fbpx

A notícia no jornal: Parentes e amigos da menina Bruna Silva Ribeiro, de 10 anos, morta por bala perdida, durante tiroteio entre traficantes e PMS no Morro da Quitandinha, em Costa Barros, realizaram uma manifestação contra a violência. (30/07/2012)

Nós, do Banco da Providência também queremos manifestar nossa indignação contra a violência e o fazemos em solidariedade à família; fazemos porque temos como valor promover a Cultura da Paz, e porque somos uma instituição de defesa dos direitos humanos.

Um rápido levantamento sobre crianças vítimas da violência, em Costa Barros, e os resultados são alarmantes:

– Uma criança de 10 anos recebeu um tiro na nuca e morreu na saída de um baile funk em Costa Barros (26/12/2011).

-Criança baleada: Polícia do Rio fez uma operação para prender traficantes na comunidade de Costa Barros. Resultado: morre um menino de 11 anos, que estava na escola assistindo aula. (17/07/2010)

Estamos acompanhando os estudos sobre violência urbana, realizados pelo sociólogo Ignácio Cano, professor da UERJ. De acordo com o Mapa da Violência de 2011, enquanto a taxa de mortalidade total da população brasileira caiu, a dos jovens subiu. Na população não jovem, 2% das mortes são por homicídio. Entre os jovens, este percentual é de 40%.

“É uma tragédia que a gente acaba naturalizando e não devia”; diz o sociólogo.

Ele diz também que cidades que contam com níveis de violência razoável são cidades que  contam com políticas públicas atuantes.

Seus estudos dizem, ainda, que a violência deve ser combatida com a inserção social da população mais pobre, políticas de controle de armas e políticas de segurança pública.

E você, quer ajudar a combater formas de violência em Costa Barros?

Você precisa se cadastrar para participar