fbpx

Sem títuloPor Marina Baldoni Amaral

O sétimo volume da Coleção Estudos Afirmativos, do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA) da Flacso Brasil, apresenta o processo de construção e implementação das ações afirmativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), considerado pioneiro e ousado na construção de suas políticas.

Esta publicação oferece um registro histórico da atribuição de competências e responsabilidades a cada órgão e núcleo do IFRS para a consolidação das políticas de ações afirmativas.

Organizado por Andréa Poletto Sonza, Bruna Poletto Salton e Jair Adriano Strapazzon, o livro contextualiza o IFRS no cenário nacional, sua dimensão como instituição pública e os pressupostos que sustentam as ações afirmativas, apresentando sua proposta e destacando os princípios nos quais a educação inclusiva está alicerçada.

André Lázaro, coordenador do GEA, e Renata Montechiare, doutoranda em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destacam a ênfase do Instituto e de sua rede no campo da acessibilidade “pautados por parâmetros históricos recentes que vêm impulsionando o avanço das ações em educação inclusiva no Brasil, no sentido do acesso pleno à educação como direito”.

 “Os autores contam como o IFRS tem trabalhado intensamente na perspectiva da inclusão e do tratamento igualitário de todas as pessoas. O estudo apresenta um panorama bastante completo das ações desenvolvidas, desde a constituição dos grupos de trabalho dedicados à proposição das ações afirmativas nas normativas do instituto, até os emocionantes relatos dos beneficiários das políticas. O mérito deste estudo produzido a várias mãos por servidores, estudantes, professores e gestores educacionais está em descrever nos capítulos iniciais o aparato institucional necessário para que se produzam as experiências descritas nas páginas finais”, ressaltam Lázaro e Montechiare.

A Coleção Estudos Afirmativos dedica-se a publicar iniciativas de instituições que adotam políticas de ação afirmativa. O objetivo da Coleção é divulgar essas políticas e contribuir para a formação de um amplo repertório de ações institucionais com vistas à garantia dos direitos de acesso e permanência na educação, conquistados recentemente pela legislação brasileira, em âmbitos nacional e local. A publicação é fruto do Projeto de Extensão Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA), resultado da parceria entre a Flacso Brasil, a Fundação Ford e o Laboratório de Políticas Públicas (LPP/UERJ).

O livro completo está disponível para download aqui.