fbpx

Apenas um entre os 13 presidenciáveis não concluíram curso superior. Dois possuem mestrado.

Na eleição de 2018 para presidente, 13 candidatos de diferentes ideologias, idades e classe social concorrem ao cargo de líder do Poder Executivo. Outro aspecto que também diferencia os candidatos é a formação acadêmica. Há candidatos formados em Direito, Medicina, História, Engenharia, entre outros cursos.

Está curioso em saber os cursos de cada um dos 13 candidatos? Confira um resumo da vida acadêmica dos nossos presidenciáveis.

Álvaro Dias

Álvaro Dias
Crédito imagem: plopes / Shutterstock

Álvaro Fernandes Dias (Podemos) é licenciado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, atual Universidade Estadual de Londrina (UEL). O diploma foi conquistado em 1967 e, no ano seguinte, iniciou a carreira como político.

Cabo Daciolo

Cabo Daciolo
Crédito imagem: plopes / Shutterstock

Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo (Patriota), é formado em Turismo, mas a instituição e o ano de formação são desconhecidos. Fez carreira no Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, do qual se licenciou, em 2014, para seguir carreira política. Atualmente, também é pastor evangélico.

Ciro Gomes

Ciro Gomes
Crédito imagem: plopes / Shutterstock

Ciro Ferreira Gomes (PDT) foi aprovado em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1976, e concluiu grau três anos depois. Na década de 80, exerceu a profissão de advogado e deu aulas em universidades. Escreveu três livros de Direito em coautoria com o professor Roberto Unger, da Universidade de Harvard. Em 1995, foi aceito nessa mesma universidade como aluno-visitante, onde estudou Economia e Direito.

Eymael

Eymael
Crédito da imagem: Marcello Casal jr/Agência Brasil/Agência Brasil

José Maria Eymael (DC) tem diplomas de Filosofia e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Optou pela carreira jurídica, especializando-se em Direito Tributário e Empresarial. Eymael também é registrado como profissional de Relações Públicas.

Fernando Haddad

Fernando Haddad
Crédito da imagem: Rogerio Cavalheiro / Shutterstock

Fernando Haddad (PT) fez toda a sua jornada acadêmica na Universidade de São Paulo (USP), sendo o único doutor entre os presidenciáveis. Formou-se em Direito, em 1985, concluiu mestrado em Economia, em 1990, e doutorado em Filosofia, em 1996. Logo depois de concluir seu doutorado, passou a fazer parte do corpo docente da universidade. Desde o ano passado, também é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Geraldo Alckmin

Geraldo Ackmin
Crédito da imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho (PSDB) é médico com especialização em anestesiologia. Formou-se em Medicina pela Universidade de Taubaté (Unitau) e fez sua especialização no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. Como foi eleito vereador aos 19 anos, quando ainda estava no primeiro ano de faculdade, dedicou-se integralmente à carreira de médico em poucos momentos de sua vida.

Goulart Filho

Goulart Filho
Crédito da imagem: arquivo pessoal

João Vicente Goulart (PPL) é o único candidato sem ensino superior completo. Ele chegou a ingressar no curso de Filosofia da PUCRS, mas não concluiu grau. Goulart Filho virou escritor, tendo duas obras publicadas. Um dos livros é sobre as suas memórias com o pai, o ex-presidente João Goulart (Jango), deposto no Golpe Militar de 1964.

Guilherme Boulos

Guilherme Boulos
Crédito imagem: plopes / Shutterstock

Apesar de ser o mais novo entre os candidatos a presidente do Brasil, com 36 anos, Guilherme Castro Boulos (PSOL) tem um dos maiores currículos acadêmicos. Em 2006, formou-se em Filosofia na USP, em 2011 concluiu especialização em Psicanálise na PUC-SP e, no ano passado, obteve título de Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP.

Henrique Meirelles

Henrique Meirelles
Crédito imagem: casadafoto / Shutterstock

O goiano Henrique de Campos Meirelles (MDB) deixou seu estado no final da década de 60 para cursar Engenharia Civil na USP, onde se formou em 1972, aos 27 anos. Em 1974, concluiu MBA na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mesmo ano que iniciou carreira no setor financeiro, abandonando a engenharia. Na década de 80, Meirelles concluiu o Programa Avançado em Administração da Escola de Negócios de Harvard, curso que prepara executivos para gerenciar grandes empresas.

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro
Crédito imagem: plopes / Shutterstock

Jair Messias Bolsonaro (PSL) optou por seguir a carreira militar, tendo passado pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército e pela Academia Militar das Agulhas Negras. Em 1983, aos 28 anos, formou-se na Escola de Educação Física do Exército. Em 1988, foi para a reserva e iniciou a carreira política.

João Amoêdo

João Amoêdo
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

João Dionísio Filgueira Barreto Amoêdo (NOVO) cursou, ao mesmo tempo, Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), formando em ambas em 1984, aos 22 anos. Não há relatos de que ele tenha exercido a profissão de engenheiro. Depois das formações, trabalhou em bancos privados. Atualmente, é membro de um Conselho de Administração.

Marina Silva

Marina Silva
Crédito da imagem: Creative Commons – CC BY 3.0

Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima (REDE) teve uma infância humilde e foi alfabetizada apenas aos 16 anos. Pouco depois, concluiu os estudos e passou no vestibular do curso de História na Universidade Federal do Acre (UFAC), formando-se em 1984, aos 26 anos. Quando mudou-se para o Distrito Federal, após ser eleita senadora, fez pós-graduação em Psicanálise na Universidade de Brasília (UnB) e outra em Psicopedagogia na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Vera Lúcia 

Vera Lúcia
Crédito: arquivo pessoal

Vera Lúcia (PSTU) é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mas a maior parte de sua carreira profissional foi como operária em uma fábrica de sapatos. Atualmente, se dedica à formação política de ativistas do movimento sindical.