Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas
Carga horária: 60 horas
Início: dezembro de 2023
Modalidade: a distância
Período: 04 de dezembro a 31 de janeiro
Coordenação Acadêmica: Júlio Chiquetto
Inscrições: Encerradas
A Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas busca oferecer uma visão panorâmica sobre a questão das mudanças climáticas, que já são uma realidade hoje no mundo. Serão abordados os fundamentos científicos das mudanças climáticas, o estado atual da discussão e suas perspectivas futuras e formas de enfrentamento.
A formação é oferecida pelo Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa Flacso Brasil. O Colégio constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades – CSH, orientado à reflexão e análise sobre as condições de produção das desigualdades e seus efeitos nas distintas dimensões da vida social. O Colégio se orienta à reflexão e análise sobre as condições de produção das desigualdades e seus efeitos nas distintas dimensões da vida social, assim como as estratégias de mitigação no contexto global.
Apresentação
A Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas é oferecida pelo Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais, programa FLACSO-Brasil. O Colégio constitui um espaço acadêmico internacional multi e interdisciplinar, especialmente no âmbito das Ciências Sociais e Humanidades – CSH, orientado à reflexão e análise sobre as condições de produção das desigualdades e seus efeitos nas distintas dimensões da vida social. O Colégio se orienta à reflexão e análise sobre as condições de produção das desigualdades e seus efeitos nas distintas dimensões da vida social, assim como as estratégias de mitigação no contexto global.
O objetivo geral da Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas é oferecer aos participantes uma visão panorâmica sobre a questão das mudanças climáticas, que já são uma realidade hoje no mundo. Serão abordados os fundamentos científicos das mudanças climáticas, o estado atual da discussão e suas perspectivas futuras e formas de enfrentamento. Para tanto, desenvolvemos três objetivos específicos, cada qual constituindo um dos módulos do curso.
O primeiro módulo visa apresentar e debater os fundamentos científicos das mudanças climáticas, tratando da base técnica do assunto, trazendo temas como os estudos climáticos, sua história, o efeito estufa e as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Num segundo momento, introduzimos o aluno aos impactos intersetoriais das mudanças climáticas, trazendo uma dimensão humana à discussão ao introduzirmos os conceitos de vulnerabilidade, desastres e injustiça climática.
Num terceiro momento, abordamos as perspectivas futuras sobre o tema: contextualizamos as mudanças climáticas no panorama da política internacional, abordamos as principais formas de enfrentamento, tais como mitigação e adaptação e seus aspectos técnicos (transportes, infraestrutura baseada na natureza, etc.) bem como questões relacionadas à governança climática, tais como planos climáticos e financiamento de ações de combate às mudanças climáticas. Neste módulo também apresentamos o aluno à diversos recursos e plataformas online para obtenção e análise de dados climáticos, e também aqueles relacionados à emissão de GEEs, vulnerabilidade e adaptação.
O quarto e último momento constitui-se de um worskshop na plataforma SEEG, onde aprenderemos a obter dados das emissões de GEE em nível municipal, interpretá-los e elaborar soluções para mitigação e/ou adaptação climática, utilizando a plataforma SEEG soluções, trazendo então um conhecimento aplicado ao repertório do aluno.
Estrutura
Formato: O Curso de Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas se realizará à distância, em modalidade online intensiva. Além de presença virtual em aulas sincrônicas, será esperada e fomentada a participação ativa dos(as) alunos(as) nos fóruns de discussão disponibilizados. A estrutura curricular compreende quatro disciplinas, divididas em 8 sessões de 3 horas cada. As aulas 1 a 7 deverão ser compostas por aproximadamente 2h20 de conteúdos expositivos, seguidas de aproximadamente 40 minutos para dúvidas e discussões, e a aula final, por um worskhop de 3 horas para uso da plataforma SEEG (emissões e soluções) com dados em Excel.
Carga Horária: A carga horária total do curso é de 30 horas, compostas por 24 horas/aula e 6 horas para leituras e produção de trabalho final.
Método de avaliação
O trabalho final do curso poderá ser executado seguintes formas:
1) texto: artigo (individual ou em dupla), ensaio (individual ou em dupla), ou projeto, versará sobre tema à critério do(a) participante, desde que alinhado com os temas do curso (cerca de 10 páginas); ou
2) trabalho: caracterização das emissões de GEE de município ou região escolhida, utilizando dados da plataforma SEEG, com proposta de soluções de mitigação e/ou adaptação pela plataforma SEEG soluções (cerca de 5-10 páginas), individual ou em grupo.
O êxito na condução deste trabalho é pré-requisito para a obtenção do certificado de realização do curso. O diploma da Formação Interdisciplinar em Mudanças Climáticas abate as horas equivalentes ao módulo de Mudanças Climáticas que compõe a Especialização em Ambiente e Sociedade.
Perfil do aluno
Funcionários públicos ligados ao meio ambiente, agricultura e questões urbanas e de planejamento; profissionais de diversas áreas das ciências humanas, exatas e biológicas, tais como biólogos, engenheiros florestais/civis/ambientais/agrícolas, arquitetos/urbanistas, geógrafos, ecologistas, meteorologistas, gestores ambientais e de políticas públicas, sociólogos e outros profissionais e assessores de secretarias; estudantes, pesquisadores, professores das áreas mencionadas acima. Além disso, os conteúdos também têm apelo especial a líderes de comunidades, ativistas políticos e ambientais, divulgadores e comunicadores científicos. O aluno deverá comprovar que têm graduação em alguma área (qualquer área), pois constitui-se em um módulo da especialização em Ambiente e Sociedade.
Docente
Júlio Chiquetto – Currículo Lattes
Pesquisador de pós-doutorado pelo Departamento de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH /USP). Tem pós-doutorado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), no Centro de Síntese USP Cidades Globais. Doutor e mestre em Geografia Física USP. Graduado em Geografia pela mesma universidade. Tem experiência na área de Poluição do Ar e Climatologia.
Cronograma
Aula 1 |
04/12 |
1.1 Conceitos básicos de climatologia |
Aula 2 |
06/12 |
1.2 Variabilidade Climática e Efeito Estufa |
Aula 3 |
07/12 |
2.1 Eventos extremos e impactos intersetoriais |
Aula 4 |
11/12 |
2.2 Vulnerabilidade e injustiça climática |
Aula 5 |
13/12 |
3.1 Mudanças climáticas, política internacional e o IPCC |
Aula 6 |
14/12 |
3.2 Mitigação, energias renováveis e inventários de emissões de GEE |
Aula 7 |
18/12 |
3.3 Adaptação climática, governança e planos climáticos |
Aula 8 |
20/12 |
3.4 Workshop plataforma SEEG |
Final |
31/01 |
Entrega do trabalho final |
Horários
Período: 17 de julho a 14 de agosto de 2023.
Datas: Segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, horário de Brasília.
Conteúdo
Seminário 1 – Fundamentação científicas das mudanças climáticas [6 horas] Fundamentação científica das mudanças climáticas; Climatologia; elementos climáticos; escalas espaçotemporais do clima; climas do Brasil; fatores geográficos do clima; circulação e sistemas atmosféricos; mudanças climáticas; paleoclimatologia e variabilidade climática; efeito estufa; gases de efeito estufa; emissão e poluentes do ar; modelos climáticos; história dos estudos do clima; previsão climática.
Seminário 2 – Impactos intersetoriais das mudanças climáticas [6 horas] Impactos e evidências das mudanças climáticas; mecanismos de retroalimentação; ecossistemas; geleiras, nível do mar e oceanos; precipitação e eventos extremos; atribuição climática; vulnerabilidade; custos financeiros das mudanças climáticas; clima e saúde; recursos hídricos; desertificação e savanização; agricultura e segurança alimentar; migrações climáticas; injustiça climática; riscos e desastres climáticos na América Latina; desigualdade e emissões per capita.
Seminário 3 – Perspectivas futuras: como enfrentar a crise climática [12 horas] Acordos climáticos e colaboração internacional; COPS, relatórios do IPCC; mercados de carbono, captura e armazenamento de carbono; transição energética e energias renováveis; mitigação, adaptação e resiliência; inventários de emissões de GEE; infraestrutura verde; planos e governança climática; financiamento climático; planejamento urbano, mobilidade e transportes; cobenefícios; aquisição de dados e plataformas com recursos para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Investimento
Investimento: R$ 600,00 (à vista)
Formas de pagamento: PayPal, Pix ou transferência bancária
Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails ambiente.sociedade@flacso.org.br ou posgraduacao@flacso.org.br
Entre em contato
Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!
flacsobr@flacso.org.br
secretaria.academica@flacso.org.br
+55 61 2020 3390
Nossos endereços
Brasília (Sede)
SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil
São Paulo
Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP: 01039-903, São Paulo (SP), Brasil