fbpx

Por Marina Baldoni Amaral

caderno6_gea-176x234O mais novo caderno do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA-ES) traz um estudo inédito que atualiza o panorama da participação feminina no ensino superior ao observar a representatividade das mulheres na universidade, seja em sala de aula, como estudante ou docente, seja na infraestrutura institucional, ou ainda nas atividades de investigação e pesquisa.

A mulher no ensino superior – distribuição e representatividade baseia-se em três grandes bancos de dados oficiais para descrever a distribuição das estudantes e pesquisadoras nas diferentes carreiras: o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o Questionário Socioeconômico do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A autora, Andreia Barreto, argumenta que “o debate sobre as relações entre gênero e educação tem-se mostrado fundamental para a interpretação das sociedades contemporâneas, assim como para a definição de estratégias de desenvolvimento no campo educacional”. O recorte racial também é valorizado na pesquisa, já que a autora compartilha do entendimento de que “a relação entre gênero, raça e escolaridade é fundamental para identificar, entender e agir para a superação de históricas desigualdades”.

Barreto colabora com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Diretos Humanos (Clam) do Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ. Sua trajetória como pesquisadora passa por diversas publicações no campo da educação, gênero e diversidade, tendo organizado importantes trabalhos.

A série Cadernos do GEA é um produto do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil, projeto realizado pela Flacso Brasil, com apoio da Fundação Ford e do Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Acesse aqui o caderno completo.