fbpx

O Instituto Sangari acaba de divulgar os dados atualizados do Mapa da Violência 2012. Nele é possível verificar os homicídios praticados contra mulheres. O Espírito Santo permanece como o estado que mais registra homicídios contra mulheres, com taxa de 9,4 mortes para grupo de 100 mil mulheres. Alagoas e Paraná permanecem na segunda e terceira posições em assassinatos contra mulheres, respectivamente.  As taxas são de 8,3 e 6,3 homicídios para grupo de 100 mil mulheres.

Segundo o Instituto, nos 30 anos decorridos a partir de 1980 foram assassinadas no país perto de 91 mil mulheres, 43,5 mil só na última década. O número de mortes nesses 30 anos passou de 1.353 para 4.297, o que representa um aumento de 217,6% – mais que triplicando – nos quantitativos de mulheres vítimas de assassinato.

Em mensagem em sua página na internet, o instituto diz: “Entrando no sexto ano de vigência da lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, o governo federal e o sistema de justiça do país unem esforços para aprofundar o enfrentamento da violência contra a mulher. Dia 7 de Agosto de 2012, lembrando a data, é lançado em Brasília um Compromisso Nacional visando combater a tolerância e impunidade diante do crescimento das violências contra a mulher. Para colaborar com esse compromisso CEBELA e FLACSO divulgam uma atualização do Mapa da Violência 2012: Homicídio de Mulheres no Brasil, incorporando os novos dados – de homicídios e de atendimentos via SUS, que no relatório anterior eram ainda preliminares – recentemente liberados pelo Ministério da Saúde”.