cidades. O maior índice não foi nas maiores cidades, como Joinville, mas em cidades como Florianópolis e São José (200 a 500 mil habitantes).