A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) apresenta a chamada para a turma 2023 da Especialização e Curso Internacional em Cultura e Educação. O curso virtual pretende contribuir com a formação de produtores culturais, artistas, professores e profissionais da educação básica e do ensino superior, e demais interessados em qualificação nas áreas da cultura e da educação.

As certificações da Especialização em Cultura e Educação são realizadas pela Secretaria Geral da FLACSO (Costa Rica).

Este projeto pertence ao núcleo Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade.

COORDENAÇÃO GERAL
Renata Montechiare (FLACSO-Brasil)

COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
Karen Kristien (FLACSO-Brasil)

Duração: 16 meses

Início: março de 2023

Modalidade: virtual

Coordenação: Renata Montechiare

Inscrições: Abertas

}

360 horas/aula

Especialização em Cultura e Educação

APRESENTAÇÃO

A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) apresenta a chamada 2023 do curso de Formação Especialização em Cultura e Educação. 

Será oferecido curso a distância, via internet, através da Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil (Moodle). As atividades serão assíncronas, de modo que os estudantes possam acessar aulas, atividades, vídeos e demais materiais nos dias, horários e locais de acordo com sua disponibilidade, dentro do cronograma previsto. Terão acompanhamento e interação continuadas. 

A especialização em Cultura e Educação busca atender às demandas de formação continuada dos trabalhadores das áreas da cultura e da educação, de modo integrado e intersetorial. De acordo com a procura por qualificação profissional do setor cultural e educacional, a Flacso tem em vista o atendimento de perfis variados de profissionais, de gestores universitários a professores da educação básica, de educadores populares a pesquisadores e artistas. Pretende-se convidar os participantes a conhecer o panorama conceitual e empírico sobre as práticas culturais e educativas no Brasil e na América Latina, e aprofundar estes debates. 

A Flacso é um organismo internacional, autônomo e de natureza intergovernamental, fundado em 1957, e regulamentado pelo Governo Brasileiro através  de Acordo e Convênio de Sede, por decisão do Congresso Nacional do Brasil. Na qualidade de organização internacional, gozando de autonomia para tanto, seus cursos são regidos por normas próprias do seu Sistema, que por sua natureza, ressalvado interesse específico da organização, não se submete a regramento específico dos países membros.

O certificado internacional de Especialista em Cultura e Educação será outorgado pela Secretaria Geral da Flacso, com sede na Costa Rica. 

REQUISITOS

A inscrição para o Curso de Formação Especialização em Cultura e Educação solicitará de cada candidato/a:  

  • Formulário de inscrição disponível no site da Flacso Brasil; 
  • Pagamento dos valores descritos na ficha de inscrição;  
  • Documento nacional de identificação ou passaporte (para estrangeiros);  
  • Comprovante de escolaridade (diploma de graduação e histórico escolar em nível superior completo);  
  • Currículo Lattes ou Vitae.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet. Os estudantes receberão confirmação por e-mail, após analisados os documentos submetidos, com as devidas orientações para a matrícula e pagamento. 

Para participação no curso, o estudante deverá ter acesso à internet banda larga em equipamento com versão atualizada do navegador, leitor de PDF e arquivos multimídia.

OBJETIVOS

O curso de Formação Especialização em Cultura e Educação tem como objetivo a produção de conhecimento acerca das metodologias e conteúdos intersetoriais dos campos da cultura e da educação para a promoção da diversidade cultural. Pretende fornecer ferramentas de análise, pesquisa e intervenção para a prática pedagógica nas escolas, universidades, equipamentos, instituições e organizações culturais e sociais, abordando de modo interdisciplinar as dimensões das linguagens artísticas, das manifestações e expressões da cultura popular, da gestão cultural e especialmente os desafios e interfaces do trabalho da cultura em conjunto com a educação. A intenção é formar profissionais oriundos dos diversos segmentos da cultura e da educação das diferentes regiões do Brasil, comprometidos com a prática cidadã.

PÚBLICO ENVOLVIDO

Destinado a professores e profissionais da educação básica, professores universitários, educadores e pesquisadores populares, gestores de cultura de organizações sociais e de órgãos públicos, conselheiros de cultura, movimentos sociais, visitadores dos programas de assistência social, integrantes dos comitês de educação integral, artistas e demais profissionais interessados na temática cultural, educacional e social.

O curso é direcionado à participação dos candidatos com perfil acima descrito e com formação superior diversa.

PERÍODO

As aulas terão início em MARÇO de 2023 e conclusão prevista para AGOSTO de 2024, prazo final para entrega do Trabalho de Conclusão do Curso.

BOLSA DE ESTUDOS

A Unidade Acadêmica do Brasil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil informa a abertura do processo seletivo de bolsas de estudos para a Especialização em Cultura e Educação, referente à turma 2023, com início no 1o semestre, no mês de Março.

As inscrições das(os) CANDIDATAS(OS) interessados em participar do processo seletivo de bolsas de estudos devem ser remetidas exclusivamente por meio do formulário eletrônico até o dia 27 de janeiro de 2023.

Leia as condições para inscrição, documentação necessária, critérios, cronogramas e mais informações por meio do EDITAL FLACSO 002/2023 – PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE ESTUDOS DA TURMA 04 – ESPECIALIZAÇÃO EM CULTURA E EDUCAÇÃO.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDOS

ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso de Formação Especialização em Cultura e Educação terá duração de 18 meses, carga-horária de 360h, com início em março de 2023 e finalização em agosto de 2024, e está dividido em dois eixos centrais de pesquisa: 

Eixo de pesquisa: Cultura e Práticas Sociais 

Analisa os processos de produção, circulação e recepção da cultura através de seus sistemas de valores e símbolos, linguagens artísticas e as relações entre memória, sociedade, identidade e diferença. Propõe uma reflexão sobre as formas de expressão e suas interfaces com disciplinas correlatas como educação, sociologia, antropologia e artes. 

Eixo de pesquisa: Projetos e Políticas em Cultura e Educação 

Prevê o debate em torno destes conceitos quando aplicados às práticas desenvolvidas nos territórios geográficos e virtuais. Tem como objetivo central conhecer, analisar e difundir políticas, programas, projetos e iniciativas conduzidas por governos com a participação da sociedade civil em torno do diálogo entre cultura e educação, compreendendo seus limites e os avanços possíveis.

Trabalho de Conclusão Do Curso (TCC)

O trabalho final de conclusão do curso poderá ser desenvolvido na forma de artigo acadêmico, projeto artístico-pedagógico ou projeto de pesquisa, garantindo os créditos necessários à obtenção do diploma internacional de pós-graduação lato-sensu, nível especialização.

MÓDULOS E AULAS

O curso dispõe da seguinte estrutura curricular:

Módulo 1: Cultura, Educação e Cidadania
Carga horária total: 40h

  • Diversidade, Identidade e Diferença;
  • Cultura e Educação para os Direitos Humanos;
  • Geografia cultural, cotidiano e território;
  • Políticas de infância e juventude.

Módulo 2: Educação Integral
Carga horária total: 50h

  • Políticas públicas em educação e cultura no Brasil;
  • Cidade Educadora;
  • Educação Integral;
  • Ensino e aprendizagem das artes no currículo escolar.

Módulo 3: Arte, Cultura e Comunicação no Brasil
Carga horária total: 50h

  • Arte, linguagem e sociedade;
  • Arte e Educação;
  • Interface arte e educação: criatividade e experimentação;
  • Comunicação, uso de mídias e cultura digital.

Módulo 4: Gestão e Produção Cultural
Carga horária total: 40h

  • Políticas Culturais;
  • Pensar e planejar projetos;
  • Economia da cultura.

Metodologia (Carga horária total: 40h)

Desenvolvimento de TCC (Carga horária total: 70h)

Disciplinas Optativas

OP 1. Estudos decoloniais – Carga horária: 20h

OP 2. Cultura, educação e desenvolvimento sustentável – Carga horária: 20h

OP 3. Ferramentas para a gestão de projetos – Carga horária: 20h

OP 4. Patrimônio cultural, memória e sociedade – Carga horária: 20h

OP 5. Estratégias de fomento em ações culturais e educativas – Carga horária: 20h

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

As aulas do curso de Especialização em Cultura e Educação serão oferecidas pelos professores do corpo docente, com base nos seguintes recursos do ensino à distância:  

  • Videoaulas;  
  • Aulas Escritas; 
  • Podcasts;  
  • Indicação de texto de leitura principal e complementar;  
  • Fóruns de Debates;  
  • Encontros Síncronos; 
  • Atividades de Acompanhamento e Aprendizagem; 
  • Atividades Avaliativas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obtenção da titulação de Especialista em Cultura e Educação, o estudante deverá obrigatoriamente realizar a leitura das aulas escritas e do texto de leitura principal, assistir às videoaulas e participar dos fóruns propostos. Também deverá cumprir as atividades de aprendizagem e de avaliação referentes a cada etapa acadêmica. 

A participação dos estudantes será acompanhada pela Flacso Brasil. 

Ao longo do curso serão oferecidas atividades de acompanhamento da aprendizagem. A cada fim de módulo, os estudantes terão uma atividade avaliativa, e ao final do curso, deverão entregar trabalho de conclusão que poderá ser na forma de artigo acadêmico, projeto artístico-pedagógico ou projeto de pesquisa.  

Relatórios quantitativos e qualitativos de acompanhamento do acesso e participação no curso serão gerados pelo sistema administrador da Plataforma de Educação Virtual e pela equipe acadêmica da Flacso Brasil e poderão ser emitidos junto com o histórico parcial de cada estudante.

CRONOGRAMA

Cronograma Geral

Inscrições  14 de janeiro a 17 de março de 2023
Início do curso  27 de março de 2023
Aulas  Março de 2023 a agosto de 2024
Módulo 1  Abril e junho de 2023
Módulo 2  Junho a agosto de 2023
Módulo 3  Agosto a outubro de 2023
Módulo 4  Outubro a dezembro de 2023
Metodologia   Março a abril de 2024
Trabalho de Conclusão do Curso  Maio a julho de 2024
Conclusão do curso  Agosto de 2024

As datas poderão eventualmente sofrer alterações. Neste caso, os estudantes serão previamente comunicados.

INVESTIMENTO

De 14 a 31 de janeiro de 2023:
R$ 4.500,00, pagamento à vista no Pix ou transferência bancária
R$ 4.500,00 parcelados em até 10x no PayPal

De 01 de fevereiro a 17 de março de 2023:
R$ 5.100,00 pagamento à vista no Pix ou transferência bancária
R$ 6.000,00 parcelados em até 10x no PayPal

Consultas: culturaeeducacao@flacso.org.br

Matricule-se aqui

Regimento interno da Especialização em Cultura e Educação

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Quem pode participar da especialização? 

O curso está destinado a professores e profissionais da educação básica, professores universitários, educadores e pesquisadores populares, gestores de cultura de organizações sociais, gestores públicos de cultura, conselheiros de cultura, integrantes de movimentos sociais, visitadores dos programas de assistência social, integrantes dos comitês de educação integral, artistas e demais profissionais interessados na temática cultural, educacional e social. 

A seleção para o Curso de Especialização em Cultura e Educação solicitará de cada candidato/a:

  • Documento nacional de identificação ou passaporte (em caso de estrangeiros);
  • Diploma de graduação em nível superior completo.

O envio da documentação acima descrita e a inscrição é realizada pelo sistema de inscrição da Flacso Brasil.

O diploma de especialista só poderá ser emitido aos participantes possuidores do título de graduação.

  • O que devo fazer para me inscrever? 

Para se inscrever, preencha o formulário que pode ser acessado no sistema de inscrição da Flacso Brasil. As inscrições permanecerão abertas até 17 de março de 2023. 

  • Como confirmar se estou inscrito/a? 

Os inscritos podem acompanhar a situação de sua inscrição pelo cadastro no sistema de inscrição da Flacso Brasil.

  • Quando começam e quando terminam as aulas? 

As aulas terão início em março de 2023 e conclusão prevista para agosto de 2024, prazo final para entrega do trabalho de conclusão do curso. 

  • Como terei acesso às aulas? 

Todos os estudantes inscritos receberão instruções necessárias para acessar as aulas, bibliografias, vídeos e atividades na Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil. 

  • É fácil usar a Plataforma de Educação Virtual da Flacso? 

O acesso à Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil é simples e amigável. Os estudantes serão acompanhados pela Flacso Brasil e poderão solicitar ajuda à coordenação acadêmica do curso. 

  • O que devo fazer para obter o diploma de especialista em Cultura e Educação? 

Para obter o diploma internacional de especialista em Cultura e Educação da Flacso, o estudante deverá completar todos os créditos do curso e apresentar o trabalho final. Além disso, o mesmo deverá pagar os custos de emissão do diploma internacional, pois estes não estão inclusos no valor da inscrição. 

  • Qual o valor da taxa de emissão do diploma internacional (diplomação)? 

O diploma internacional de especialista em Cultura e Educação será emitido pela Secretaria Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Anualmente, a Secretaria Geral da Flacso publica o valor atualizado do diploma, sempre em dólares. Os valores são corrigidos anualmente e variam em torno de US$ 200,00, incluindo custos de envio de documentos entre Brasil e Costa Rica. Os custos de emissão do diploma internacional não estão inclusos no valor da inscrição e deverão ser pagos ao final do curso. 

  • Como poderei solicitar o diploma após a conclusão do curso?

Os diplomas são emitidos pela Secretaria-Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Um conjunto de documentos pessoais e relativos ao curso é entregue pelo/a estudante na secretaria de cada programa docente ou enviada diretamente à Secretaria Acadêmica da Flacso no Brasil, de acordo com a organização e coordenação de cada curso. O trâmite para a emissão de diplomas junto com o histórico de notas custa USD 200,00* (duzentos dólares).

  • Como serão as avaliações da especialização? 

Durante o curso, os estudantes terão atividades a respeito do tema de cada um dos módulos. E ao final do curso, deverão apresentar trabalho de conclusão. A aprovação nos módulos ao longo do curso e a entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC) são exigências obrigatórias para a obtenção do diploma de especialista.

 

  • Qual é o custo da especialização? 

De 14 a 31 de janeiro de 2023:

R$ 4.500,00, pagamento à vista no Pix ou transferência bancária

R$ 4.500,00 parcelados em até 10x no PayPal

 

De 01 de fevereiro a 17 de março de 2023:

R$ 5.100,00 pagamento à vista no Pix ou transferência bancária

R$ 6.000,00 parcelados em até 10x no PayPal

 

-Nestes valores não estão inclusos os custos referentes a diplomação. 

  • Como poderei efetuar o pagamento? 

O pagamento deverá ser efetuado via PayPal, Pix ou transferência bancária de acordo com a modalidade de pagamento escolhida no ato da inscrição.

 

  • O curso disponibiliza bolsas de estudo? 

Sim. Para a turma que iniciará em março de 2023 serão disponibilizadas três (03) bolsas de estudos custeadas pela Flacso para cursar a Especialização em Cultura e Educação. Para a candidatura as pessoas interessadas devem preencher os requisitos e se inscrever no processo seletivo próprio. Mais detalhes no site da especialização. 

  • Quando acontece o próximo processo seletivo para a especialização?

A abertura de inscrições tem periodicidade anual e está vinculada a avaliação institucional.

Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails culturaeeducacao@flacso.org.br ou posgraduacao@flacso.org.br

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Brasília (sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

flacsobr@flacso.org.br

Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier, nº 524, 12º andar, sala 12.111, CEP: 20.550-013, Rio de Janeiro (RJ), Brasil

secretaria.academica@ flacso.org.br

São Paulo

Avenida Ipiranga, nº 1.071, sala 608, República CEP: 01.039-903, São Paulo (SP), Brasil