fbpx

Além do alarmante aumento do número de morte de crianças e adolescentes o Mapa da Violência 2012 mostra que a violência física, que ocorre em todas as faixas etárias e de forma preponderante na residência da vítima, concentra 40,5% do total de atendimento registrados no SINAN/SVS/MS.

A tabela 7.2.2 desagrega os atendimentos por violência física especificando quem foi o agressor nas diferentes faixas etárias:

– os pais, englobando aqui pai, mãe, padrasto e madrasta, aparecem como os principais responsáveis pelas violências físicas até os 9 anos de idade das crianças atendidas, concentram acima de 50% das notificações por violências físicas nessa faixa etária.
– amigos e/ou conhecidos da vítima ocupam o segundo lugar, com 22,1% dos casos atendidos, adquirindo relevância a partir dos 5 anos de idade;
– em terceiro lugar, pessoas desconhecidas pelas vítimas, indicados em 16,9% dos casos, também relevante a partir dos 5 anos de idade.

Os dados apresentados comprovam que a violência é um comportamento aprendido. Quando batemos ensinamos a bater e alimentamos o ciclo da violência cotidiana, onde as crianças são as maiores vítimas.