O sociólogo Julio Jacobo, autor dos Mapas da Violência, participa da audiência da Comissão Especial de Inquérito (CEI) criada pela Câmara Municipal de Maceió para investigar as causas da violência em Maceió. Ele participa da audiência pública que ocorre na próxima quarta-feira, 29, no plenário da Câmara, a partir das 9h. Jacobo é responsável por praticamente um estudo por ano, nessa área dos delitos.
No estudo deste ano de 2012, intitulado “Crianças e Adolescentes do Brasil”, são levados em consideração os últimos 30 anos de violência homicida no país e verifica profunda mudança nos padrões históricos. O documento também aponta as principais características da evolução dos homicídios em todo o país: nas 27 unidades federativas, as 27 capitais, 33 Regiões Metropolitanas e nos 200 municípios com elevados níveis de violência.
O presidente da CEI da Violência, vereador Ricardo Barbosa (PT), afirma que a participação do sociólogo é de fundamental importância para entender o fenômeno da violência na sociedade. “Estamos mostrando que queremos e vamos apresentar resultados. O nosso trabalho não será de discursos, porque desde quando assumi a presidência dessa comissão, tenho o objetivo de apresentar dados fundamentados, a partir dos quais poderemos e vamos sugerir ações que beneficiem a população de Maceió”, afirma Ricardo Barbosa.
O consultor da CEI, advogado Pedro Montenegro, acrescenta a importância da presença de Julio Jacobo como essencial para desmistificar a forma como o governo do Estado vem se referindo ao problema da violência. “É um engano comparar dados de uma semana com outra, como vem fazendo o governo do Estado, após a aplicação do programa Brasil Mais Seguro. E o professor Julio Jacobo vai mostrar a realidade da nossa cidade de forma isenta e imparcial”, ressalta Montenegro.
A CEI da Violência já realizou audiências com pessoas vítimas de crimes, com profissionais da área, intelectuais e com jovens, comprovadamente os mais atingidos principalmente em casos de homicídios. A audiência da próxima quarta-feira, 29, acontece às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Maceió.
Comentários