fbpx

A atividade fez parte da Caravana da JPT no Rio Grande do Norte

A Juventude do PT reuniu a militância jovem no ultimo dia 05 para o lançamento do Comitê da Juventude #Mineiro13, com a presença do secretário nacional da JPT, Jefferson Lima. O candidato petista a prefeito de Natal, Fernando Mineiro, o vice Carlos Alberto Medeiros e a deputada federal Fátima Bezerra participaram do evento no calçadão de Ponta Negra.

Mineiro apresentou os eixos do seu plano de governo para a juventude, afirmou que essa temática será “central” em sua administração e convocou os jovens a se engajarem na campanha para “disputar a opinião da cidade”.

Ele defendeu a adoção de políticas públicas específicas para o segmento jovem, propôs a criação do órgão gestor e do Plano Municipal da Juventude e disse que irá lançar os editais da juventude, com o objetivo de incentivar os inúmeros grupos que trabalham com as mais variadas formas de cultura na cidade, mas não têm nenhum apoio do poder público municipal.

Mineiro afirmou, ainda, que irá implantar as estações da juventude nas quatro zonas administrativas da cidade e disse que vai criar o programa “CredJovem”, para financiar os projetos de jovens empreendedores que desejam desenvolver atividades produtivas, comerciais ou de serviços, na perspectiva da economia solidária.

“Não há uma juventude, mas várias juventudes. Temos uma pluralidade de jovens com demandas e necessidades diferenciadas. A administração pública precisa ter esse olhar plural para esse segmento”, declarou.

Mineiro também mencionou a tragédia da violência, cujo impacto maior recai justamente sobre os jovens. Para dimensionar o problema, citou os índices do Mapa da Violência 2012, divulgado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) e pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebela), cujos dados apontam um crescimento de mais de 800% no número de homicídios de jovens na última década em Natal.

“Existe uma matança de jovens, mas as pessoas não se dão conta disso porque são jovens pobres e da periferia. O poder público precisa agir, porque está provado que a morte violenta dos jovens tem a ver com a ausência de políticas públicas específicas”, comentou.

O secretário nacional da JPT, Jeferson Lima, lembrou que Mineiro, enquanto vereador e deputado estadual, sempre atuou na defesa das demandas da juventude e, quando prefeito, terá sensibilidade para “ouvir o coração dos jovens”.

“A única candidatura que tem compromisso com as políticas de juventude em Natal é Mineiro. Vamos às portas das escolas e das universidades para conquistar os corações e mentes da juventude natalense”, conclamou o secretário.

Para Bruno Costa, secretário estadual da JPT, o desafio do PT em Natal é o mesmo de quando surgiu a legenda. “É o desafio de enfrentar o senso comum e dizer às pessoas que, se o presente é o caos, a alternativa não é o passado, mas sim o futuro”.

Os candidatos petistas a vereador que representam a bandeira da juventude, Raoni Fernandes e Rodrigo Bico, participaram do evento e, em seus respectivos discursos, defenderam mais diálogo do poder público com o segmento.