O “Seminário Nacional de Políticas de Juventude: Debatendo a Juventude Carioca” promoveu o diálogo entre cerca de 200 atores sociais no dia 20, em Botafogo. O evento foi organizado pela Coordenadoria da Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio.
Além do coordenador da Juventude Cidadã, Igor Bruno, também estiveram na mesa de abertura a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães; e o superintendente de Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Allan Borges; que apresentaram as políticas públicas nacionais, estaduais e municipais direcionadas aos jovens.
“Vivemos um momento favorável para a construção da lei orgânica que vai nortear as políticas públicas de juventude no município. Não podemos desperdiçar esse momento!”, acredita o Coordenador da Juventude Cidadã.
A primeira mesa de diálogo do evento foi composta pelo presidente da Comissão Especial de Políticas de Juventude da Câmara Municipal, Brizola Neto (PDT); a professora da UCSAL e pesquisadora da FLACSO-Brasil, Mary Castro; a socióloga do IBASE, Patrícia Lanes; e o representante da Casa Civil carioca, Alessandro De Leon. Além das mesas de diálogo, o seminário realizou cinco grupos de trabalhos simultâneos.
“É fundamental que as pessoas sejam ouvidas, mas que suas reivindicações virem realidade. Só a constante avaliação das reinvindicações dará legitimidade ao debate sobre políticas públicas de juventude”, afirmou Mary Castro no debate “Juventude Carioca em Pauta”.
O seminário foi a abertura de uma série de discussões que criarão conteúdos para a construção do Plano Municipal de Juventude. No evento, a Coordenadoria da Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio de Janeiro reuniu governo, parlamentares, membros da academia e jovens.
Comentários