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Carga horária: 8 horas

Modelo: certificação internacional

Período: Outubro a Novembro de 2023

Início: novembro de 2023

Modalidade: remoto

Docente: Amanda Marqui

Apresentação

O curso irá tratar do debate antropologia da criança, analisando as questões teóricas e metodológicas considerando a diversidade cultural de infâncias de povos e comunidades tradicionais e de contextos urbanos no Brasil.

Objetivos

Explorar o campo da antropologia da criança por meio da análise de etnografias e pesquisas.

Docente

Amanda Marqui é Mestra (2012) e Doutora (2017) em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Cultura e Educação (2020) pela Flacso Brasil. Atualmente é assessora técnica do Programa de Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade pela Flacso Brasil atuando em projetos de educação intercultural de povos e comunidades tradicionais na Amazônia. Realizou pesquisas etnográficas com povos indígenas com foco nos processos educativos das crianças nos contextos escolares e comunitários.

Cronograma

Aulas às terças-feiras das 19:00-21:00hs

 

1a Sessão 17/10 –  Introdução à antropologia da criança 

2a Sessão  24/10 – Modos de ser criança

3a Sessão  31/10 – Direitos, políticas e participação social 

4a Sessão 07/11 – Metodologias de pesquisas com crianças

Investimento

R$ 300,00 em até 2x no PayPal

Bibliografia básica

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro, Zahar, 2005.

MEAD, Margareth. Educación y cultura. Educación y cultura en la sociedad manus (Parte Primeira). Buenos Aires, Editorial Paidos. 1981

FREIRE, L. L.. Entre ruínas e muros: a perspectiva de crianças sobre a remoção de uma favela no Rio de Janeiro. Civitas (Porto Alegre), v. 23, p. 1-13, 2023.

LIBARDI, Suzana S; CASTRO, Lucia Rabello de. A proteção da infância no Brasil: uma visão crítica das relações intergeracionais. Revista Estudos e Pesquisa  Psicologia. vol.17 no.3 Rio de Janeiro set./dez. 2017. 

MÜLER, Fernanda; SOUSA, E. L. . Etnografias em movimento. Civitas (Porto Alegre), v. 23, p. e41914-13, 2023. 

PIRES, Flávia. Ser adulta e pesquisar crianças: explorando possibilidades metodológicas na pesquisa antropológica. Revista de Antropologia São Paulo, v. 50, n. 1, p. 225- 270, 2007. 

SILVA, Aracy L.; NUNES, Angela. Crianças Indígenas: ensaios antropológicos. 1a edição. São Paulo: Editora Global, 2002.

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