fbpx

A Secretaria de Estado da Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira (6), os números do mapa da violência do Paraná que coloca Londrina com um crescimento no número de homicídios em comparação com o mesmo período de 2011, quando foram 36 ocorrências com mortes violentas. Em Londrina foram registrados 58 crimes contra a vida, enquanto que na regional envolvendo os municípios de Tamarana (4), Ibiporã (7) e Cambé (26), sobe para 95 ocorrências. Em 2010, em Londrina, foram 68 homicídios.

Nos demais municípios que correspondem a região da 10ª Subdivisão Policial (10ª SDP), composta de 17 delegacias, foram registrados no mesmo período 28 mortes violentas. No mapa, as ocorrências de crime contra a vida foram divididas em homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal com resultado de morte.

Na maior parte do Estado houve uma redução significativa nos casos de homicídios. De acordo com o relatório, em Curitiba o total de homicídios teve uma queda de 15% enquanto que na Região Metropoliana de Curitiba a queda registrada foi de 3,28%. Essa tendência também se repetiu em Ponta Grossa (-30,77%); Guarapuava (-11,63%); Umuarama (-41,94%); Apucarana (-33,33%); Rolândia(-7,41%); Cornélio Procópio (-42,31%); São Mateus do Sul (-31,25%), União da Vitória (-10%) e Jacarezinho (-47,06%).

Por conta deste estudo, ficou conformado aumento da criminalidade em Londrina, Foz do Iguaçu e Cascavel. “Londrina deve receber uma das primeiras UPS – Unidade Paraná Seguro – que planejamos para o interior”, confirmou o secretário de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar, ao anunciar uma das medidas para tentar reduzir a criminalidade no norte do Estado. “Na região oeste instalamos o Batalhão de Fronteira, há duas semanas, para reforçar a presença policial”, comentou.

Em Maringá foram registrados 28 homicídios no primeiro semestre deste ano, enquanto que em toda a área administrada pela 9ª Subdivisão Policial (9ª SDP) foram 74 homicídios.

Na região norte do Estado, na área da 11ª SDP, que compreende a região de Cornélio Procópio, foram registrados 17 homicídios; na área da 12ª SDP, que tem como sede Jacarezinho, foram 9 homicídios. Já a área da 17ª SDP, que tem como sede Apucarana, foram 17 homicídios.


Você precisa se cadastrar para participar