Mapa da violência
Dados do “Mapa da violência 2012 – Criança e Adolescentes do Brasil”, divulgados no final da semana passada, dão conta do ritmo de crescimento da morte entre jovens. Em 30 anos, só teve queda quatro vezes. Nos demais, aumentou entre 0,7% e 30%. Levantamento do Ministério da Saúde revela as causas das mortes de pessoas entre zero e 19 anos de idade, somente em 2010 8.686 adolescentes e crianças foram assassinados, de 1980 até aquele ano, os homicídios como um todo cresceram 259%.
Sons abusados
Carros de sons continuam desrespeitando a lei municipal que proíbe veículos de qualquer natureza divulgando produtos, festas e outros eventos nas ruas de Balneário Camboriú. Reclamações de moradores têm chegado aos programas do Sistema Menina de Comunicação, pedindo providências da administração municipal. Segundo o diretor da Guarda Municipal, Adélcio Bernardino, a corporação está à disposição da comunidade para coibir e se for o caso apreender os veículos e punir os responsáveis.
Os 22 anos do ECA
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) está completando este mês 22 anos com avanços para os jovens, segundo especialistas. Antes, era visto como “protegendo bandidos menores de idade”. Hoje é reconhecido como necessário. Constatamos que o Estatuto está instalado em cerca de 5500 municípios brasileiros, apenas 20 ainda não criaram. Apesar dos avanços, o ECA ainda será bastante debatido. Nos dias 27 a 31 de agosto, o Rio de Janeiro sedia o Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas para discutir o tema.
Identidade gratuita
A partir do dia 19 deste mês, a emissão da primeira via da carteira de identidade será gratuita em todo o território nacional. A determinação está na lei sancionada pela presidenta Dilma e publicada no Diário Oficial da União. A emissão da segunda via, porém, pode ser cobrada. A taxa fica a cargo da legislação de cada estado.
Presídio
O novo Complexo Penitenciário da Canhanduba trouxe algum avanço em termos de segurança para a região. Recentemente, divulgamos a entrega de certificados a 10 detentos que completaram o curso de solda realizado na unidade com o objetivo de diminuir penas e reingressarem no mercado de trabalho.
Irônico e maldoso
Em Blumenau, uma consumidora foi desrespeitada por um vendedor de uma loja de peças, que ao preencher a nota fiscal a identificou como “gordinha” e ainda foi tratada com ironia e gracejos por causa de seu sobrepeso.
Além de imprimir a nota fiscal, os proprietários da loja defenderam o funcionário alegando que ao atendê-la rapidamente não conseguiu pegar seu nome. O caso foi parar na Justiça, O TJ manteve a condenação e indenização de R$ 8,5 mil, como houve apelação, foi reduzida para R$ 3 mil, mas ainda cabe recurso.
A matança continua
O Bairro Monte Alegre vem mantendo o município de Camboriú como o primeiro do estado em número de assassinatos. Somente no último final de semana, foram três, todos quase ao mesmo tempo, na madrugada de sexta-feira para sábado. O que deixa a população um pouco mais tranquila é saber que são marginais que vem de outros estados, fugitivos, procurados da Justiça, envolvidos com drogas, assassinatos e assaltos.
Comentários