A tese “O Brasil e Cuba, 1889/1902-1929: o debate intelectual sobre as relações raciais”, de autoria de Pedro Alexander Cubas Hernandez, defendida em 2011 no Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Ufba, é um dos trabalhos premiados no I Concurso Internacional de Teses sobre o Brasil e América Latina. Dentre as mais de 100 teses, quatro foram contempladas e serão publicadas em livro pelos realizadores, em parceria com uma editora de projeção regional. Além disso, os vencedores receberão uma viagem a qualquer país da América Latina ou do Caribe ou para o Brasil para apresentarem seus trabalhos em um encontro acadêmico de sua escolha.
O concurso teve por objetivo estimular a produção acadêmica sobre o Brasil na América Latina e a América Latina no Brasil e foi realizado pela Associação Latino-americana de Sociologia – ALAS e a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais – FLACSO, com apoio da Rede de Programas de Pós-Graduação do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais – CLACSO.
Pós-Afro – Com proposta única e pioneira no Brasil, o Programa busca formar pesquisadores voltados para o contexto africano e para as populações afro-americanas, com ênfase nos processos de construção de identidades étnicas e raciais. Atualmente é coordenado pelo professor Jocélio Teles dos Santos, também orientador do trabalho premiado.
Comentários