Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil
Este projeto pertence aos seguintes núcleos: Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade, Políticas de Educação Superior
Status: Realizado
Coordenação: Renata Montechiare
Financiamento: Porticus
Período: Novembro de 2019 a agosto de 2020
Realização de pesquisa de mapeamento de práticas, iniciativas, políticas, programas e projetos que garantam direitos educacionais para grupos vulneráveis nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. No contexto da pesquisa, entende-se como grupos vulneráveis as populações do campo, de povos e comunidades tradicionais (PCTs), especialmente quilombolas, indígenas e populações de territórios de fronteira.
Conheça o site: praticaseducativas.org.br
Em parceria com as consultoras e especialistas foram realizadas as seguintes atividades:
- Desenvolvimento de metodologia para pesquisa em educação comunitária
- Mapa georreferenciado de educação comunitária e experiências afirmativas
- Coleção de publicações sobre educação e práticas comunitárias
Equipe:
Coordenadora:
Renata Montechiare
Especialista em educação:
André Lázaro
Assistente de coordenação e pesquisa:
Karen Kristien
Estagiária:
Fernanda Valesan
Pesquisadoras área educação escolar quilombola:
Givânia Silva
Nadia Cardoso
Pesquisadoras área educação escolar indígena:
Laise Diniz
Rita Potyguara
Pesquisadoras área educação do campo:
Débora Mate
Kamila Wanderley
Karla Fornari
Pesquisadora área educação escolar de fronteira:
Zuila Santos
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