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Duração: 15 meses

Início: agosto de 2024

Modalidade: virtual

Realização: Flacso Brasil

Inscrições encerradas

Estarão abertas, entre 24 de maio de 2024 e 31 de julho de 2024, as inscrições para o preenchimento de vagas para Especialização em Juventudes: violências e convivência escolar, oferecido pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil, para ingresso no 2º Semestre de 2024. O curso tem por objetivo oferecer formação específica na área de juventudes, violências e convivência escolar a agentes públicos, educadoras, professoras, estudantes de mestrado e doutorado, e demais profissionais interessadas em políticas públicas relacionadas aos temas.

APRESENTAÇÃO

Estarão abertas, entre 24 de maio de 2024 e 31 de julho de 2024, as inscrições para o preenchimento de vagas para Especialização em Juventudes: violências e convivência escolar, oferecido pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil, para ingresso no 2º Semestre de 2024. O curso tem por objetivo oferecer formação específica na área de juventudes, violências e convivência escolar a agentes públicos, educadoras, professoras, estudantes de mestrado e doutorado, e demais profissionais interessadas em políticas públicas relacionadas aos temas.

A Flacso é um organismo internacional, autônomo e de natureza intergovernamental, fundado em 1957, e regulamentado pelo Governo Brasileiro por meio de Acordo e Convênio de Sede, por decisão do Congresso Nacional do Brasil. Na qualidade de organização internacional, gozando de autonomia para tanto, seus cursos são regidos por normas próprias do seu Sistema, que por sua natureza, ressalvado interesse específico da organização, não se submete a regramento específico dos países membros. O certificado internacional de Especialista em Juventudes: violências e convivência escolar será outorgado pela Secretaria Geral da Flacso, com sede na Costa Rica. 

O curso será oferecido em modalidade inteiramente online, em Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil por meio de atividades síncronas e assíncronas e apoio e interação da equipe pedagógica e corpo docente. Para tanto, espera-se da estudante: acesso à internet banda larga; conta pessoal de email; conhecimentos básicos de usuário de internet; acesso à computadores com placa de som e de vídeo; e disponibilidade de dedicação de pelo menos 05 (cinco) horas semanais para acompanhamento de atividades síncronas e assíncronas previstas.

Assim, para acompanhar o curso, espera-se da estudante: acesso à internet banda larga; conta pessoal de email; conhecimentos básicos de usuário de internet; acesso à computadores com placa de som e de vídeo; e disponibilidade de dedicação de pelo menos 05 (cinco) horas semanais para acompanhamento de atividades síncronas e assíncronas previstas e interesse e facilidade de compreensão na língua espanhola e na língua portuguesa.

CURSO
  1. CURSO

O programa de estudos da Especialização em Juventudes: violências e convivência escolar está dividido em 7 (sete) módulos, quais sejam: 

  1. MÓDULO METODOLOGIA I (10 horas)

Docentes: Verónica Cenitagoya Garín

  1. MÓDULO JUVENTUDES E VIOLÊNCIAS (80 horas)

Docentes: Miriam Abramovay, Úrsula Zurita Rivera e Marisa Feffermann

  1. MÓDULO JUVENTUDES PARTICIPAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS (80 horas)

Docentes: Lila Cristina Xavier, Ana Paula da Silva e Verónica Cenitagoya Garín

  1. MÓDULO WORKSHOPS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM GRUPO I (30 horas)

Docentes: Marisa Feffermann, Miriam Abramovay, Verónica Cenitagoya Garín e Lila Cristina Xavier Luz

  1. MÓDULO JUVENTUDES, GÊNERO E SEXUALIDADES (70 horas)

Docentes: Mary Garcia Castro, Lena Fontela Kopl e Franklin Goméz

  1. MÓDULO A ESCOLA E SEUS DESAFIOS (50 horas)

Docentes: Úrsula Zurita, Ana Isabel Peñate Leiva e Pedro Nuñez

  1. MÓDULO WORKSHOPS PARA TRABALHO DE PESQUISA EM GRUPO II (50 horas)
    Docentes: Marisa Feffermann, Miriam Abramovay, Verónica Cenitagoya Garín e Lila Cristina Xavier Luz

As aulas serão ministradas em português e em espanhol, uma vez que as docentes têm nacionalidade em vários países da América Latina tais como: Argentina, Brasil, Cuba, Chile, México, República Dominicana e Uruguai.

A matrícula no curso garante a realização dos referidos módulos com especialistas, de modo síncrono, assim como a participação em dois grupos de pesquisa, em seminários internacionais com especialistas e no Fórum dos Estudos em Ambiente e Sociedade. As atividades mencionadas serão realizadas ao longo dos semestres letivos em que a estudante estiver matriculada.  

OBJETIVOS

Realizar formação destinada a promover reflexões sobre juventudes, violências e convivência escolar, participação, gênero e sexualidade e por final, escola e violências nas escolas, desenvolvendo fundamentos teóricos, metodológicos e éticos quanto aos direitos e à construção da cidadania para uma melhor compreensão do atual universo juvenil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Proporcionar ferramentas conceituais e teóricas que permitam discutir a questão das juventudes e as principais problemáticas que a estas afetam como: as violências e a participação dos jovens no contexto atual, gênero e sexualidade; a violência escolar que incide no clima institucional e na vida dos jovens;
  • Analisar os efeitos que produzem nas juventudes as violências, as relações sociais, destacando construções sobre gênero e a sexualidade, a violência escolar e a vinculação destes temas com a participação e a formação cidadã;
  • Debater a importância de abordagens interdisciplinares para a análise das temáticas de juventudes.
INSCRIÇÕES

 O curso possui um total de 50 vagas disponíveis, sendo que o número mínimo para a realização de uma turma necessita de 30 inscritas. 

3.2 É requisito para inscrição no presente processo de seleção a apresentação de certificado de conclusão de curso de graduação ou documentação comprobatória de conclusão de curso, no ato da matrícula.

3.3 As inscrições serão realizadas, de 24 de maio de 2024 até 31 de julho de 2024, exclusivamente online por meio do link:  https://forms.gle/rcc497KDGXnMDLUGA

3.4 Não será cobrada taxa de inscrição.

3.5 Ao inscrever-se a candidata estará reconhecendo sua aceitação às normas estabelecidas neste Edital.

3.7 A inscrição será confirmada somente após o pagamento do valor total do curso ou da primeira parcela até a data de 02 de agosto de 2024.

3.8 A Flacso Brasil não está obrigada à realização do curso, caso não haja quantidade mínima de inscritos para preenchimento do número mínimo das vagas disponibilizadas.

3.9 No caso de não realização do curso, a estudante receberá a devolução, sem quaisquer descontos, de todo o valor já pago num prazo máximo de 10 (dez) dias úteis.

3.10 Quaisquer casos omissos a este Edital, serão resolvidos pela Comissão de Coordenação do Curso.

DA MATRÍCULA

Para ser considerada matriculada, a estudante deverá: 

  1. Realizar a inscrição por meio de preenchimento de formulário  https://forms.gle/rcc497KDGXnMDLUGA) e pagar o valor total ou a primeira parcela do valor total do curso;
  2. Enviar antes dos início das aulas, os seguintes documentos em formato .pdf ou .jpeg:
    1. Documento de identificação (RG, RNE ou Passaporte, no caso de estrangeiros);
    2. Diploma, certificado ou declaração de conclusão da graduação;
    3. Histórico acadêmico de graduação;
    4. Curriculum vitae ou curriculum lattes 
    5. Contrato assinado (que será enviado após a confirmação do pagamento)

    3. Caso haja ausência de quaisquer etapas ou do envio adequado de quaisquer documentos, a matrícula não será confirmada e a inscrita não poderá frequentar as atividades do curso até a completa adequação das condições exigidas. 

  4. Todas as candidatas inscritas consideradas matriculadas receberão um e-mail de confirmação da secretaria do curso até a data de 02 de agosto de 2024.

CALENDÁRIO

Abertura do Edital

24 de maio de 2024

Período de Inscrições

24 de maio a 31 de julho de 2024

Matrícula

02 a 11 de Agosto de 2024

Início do Curso

19 de Agosto de 2024

Módulo I

  20 ago – 03 set 2024

Módulo II

  9 set -13 dez 2024

Módulo III

  13 jan – 20 mar 2025

Módulo IV

  27 mar – 27 mai 2025

Módulo V

  05 jun – 05 ago 2025

Módulo VI

  11 ago – 15 out 2025

Módulo VII

  22 out – 27 fev/2026

INVESTIMENTO E CONDIÇÕES ESPECIAIS

O investimento total é de R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), podendo ser pago em 15 parcelas de R$ 500,00 (quinhentos reais), em boletos bancários. 

Egressos de outros cursos da Flacso Brasil, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), professores do ensino básico e da rede pública de ensino, estudantes de pedagogia ou pós-graduandos na área de educação, assim como ativistas do campo social e escolar, possuem condições especiais de desconto sobre o valor total do curso e suas parcelas. 

Para os que desejarem pagar o curso à vista, há também condições especiais de pagamento.

Para saber se você se qualifica para estas condições, entre em contato pelo e-mail: juventudes@flacso.org.br 

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE ESPECIALISTA

Para obtenção do título de Especialista em Juventudes: violências e convivência escolar, a estudante deverá: a) cumprir todos os créditos disciplinares previstos na grade curricular, tendo aprovação por frequência e nota igual ou superior a 6,0; b) submeter trabalho individual ou em grupo (até 4 pessoas) ao final do curso, avaliado com nota igual ou superior a 6,0 por comissão de docentes avaliadores. 

Caso deseje obter o certificado com apostilamento de Haia, a estudante também deverá pagar o valor de emissão e envio do diploma (para endereço no Brasil) no valor de USD 222 (duzentos e vinte e dois dólares).

CORPO DOCENTE DO CURSO

Miriam Abramovay

Doutora em Ciências da Educação pela Université de Lyon 2- França- École Doctorale EPIC- Education, Psychologie, Informatión et Communicación, Graduação em Sociologia e Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo em Educação: História, Política, Sociedade, Pesquisadora do Programa de Aprendizagem Socioemocional para crianças e adolescentes do Município de Niterói, Coordenou a Pesquisa “Trajetórias / práticas juvenis em tempos de pandemia Covid 19”. Coordenadora do Programa Estudos sobre Juventudes, Educação e Gênero: Violências e Resiliências da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso). Coordenadora do curso à distância, Juventudes e Educação, 2020, 2022. Autora e co-autora de diversos livros e artigos sobre Juventudes, Violências, Violências nas escolas, Gangues entre outros.

E-mail: m.abramovay@flacso.org.br    Currículo: http://lattes.cnpq.br/0557920878590829

Verónica Cenitagoya Garín

Antropóloga Social pela Universidade do Chile. Pesquisadora e professora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, sede no Chile (Flacso Chile), participando da formulação, implementação e execução de projetos. Atualmente trabalha como coordenadora e pesquisadora da sede da Flacso Chile do projeto “Trajetórias/práticas juvenis em tempos de pandemia de COVID-19” em associação com as sedes da Flacso Brasil México, Cuba, Equador e Argentina. Mestre em Gestão do Desenvolvimento pela FLACSO Chile. Membro da Rede de Equipes de Educação em Direitos Humanos (REEDH).

Autor de trabalhos publicados no Chile e no exterior sobre gênero, juventude, inclusão social e participação cidadã. 

E-mail: veronica.cenitagoya@flacsochile.org   Currículo: http://orcid.org/0000- 0001-8081-4458

Mary Garcia Castro

PhD em Sociologia (Universidade da Flórida); e pós-doutorado em Estudos Culturais (Universidade de Cuny, Centro de Estudos Porto Riquenhos de New York). Pesquisadora Visitante Emérita UERJ/PPCIS/Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Sociais e Gênero-NUDERG, bolsista da FAPERJ/Governo Brasil; Professora aposentada da UFBA. Autora de trabalhos publicados no Brasil e no exterior sobre gênero, juventude, sexualidade, perspectivas feministas e migrações internacionais. Pesquisadora e membro do Conselho Acadêmico da Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales (FLACSO Brasil). Experiência em vários cursos on line; e.g. no primeiro semestre 2022 sobre reprodução social e perspectivas feministas decoloniais no Programa de Pos Graduação da UERJ/PPCIS 

E-mail: castromg@uol.com.br   Currículo: http://lattes.cnpq.br/5471996580293552 e https://orcid.org/0000-0002-4774-3130.

Marisa Feffermann

Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Postdoctora em Investigación en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (CLACSO). Atualmente é pesquisadora do Instituto de Saúde da SES/SP, da Flacso Brasil (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais). Coordenadora do Grupo de Trabalho – Infancia y Juventud: Políticas, Culturas e Instituciones Sociales da CLACSO. Membro / Pesquisadora do Grupo NUPEC-Núcleo de Pesquisas sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NPCA). Docência em ensino a distância (EAD) no Dilplomado de Juvenicídio (Colef) e coordenadora do curso a distância (EAD) Juventude e Saúde Mental. Experiência na área de Pesquisa em Psicologia, com ênfase em Psicologia Educacional e Social e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde mental, juventude, violência, Juvenicídio, tráfico de drogas, Primeiro Comando da Capital – PCC, gangues, educação, violência na escola. Autora do Livro: Vidas Arriscadas: o cotidiano de jovens trabalhadores do tráfico de drogas.

E-mail: mfeffermann@gmail.com      Currículo: http://lattes.cnpq.br/2747575943595275

Ana Paula da Silva

Doutoranda em Educação (IJED/UFF) – membra do grupo de pesquisa do Observatório Jovem da UFF. Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas – FEBF\UERJ. Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo. Pesquisadora do Programa de Estudos e Políticas sobre Juventudes, Educação e Gênero: violências e resistências da Flacso Brasil. Educomunicadora em mídias, educação e comunicação em direitos humanos para adolescentes e jovens desde 2003 em organizações sociais. Jornalista, Pesquisadora e Produtora cultural. Consultora de comunicação na Secretaria Nacional de Juventude pela UNESCO entre os anos de 2014 e 2015. Assistente de coordenação dos cursos à distância, Juventudes e Educação, 2020, 2022.

E-mail: anapaulasilva@flacso.org.br     Currículo: http://lattes.cnpq.br/3726611646079088 e https://orcid.org/0000-0003- 3126-2161

Lila Cristina Xavier Luz

Doutora em Serviço Social (PUC/SP) e Pós-Doutora em Sociologia pela (UNAM-MX). Professora e pesquisadora em dedicação exclusiva na Universidade Federal do Piauí (UFPI-BR). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Criança, Adolescência e Juventude (NUPEC). Tem experiência em ensino remoto na graduação em Serviço Social da UFPI, min e em desenvolvimento de atividades, conferências e cursos de curta duração, no Mestrado em Sociologia.

E-mail: lilaluz@ufpi.edu.br     Currículo: https://orcid.org/0000-0001-7301- 0187

Ana Isabel Peñate Leiva

Investigadora y Profesora Titular. Doctora en Ciencias de la Educación. Máster en Sexualidad y Licenciada en Historia. Diplomada en Pedagogía Universitaria y en Desarrollo Humano Local, Género, Infancia, Salud y Población. Labora en la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-Programa Cuba), adscripta a la Universidad de La Habana (UH), en el área de Desigualdades Sociales y Políticas de Equidad. Coordina el Diplomado Infancias, derechos y vulnerabilidades y la Maestría en Desarrollo Social. Pertenece a la Red de Políticas Sociales de la UH; a la Red Desigualdad y Movilidad Social en América Latina (DEMOSAL) y a la Red Nacional de Investigadores sobre Juventud, donde coordina el Grupo de Trabajo Infancias: modos de interacción, derechos y protección. Está afiliada al Grupo de Trabajo de CLACSO: ¿Qué desarrollo? Diálogo multiactor y multinivel. Coordinó por FLACSO-Programa Cuba el proyecto regional de investigación: Trayectorias y prácticas juveniles en tiempo de pandemia COVID-19.

E-mail: anamaryanabel@gmail.com    Currículo: https://orcid.org/0000-0001-7498-7379

Pedro Núñez

Doctor en Ciencias Sociales (UNGS/IDES), Magíster en Estudios y Políticas de Juventud (Universidad de Lleida, España) y Lic. en Ciencia Política (UBA). Investigador Adjunto del CONICET con sede en el IICSAL, FLACSO – CONICET, docente en la Facultad de Filosofía y Letras (UBA). Se desempeña como Director Académico del Doctorado en Ciencias Sociales de FLACSO. Es co autor del libro Más allá de la crisis. Visión de alumnos y profesores de la escuela secundaria argentina, junto a Inés Dussel y Andrea Brito (Ed. Santillana, 2007), autor de La política en la escuela (La Crujía, 2013) y co- autor, junto a Lucía Litichever, de Radiografías de la experiencia escolar (GEU, 2015). Participó como compilador de los libros Militancias juveniles en la Argentina democrática Trayectorias, espacios y figuras de activismo (Vázquez, Vommaro, Núñez y Blanco, Ed. Bilblos, 2017), Escuela secundaria, convivencia y participación (Núñez, Litichever y Fridman comp. 2019, Eudeba/OEI) y recientemente del libro Estudiar y transitar la secundaria y el nivel superior. Experiencias, decisiones pre y post pandemia junto a Sebastián Fuentes (Homo Sapiens, 2022). Sus investigaciones abordan cuestiones de desigualdades socioeducativas, escuela secundaria, experiencias juveniles, ciudadanía y participación política. Brindó seminarios en distintas maestrías y doctorados en Argentina y otros países y participa de la propuesta de formación de cursos virtuales sobre juventudes y desigualdad de CLACSO y de la iniciativa de Ciudades Educadoras. 

E-mail: pnunez@flacso.org.ar      Currículo: https://orcid.org/0000-0003-2187-253X

Lena Fontela Kopl

Es Licenciada en Ciencias Antropológicas con opción en investigación por la Universidad de la República. Magíster en Derechos Humanos y Democracia por FLACSO México y especialista en procesos políticos y democracia por la misma nstitución. Es candidata a Doctora en Ciencias Sociales de FLACSO Argentina. Sus íneas de investigación están vinculadas con los procesos de institucionalización del derecho a una vida libre de violencia de género. Ha participado en variadas nvestigaciones en su trayecto formativo y laboral. Actualmente es Secretaria Académica de FLACSO Uruguay y la Coordinadora Académica del Programa Género y Cultura de la misma institución. Es docente y de tutoría de tesis, además de ser nvestigadora y coordinadora de diversas consultorías que la institución lleva adelante.

E-mail: lfontela@flacso.edu.uy     Currículo: https://orcid.org/0000-0001-5197-1331

Ursula Zurita Rivera

Doctora en ciencia política por la UNAM. Desde 2004 es profesora-investigadora de tiempo completo de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, sede académica México. Es Coordinadora de la Especialidad en Política y Gestión del Desarrollo Social desde 2015. Fue Coordinadora de la Maestría en Ciencias Sociales de la Flacso México entre 2007 y 2010 y fue responsable del Área de Seguimiento y Evaluación de dicha institución (de 2005 a 2011). Ahí ha participado como docente de los diferentes programas de posgrado de especialidad, maestría y doctorado en sus distintas modalidades así como lo ha hecho en el Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores Monterrey, campus Estado de México, la Universidad de La Salle y la Universidad Pedagógica Nacional Ajusco.

E-mail: uzurita@flacso.edu.mx      Currículo: https://die.udistrital.edu.co/comunidad/ursula_zurita_rivera 

Franklin Gómez

Investigador Social. Estudió Sociología en la Universidad Autónoma de Santo Domingo, posee diploma en Defensoría de Derechos Humanos por INTEC , Género y Protección Humanitaria en Contextos de Desastre por FLACSO RD y es egresado del Panel Consultivo de Juventudes del Fondo de Población de Naciones Unidas.

Forma parte de la Red Latinoamericana de Masculinidades y Juventudes. Ha sido Facilitador sobre género, masculinidades y temas sociales para organizaciones como Children International, Conglomerado de Mujeres del campo CONAMUCA, El Centro de Investigación para la Acción Femenina CIPAF y el Centro Investigación de Género y Familia de la UASD. Ha trabajado en investigaciones para Oxfam Intermón, UNICEF y PNUD.

Dentro de otros cargos ocupados, ha sido Punto Focal Comunitario y de Género para la organización internacional Heartland Alliance y Encargado de Gestión Formativa en la Dirección de Género del Programa Gubernamental Supérate. Actualmente es consultor como Especialista en Formación Social para Flacso y Asistente Técnico en Iniciativas de Masculinidades para el área de Género y Juventudes del UNFPA.

CONTATO

Para maiores informações e dúvidas sobre o Edital e o curso: juventudes@flacso.org.br.

Qualquer outra dúvida entre em contato através do e-mail juventudes@flacso.org.br.

 

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