Escola de Verão 2024: Perspectivas Feministas: cuidados, trabalho doméstico e maternidade
Certificado Internacional
Certificado Internacional
Modalidade Virtual
Duração: 21 de fevereiro a 13 de março
Horário: das 19h as 21h
Dias: quartas-feiras
O curso se dedicará a abordagens inovadoras que exploram diversas formas de conhecimento contemporâneo, com especial ênfase na contribuição de autoras mulheres. Será investigado o gênero acadêmico, abrangendo autores das áreas de sociologia e antropologia, bem como o gênero literário e as perspectivas ligadas aos ativismos.
Nosso objetivo é ilustrar as transformações epistemológicas e político-culturais em relação a esses temas, destacando o crescente questionamento de modelos de desenvolvimento, tanto de direita quanto de esquerda. Avançamos em debates sobre a ideia de comuns e coletivismo, reconhecendo o valor das mulheres como produtoras da vida, especialmente aquelas racializadas e em posições subalternas. Também serão exploradas as possibilidades de perspectivas matriarcais como formas de resistência.
Serão explorados debates teóricos atuais sobre reprodução social e cuidados, críticas à teoria do valor e contribuições decoloniais sobre o trabalho doméstico remunerado e não remunerado, incluindo autores como Vergès e Castro e discussões sobre matriarcado e os significados da maternidade, explorando se esta é uma potência ou uma forma de subordinação patriarcalizada.
Objetivos
O objetivo do curso é analisar dimensões de reprodução social, abordando questões como cuidados, trabalho doméstico remunerado e não remunerado, e maternidade, destacando que essas dimensões fazem parte da reprodução da vida, tanto em níveis amplos quanto específicos. Será dada ênfase à perspectiva de gênero, explorando suas interconexões com classe e raça/etnia ao longo da história. Questionamos a concepção convencional de que esses temas estão restritos ao âmbito familiar e privado, muitas vezes moldados por interesses patriarcais e influenciados por uma ideologia universalista. Buscamos desvincular essas dimensões da esfera naturalizada do não valor, desafiando a noção de ‘trabalho de mulher’.
Docente
Mary Garcia Castro possui Doutorado em Sociologia (University of Florida); Pós-doutorado em Sociologia (UNICAMP); e em Estudos Culturais (CUNY University of New York). Pesquisadora Sênior na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais -FLACSO-Brasil; Pesquisadora Visitante Emérita na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/PPICS/NUDERG) com bolsa da FAPERJ e professora aposentada da UFBA .Desenvolve pesquisas sobre feminismos; trabalho doméstico remunerado; reprodução social; e estudos comparativos entre autoras afrodiasporicas e norte americanas, europeias e brasileiras sobre o tema maternidades
Cronograma
Aula 1: 21 de Fevereiro, das 19h às 21h – Debates sobre a nova Teoria da Reprodução Social e sobre Cuidados
Aula 2: 28 de Fevereiro, das 19h às 21h – Debates Contemporâneos sobre Cuidados como Política
Aula 3: 06 de Março, das 19h às 21h – Debates sobre o Trabalho Doméstico – não remunerado e remunerado
Aula 4: 13 de Março, das 19h às 21h – Maternidade em escritos de autoras nacionais e africanas
Bibliografia Básica
(em breve)
Investimento
R$ 400,00, em até 2x [ valor referente a inscrição em um minicurso ]
50% de desconto para ex-alunos da Flacso Brasil e da FESPSP
Formas de pagamento: Cartão de Crédito, PIX ou Boleto
Condições Especiais para Inscrição em 2 ou mais Minicursos:
- 20% de desconto sobre a segunda inscrição
- 30% de desconto sobre a terceira inscrição
Para maiores informações sobre obtenção de descontos, fale conosco em: egpp@flacso.org.br
Entre em contato
Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!
flacsobr@flacso.org.br
secretaria.academica@flacso.org.br
+55 61 2020 3390
Nossos endereços
Brasília (Sede)
SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil
São Paulo
Avenida Ipiranga, 1.071, sala 608, República CEP: 01039-903, São Paulo (SP), Brasil