fbpx

Ivan Pegoraro, que perdeu sua filha em um acidente de trânsito, será o palestrante do evento “O Papel do Homem na Orientação dos Filhos” no próximo dia 18 de agosto, sábado, às 16 horas, no ciclo de palestras: “O Papel do Homem – Família, Sociedade e Espiritualidade”, promovido pela Igreja de Cristo em Curitiba. Ivan é um paulistano de 57 anos que escolheu Curitiba para viver e trabalhar. Na madrugada de 28 de outubro de 2000, dia das eleições, sua filha AMANDA, de 15 anos, sofreu um grave acidente de automóvel. O carro em que a jovem estava bateu contra uma árvore na via rápida do Portão, próximo ao Hospital do Trabalhador. Amanda estava com outros três jovens no carro e todos tinham bebido, inclusive o rapaz que dirigia. Somente Amanda feriu-se gravemente e faleceu após nove dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A família doou os órgãos da adolescente que beneficiaram seis pessoas: duas córneas, duas válvulas cardíacas e dois rins foram transplantados. Desde então, Pegoraro tornou-se voluntário e trabalha para conscientizar os jovens sobre os riscos no trânsito. Já fez centenas de palestras em escolas e empresas, abordando o tema trânsito, direção e bebida. 
Na avaliação dele, é preciso melhorar a formação de novos motoristas.

O “Mapa da Violência”, divulgado pelo Instituto Sangari em 18 de julho, mostra que na última década o Paraná foi o estado com a maior taxa de mortes entre jovens de um a 19 anos no trânsito. São 15 óbitos a cada grupo de 100 mil crianças e adolescentes. O índice aumentou 21% desde o ano 2000, quando o Paraná era o quarto do ranking, para 2010 quando passou a ser o primeiro. Em segundo lugar estão Rondônia e Mato Grosso, com taxa de 14,1 mortes por 100 mil crianças e adolescentes. Estados de grande porte como Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro apresentaram índice mortes menores do que o Paraná no mesmo período.

No mesmo dia, ao ser entrevistado pela imprensa sobre estes dados, Ivan Pegoraro questionou o seguinte: “Você atropela, você mata, você deixa pessoas inválidas. Isso é sem intenção de matar, sem responsabilidade. Agora, você bebe, pega um revólver e sai por aí atirando e matando… aí você é preso. A lei é outra. Só que o luto é o mesmo para aquela família. Então, por que diferir?”.

Agora, Ivan Pegoraro será o palestrante do evento “O Papel do Homem na Orientação dos Filhos” no próximo dia 18 de agosto, sábado, às 16 horas, no ciclo de palestras: “O Papel do Homem – Família , Sociedade e Espiritualidade”. Após uma palestra de aproximadamente 50 minutos de Ivan Pegoraro, o irmão Gilberto Castanheira falará por volta de 15 minutos sobre os ensinamentos Bíblicos, com a palavra de Deus sobre a orientação dos pais aos filhos. O evento tem entrada gratuita e é direcionado ao público masculino (adolescentes, jovens e adultos), que ao final poderão fazer perguntas.