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A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) apresenta a chamada para a Especialização em Cultura e Educação, para ingresso no 2º semestre de 2025. O curso virtual pretende contribuir com a formação de produtores culturais, artistas, professores e profissionais da educação básica e do ensino superior, e demais interessados em qualificação nas áreas da cultura e da educação.

Este curso pertence ao programa Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade.

COORDENAÇÃO GERAL
Renata Montechiare (Flacso Brasil)

Duração: até 15 meses

Carga horária: 360 horas

Modalidade: virtual (síncrono e assíncrono)

Início: agosto de 2025

Inscrições: até 31 de julho

Coordenação: Dra. Renata Montechiare

APRESENTAÇÃO

As inscrições para a Especialização em Cultura e Educação estarão abertas de 7 de julho a 31 de julho de 2025. O curso, com início previsto em 18 de agosto de 2025, é oferecido pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil. O curso é destinado a professores e profissionais da educação básica, professores universitários, educadores e pesquisadores populares, gestores de cultura de organizações sociais e de órgãos públicos, conselheiros de cultura, movimentos sociais, integrantes dos comitês de educação integral, artistas e demais profissionais interessados na temática cultural, educacional e social.

A Flacso é um organismo internacional, autônomo e de natureza intergovernamental, fundado em 1957 e regulamentado pelo Governo Brasileiro por meio de Acordo e Convênio de Sede aprovados pelo Congresso Nacional. Ao final do curso, o/a estudante receberá um Diploma Internacional de Especialização Lato Sensu, emitido pela Secretaria Geral da Flacso (sediada na Costa Rica), além do Certificado de Especialista reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil, conforme Portaria SERES/MEC nº 701, de 9 de dezembro de 2024.

REQUISITOS

A inscrição para o Curso de Formação Especialização em Cultura e Educação solicitará de cada candidato/a:  

  • Formulário de inscrição disponível no site da Flacso Brasil; 
  • Pagamento dos valores descritos na ficha de inscrição;  
  • Documento nacional de identificação ou passaporte (para estrangeiros);  
  • Comprovante de escolaridade (diploma de graduação e histórico escolar em nível superior completo);  
  • Currículo Lattes ou Vitae.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet. Os estudantes receberão confirmação por e-mail, após analisados os documentos submetidos, com as devidas orientações para a matrícula e pagamento. 

Para participação no curso, o estudante deverá ter acesso à internet banda larga em equipamento com versão atualizada do navegador, leitor de PDF e arquivos multimídia.

OBJETIVOS

Geral

O Curso de Especialização em Cultura e Educação tem como objetivo a produção de conhecimento acerca das metodologias e conteúdos intersetoriais dos campos da cultura e da educação para a promoção da diversidade cultural. Pretende fornecer ferramentas de análise, pesquisa e intervenção para a prática pedagógica nas escolas, universidades, equipamentos, instituições e organizações culturais e sociais, abordando de modo interdisciplinar as dimensões das linguagens artísticas, das manifestações e expressões da cultura popular, da gestão cultural e especialmente os desafios e interfaces do trabalho da cultura em conjunto com a educação. A intenção é formar profissionais oriundos dos diversos segmentos da cultura e da educação das diferentes regiões do Brasil e América Latina, comprometidos com a prática cidadã.

Específicos

  • compreender o cenário educacional e cultural contemporâneos;
  • conhecer as principais referências em termos de histórico, políticas públicas e debates acadêmicos sobre os tópicos e ementas elencados;
  • fornecer elementos conceituais e históricos sobre a relação entre cultura, educação, desigualdades e políticas públicas;
  • qualificar os estudantes para a proposição de projetos e iniciativas que aproxime e vincule o campo cultural e artístico em escolas, universidades e demais espaços educativos;
  • promover reflexões e análises sobre interculturalidade e multiculturalismo e seus componentes nas políticas públicas contemporâneas;
  • compreender o conceito a a aplicação da educação integral no Brasil;
  • discutir boas práticas do trabalho intersetorial entre educação e cultura no Brasil e no exterior;
  • oferecer orientação adequada à formulação de projetos artístico-pedagógicos, projetos de pesquisa e artigos acadêmicos que reflitam sobre abordagens em cultura e educação.

Os/as estudantes formados na Especialização deverão:

  • compreender o papel das políticas públicas na produção cultural nacional e na oferta de educação básica e superior no país;
  • ser capazes de intervir no desenho, formulação e implementação de políticas públicas a partir da intersetorialidade;
  • ser capazes de analisar criticamente o cenário para proposição de projetos e ações em cultura e educação.
PÚBLICO ENVOLVIDO

Destinado a professores e profissionais da educação básica, professores universitários, educadores e pesquisadores populares, gestores de cultura de organizações sociais e de órgãos públicos, conselheiros de cultura, movimentos sociais, visitadores dos programas de assistência social, integrantes dos comitês de educação integral, artistas e demais profissionais interessados na temática cultural, educacional e social.

O curso é direcionado à participação dos candidatos com perfil acima descrito e com formação superior diversa.

PERÍODO

As aulas terão início em agosto de 2025 e conclusão prevista em novembro de 2026, prazo final para entrega do Trabalho de Conclusão do Curso.

ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso de Especialização em Cultura e Educação terá duração mínima de 12 meses e máxima de 15 meses, carga horária de 360h, com início em agosto de 2025 e finalização em novembro de 2026, e está dividido em dois eixos centrais de pesquisa: 

Eixo de pesquisa: Cultura e Práticas Sociais 

Analisa os processos de produção, circulação e recepção da cultura através de seus sistemas de valores e símbolos, linguagens artísticas e as relações entre memória, sociedade, identidade e diferença. Propõe uma reflexão sobre as formas de expressão e suas interfaces com disciplinas correlatas como educação, sociologia, antropologia e artes. 

Eixo de pesquisa: Projetos e Políticas em Cultura e Educação 

Prevê o debate em torno destes conceitos quando aplicados às práticas desenvolvidas nos territórios geográficos e virtuais. Tem como objetivo central conhecer, analisar e difundir políticas, programas, projetos e iniciativas conduzidas por governos com a participação da sociedade civil em torno do diálogo entre cultura e educação, compreendendo seus limites e os avanços possíveis.

Trabalho de Conclusão Do Curso (TCC)

O trabalho final de conclusão do curso poderá ser desenvolvido na forma de artigo acadêmico, projeto artístico-pedagógico ou projeto de pesquisa, garantindo os créditos necessários à obtenção do diploma internacional de pós-graduação lato-sensu, nível especialização.

MÓDULOS E AULAS

O curso dispõe da seguinte estrutura curricular:

Módulo 1: Cultura, Educação e Cidadania
Carga horária total: 40h

  • Diversidade, Identidade e Diferença;
  • Cultura e Educação para os Direitos Humanos;
  • Geografia cultural, cotidiano e território;
  • Políticas de infância e juventude.

Módulo 2: Educação Integral
Carga horária total: 50h

  • Políticas públicas em educação e cultura no Brasil;
  • Cidade Educadora;
  • Educação Integral;
  • Ensino e aprendizagem das artes no currículo escolar.

Módulo 3: Arte, Cultura e Comunicação no Brasil
Carga horária total: 50h

  • Arte, linguagem e sociedade;
  • Arte e Educação;
  • Interface arte e educação: criatividade e experimentação;
  • Comunicação, uso de mídias e cultura digital.

Módulo 4: Gestão e Produção Cultural
Carga horária total: 40h

  • Políticas Culturais;
  • Pensar e planejar projetos;
  • Economia da cultura.

Metodologia (Carga horária total: 40h)

Desenvolvimento de TCC (Carga horária total: 70h)

 

Disciplinas Optativas

OP 1. Estudos decoloniais – Carga horária: 20h

OP 2. Cultura, educação e desenvolvimento sustentável – Carga horária: 20h

OP 3. Ferramentas para a gestão de projetos – Carga horária: 20h

OP 4. Patrimônio cultural, memória e sociedade – Carga horária: 20h

OP 5. Estratégias de fomento em ações culturais e educativas – Carga horária: 20h

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

As aulas do curso de Especialização em Cultura e Educação serão oferecidas pelos professores do corpo docente, com base nos seguintes recursos do ensino à distância:  

  • Videoaulas;  
  • Aulas Escritas; 
  • Podcasts;  
  • Indicação de texto de leitura principal e complementar;  
  • Fóruns de Debates;  
  • Encontros Síncronos; 
  • Atividades de Acompanhamento e Aprendizagem; 
  • Atividades Avaliativas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para obtenção da titulação de Especialista em Cultura e Educação, o estudante deverá obrigatoriamente realizar a leitura das aulas escritas e do texto de leitura principal, assistir às videoaulas e participar dos fóruns propostos. Também deverá cumprir as atividades de aprendizagem e de avaliação referentes a cada etapa acadêmica. 

A participação dos estudantes será acompanhada pela Flacso Brasil. 

Ao longo do curso serão oferecidas atividades de acompanhamento da aprendizagem. A cada fim de módulo, os estudantes terão uma atividade avaliativa, e ao final do curso, deverão entregar trabalho de conclusão que poderá ser na forma de artigo acadêmico, projeto artístico-pedagógico ou projeto de pesquisa.  

Relatórios quantitativos e qualitativos de acompanhamento do acesso e participação no curso serão gerados pelo sistema administrador da Plataforma de Educação Virtual e pela equipe acadêmica da Flacso Brasil e poderão ser emitidos junto com o histórico parcial de cada estudante.

CRONOGRAMA

Evento

Data

Período de Inscrições

07/07/2025 a 31/07/2025

Confirmação de matrícula

Até 18/08/2025

Início do Curso

18/08/2025

Mod.1 Cultura, educação e cidadania

18/07/2025 a 12/10/2025

Mod. 2 Educação Integral

20/10/2025 a 14/12/2025

Mod. 3 Arte, cultura e comunicação no Brasil

12/01/2026 a 15/03/2026

Mod. 4 Gestão e produção cultural

30/03/2026 a 24/05/2026

Metodologia (concomitante e intervalado)

06/10/2025 a 21/06/2026

Tópicos Especiais I (concomitante e intervalado)

20/10/2025 a 14/12/2025

Tópicos Especiais II (concomitante e intervalado)

12/01/2026 a 15/03/2026

Desenvolvimento orientado de TCC

22/06/2026 a 16/08/2026

Prazo final para encerramento do curso

Até novembro de 2026

INVESTIMENTO

O investimento total no curso é de R$ 7.000,00 (sete mil reais), com possibilidade de pagamento em até 13 (treze) parcelas de R$ 538,46 (quinhentos e trinta e oito reais e quarenta e seis centavos), por meio de cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.

Para os que desejarem pagar o curso à vista, há condições especiais de pagamento.

Estudantes que optarem pelo pagamento à vista poderão usufruir de condições especiais, conforme critérios estabelecidos pela coordenação do curso.

Para estudantes estrangeiros/as, o pagamento deverá ser realizado via PayPal, com a conversão do valor total ou das parcelas para dólares americanos (USD), conforme a cotação vigente no momento da transação. As instruções detalhadas para pagamento internacional serão enviadas por e-mail após a confirmação da inscrição.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa que finaliza o processo formativo e é voltado para consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, de forma coerente e alinhada tanto às necessidades e experiências profissionais como à realidade local de cada aluno.

O desenvolvimento do TCC é acompanhado pela coordenação acadêmica e por docentes orientadores que auxiliam os alunos na construção de um artigo acadêmico, um projeto artístico-pedagógico ou um projeto de pesquisa.

Orientadores
Equipe Docente: Renata Montechiare
Docentes Convidados: Liana Castro, Mara Pereira e Claudio Barría Mancilla.

Trabalhos

 

Turma de 2019

Amanda Marqui
TRABALHO: Etnografia com crianças indígenas: relatos de pesquisas nas escolas Guarani Mbya e Baniwa
FORMATO: Artigo

Ana Cristina Dias
TRABALHO: ARMATRUX-histórias de uma coautoria entre a criação e a gestão cultural
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Andréa Martins de Carvalho
TRABALHO: Arte como contágio: Artivismo, interculturalidade e educação na performance “Contagiar”
FORMATO: Artigo

Anelise de Souza Timm
TRABALHO: Nossas origens, nossas histórias: dialogando sobre cultura afro-brasileira e gênero
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Beatriz Lindenberg
TRABALHO: Encontro de gerações
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Carina Gomes de Souza
TRABALHO: Educação patrimonial: reflexão sobre patrimônio cultural nas escolas nas municipais
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Cássia Cristina Aguiar Janeiro
TRABALHO: O uso do soft power (poder suave) como ferramenta na educação e na cultura
FORMATO: Artigo

Caterina Gabriella Galiotto Piloto
TRABALHO: Trilha cultural
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Gleiber Cesar de Oliveira
TRABALHO: Cidades imaginadas: cultura, cidades criativas e desenvolvimento local: uma trajetória de experiências.
FORMATO: Artigo

Jocelino Pessoa de Oliveira
TRABALHO: Branquitude e artes visuais: um pacto contemporâneo
FORMATO: Artigo

Julia Araújo Ferreira da Silva
TRABALHO: Cinema como pedagogia transgressora: debatendo gênero e sexualidade nas escolas
FORMATO: Artigo

Lara Beck Belov
TRABALHO: Filmes entre terra e mar- experiências de audiovisual comunitário em vilas pesqueiras a partir da análise do projeto cinema e sal
FORMATO: Artigo

Larissa Batista Dionisio dos Santos
TRABALHO: Linguagem audiovisual e diálogos interculturais na América Latina: relato de experiência na produção da série “Eleitas: mulheres na política”
FORMATO: Artigo

Leonardo Vitor Gadêlha do Nascimento
TRABALHO: Oficina de fotografia e memória
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Luciana Silveira Bitello
TRABALHO: Lendas e canções: fragmentos da memória oral brasileira
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Rayla Silva da Costa
TRABALHO: Escola Parque Anísio teixeira em residência artística
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Rina Fontenele Cunha
TRABALHO: Para além do artista e da arte mediação cultural afetando as coisas mediadas
FORMATO: Artigo


Turma de 2020

Rui Gonçalves Souza
TRABALHO: A mediação cultural e artística em prol da experiência estética do espectador em cidades onde se localizam os campi do IF Sudeste MG
FORMATO: Artigo

Ananda Casanova
TRABALHO: O que podemos aprender com as águas poluídas
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Antônio Henrique de Paula Lopes Brandão
TRABALHO: É na rua que arte e samba se encontram: desfilando com as camisetas do bloco simpatia é quase amor
FORMATO: Artigo

Bárbara Batista
TRABALHO: Articulações entre educação, cultura e comunidade na construção de escolas antirracistas
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Beatriz Alves Torres Rabello
TRABALHO: Memória e transformação social: o caso da academia juvenil da orquestra petrobras sinfônica
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Beatriz Salomão Gimene
TRABALHO: A luta contra as caixinhas
FORMATO: Artigo

Camila Lopes Corrêa da Costa
TRABALHO: Direitos culturais nas universidades: diferentes caminhos para sua concretização
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Camila Rodrigues
TRABALHO: Alvorecer: montagem teatral com pessoas acima de 60 anos
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Carolina Carret Höfs
TRABALHO: Criando cenas
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Carolina de Oliveira Vieira
TRABALHO: O ensino de francês a partir de uma perspectiva de(s)colonial: investigando possibilidades, desafios e perspectivas
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Daniela Ferreira Nunes
TRABALHO: Pontos de cultura cidade olímpica: um edital coletivo e uma saída numa sinuca de bico
FORMATO: Artigo

Débora Rebel e Carvalho
TRABALHO: Experimentando a cidade através de práticas artísticas: a fotografia como recurso didático de reconhecimento de lugar
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Débora Sales Almeida de Oliveira
TRABALHO: A língua inglesa como ferramenta para uma educação decolonial e intercultural
FORMATO: Artigo

Elaine Cristina Corrêa Dutra
TRABALHO: A importância da educação patrimonial como instrumento de preservação e difusão do ofício dos mestres de capoeira no maranhão
FORMATO: Artigo

Fabio Augusto Cerqueira
TRABALHO: Investigações e proposições acerca de indicadores culturais para as instituições públicas de ensino superior brasileiras
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Ingrid Marcela de Matos Taveira
TRABALHO: Construção de estranhas figuras: um projeto artístico-pedagógico com máscaras cômicas e populares
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Ivânia Maria Carneiro Vieira
TRABALHO: O tear da vida – memórias, educomunicação e lutas das mulheres AMARN
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Júlia Gasparetto Camargo Soares de Azevedo
TRABALHO: As experiências educativas de jovens estudantes de escola pública que se deslocam para o plano piloto
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Larissa Roberta Pereira
TRABALHO: A história que me falta: memória e ancestralidade construindo as bases para uma educação antirracista
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Lorena Pinto Coelho Silva
TRABALHO: Você tem fome de quê? Um projeto de leitura e afeto no mundo corporativo
FORMATO: Artigo

Luciana Alves de Freitas
TRABALHO: A cultura popular na educação física escolar: desdobramentos de práticas afrodiaspóricas
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Luiza Moura Bravin
TRABALHO: Fazendo arte: construção coletiva e compartilhada de saberes no processo de ensino e aprendizagem das Artes Visuais
FORMATO: Artigo

Nathan Santos Rolim
TRABALHO: Projeto Cultural “Sem Memórias, Não há História”
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Pedro Marroig Barreto
TRABALHO: Modernização, racismo estrutural e Indústria cultural: pilares históricos do Brasil como nação e o efeito político do cinema
FORMATO: Artigo

Raísa Lima Oliveira
TRABALHO: O papel da Comissão Julgadora no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac)
FORMATO: Artigo

Rayssa Ávila do Valle
TRABALHO: Proposições para a convivência escolar: uma abordagem da diversidade cultural
FORMATO: Artigo

Rodolfo Alves de Macêdo
TRABALHO: Educação e pandemia de Covid-19: um olhar sobre as desigualdades educacionais
FORMATO: Artigo

Tatiana Tabak
TRABALHO: A moral da história: A relevância da contação de histórias como ferramenta para aprender e ensinar no século XXI
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Thamiris Vaz Rodrigues Alves
TRABALHO: As bambas, As mulheres que constroem o samba
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Valéria Martins
TRABALHO: Escuta aí: possibilidades educativas a partir da rádio escolar
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Vítor Gonzaga dos Santos
TRABALHO: A produção de videoclipes e a imagem de negros e negras periféricos: entre valorização e deturpação
FORMATO: Artigo

Wagner Humberto Durães de Oliveira
TRABALHO: O forró, do Brasil para o mundo: patrimônio e identidade
FORMATO: Artigo

Wanderson dos Santos Silva
TRABALHO: Fórum Permanente da Música de São Luís- ma: um relato de experiência
FORMATO: Artigo


Turma de 2021

Adriana Virgínia do Nascimento Mendes
TRABALHO: Kalunga Sonora: arte sacra afro-diaspórica como ferramenta educativa
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Ariane Carvalho da Cruz
TRABALHO: A relação entre o racismo ambiental e o epistemicídio e seu impacto nas comunidades tradicionais no vale do ribeira
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Charles de Oliveira
TRABALHO: Arte/cidade – nuvens: escuta, identidade e expressão artística nos CEUs de São Paulo
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Clara Morbach Gaby
TRABALHO: Conhecimento tradicional: conceito, evolução e relevância da proteção jurídica (artigo)
FORMATO: Artigo

Daniel Fernandes de Figueiredo Silva
TRABALHO: Apagando incêndios: um estudo sobre os desafios encontrados pela gestão do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (2020-2022)
FORMATO: Artigo

Daniele Souza da Silva
TRABALHO: O papel das políticas públicas na ampliação da diversidade cultural na cidade de Novo Hamburgo – RS
FORMATO: Artigo

Danilo Espindola Catalano
TRABALHO: La enseñanza del español para el brasileño conocer a Latinoamérica
FORMATO: Artigo

Douglas Silva Santos
TRABALHO: O vetor cultural no ensino e aprendizagem de matemática
FORMATO: Artigo

Eduarda Pinheiro Machado Soares
TRABALHO: Diálogo como princípio e questões étnico-raciais: um relato de experiência da prática docente
FORMATO: Artigo

Elisa Giannella
TRABALHO: Oficinas de musicalização através do asalato
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Elizabethe Cristina Fagundes de Souza
TRABALHO: Trilhas para reconhecimento e preservação do SUS como patrimônio cultural brasileiro
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Eveline Souza Xavier
TRABALHO: Comida Contada – memórias e ancestralidades na cultura alimentar do Quilombo Caxambu de Rio Piracicaba
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico

Gabriel Gaziero
TRABALHO: A escola pública e a democratização da cultura: reflexões acerca do papel cultural da escola em pequenos municípios
FORMATO: Artigo

Jéssica Rezende Corrêa de Sá
TRABALHO: A arte e a cultura como tecnologias de promoção de vida em tempos de morte
FORMATO: Artigo

Jorge Galdino Santana
TRABALHO: Projeto Cultural “CARAVELAS – DE UMA CIDADE COLONIAL CONSERVADORA À UMA CIDADE HISTÓRICA EDUCADORA”
FORMATO: Projeto Artístico-Pedagógico

José Henrique Becker
TRABALHO: Manifestações tradicionais caiçaras em Ubatuba, litoral Norte/SP: origens, ameaças e salvaguarda.
FORMATO: Artigo

Larissa da Silva Lopes
TRABALHO: A questão do ensino da história indígena no Brasil
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Luanda Moraes Ferreira de Oliveira
TRABALHO: Um olhar decolonial sobre a cinematografia hegemônica na educação não formal para jovens quilombolas
FORMATO: Projeto Artístico-Pedagógico

Maíra Oliveira Alves
TRABALHO: Prazer sexual e corporeidades viscerais
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Manuel Enrique Bruit Peña
TRABALHO: Selk’nam: ritualidade, corporalidade e violência
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Marcos Martorano Guedes
TRABALHO: O papel da cultura e sua representação nas redes sociais
FORMATO: Artigo

Marilêne Auxiliadora Marinho
TRABALHO: Um ofício de cidadão: educação patrimonial e exercício da cidadania
FORMATO: Artigo

Nuára da Frota Visitin
TRABALHO: Arte e Artesanato – um breve panorama histórico sobre essa fissura e a tentativa de sutura por duas artistas têxteis
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Rayane da Silva Soares
TRABALHO: A importância do terceiro setor no processo de fortalecimento da identidade negra por meio de ações socioculturais
FORMATO: Artigo

Roseli Gonçalves da Rocha
TRABALHO: A difícil trajetória de consolidação de políticas públicas de  cultura: o caso do programa Agente Comunitário de Cultura – SMC/SP
FORMATO: Projeto de Pesquisa

Thatiana Lopes
TRABALHO: Play Festival – Plataforma livre de acesso às artes – formação e residência artística, mobilidade social e difusão cultural
FORMATO: Artigo

Thais Lima dos Reis
TRABALHO: A difícil trajetória de consolidação de políticas públicas de  cultura: o caso do programa Agente Comunitário de Cultura – SMC/SP
FORMATO: Projeto de Pesquisa

PERGUNTAS FREQUENTES
  • Quem pode participar da especialização? 

O curso está destinado a professores e profissionais da educação básica, professores universitários, educadores e pesquisadores populares, gestores de cultura de organizações sociais, gestores públicos de cultura, conselheiros de cultura, integrantes de movimentos sociais, visitadores dos programas de assistência social, integrantes dos comitês de educação integral, artistas e demais profissionais interessados na temática cultural, educacional e social. 

A seleção para o Curso de Especialização em Cultura e Educação solicitará de cada candidato/a:

  • Documento nacional de identificação ou passaporte (em caso de estrangeiros);
  • Diploma de graduação em nível superior completo.

O envio da documentação acima descrita e a inscrição é realizada pelo link: https://forms.gle/ki6pFkFRw2nxJD1Q9

O diploma de especialista só poderá ser emitido aos participantes possuidores do título de graduação.

  • O que devo fazer para me inscrever? 

Para se inscrever, preencha o formulário que pode ser acessado no link https://forms.gle/ki6pFkFRw2nxJD1Q9. As inscrições permanecerão abertas até  31 de julho de 2025. 

  • Como confirmar se estou inscrito/a? 

A confirmação da matrícula será enviada por e-mail ao/à candidato/a após a conferência da documentação e da confirmação de pagamento.

A matrícula será cancelada a qualquer época caso seja constatado o uso de documentos e/ou informações falsas ou fraudulentas. Nesse caso, não haverá reembolso dos valores pagos.

A inscrição somente será validada mediante o pagamento do valor integral do curso ou da primeira parcela até 31 de julho de 2025.

  • Quando começam e quando terminam as aulas? 

As aulas terão início em agosto de 2025 e conclusão prevista para novembro de 2026, prazo final para entrega do trabalho de conclusão do curso. 

  • Como terei acesso às aulas? 

Todos os estudantes inscritos receberão instruções necessárias para acessar as aulas, bibliografias, vídeos e atividades na Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil. 

  • É fácil usar a Plataforma de Educação Virtual da Flacso? 

O acesso à Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil é simples e amigável. Os estudantes serão acompanhados pela Flacso Brasil e poderão solicitar ajuda à coordenação acadêmica do curso. 

  • O que devo fazer para obter o diploma de especialista em Cultura e Educação? 

Para obter o diploma internacional de especialista em Cultura e Educação da Flacso, o estudante deverá completar todos os créditos do curso e apresentar o trabalho final. Além disso, o mesmo deverá pagar os custos de emissão do diploma internacional, pois estes não estão inclusos no valor da inscrição. 

  • Como serão as avaliações da especialização? 

Durante o curso, os estudantes terão atividades a respeito do tema de cada um dos módulos. E ao final do curso, deverão apresentar trabalho de conclusão. A aprovação nos módulos ao longo do curso e a entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC) são exigências obrigatórias para a obtenção do diploma de especialista.

  • Qual é o custo da especialização? 

O investimento total no curso é de R$ 7.000,00 (sete mil reais), com possibilidade de pagamento em até 13 (treze) parcelas de R$ 538,46 (quinhentos e trinta e oito reais e quarenta e seis centavos), por meio de cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.

Para os que desejarem pagar o curso à vista, há condições especiais de pagamento.

Estudantes que optarem pelo pagamento à vista poderão usufruir de condições especiais, conforme critérios estabelecidos pela coordenação do curso.

Para estudantes estrangeiros/as, o pagamento deverá ser realizado via PayPal, com a conversão do valor total ou das parcelas para dólares americanos (USD), conforme a cotação vigente no momento da transação. As instruções detalhadas para pagamento internacional serão enviadas por e-mail após a confirmação da inscrição.

  • Como poderei efetuar o pagamento? 

O pagamento deverá ser efetuado meio de cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.

  • Quando acontece o próximo processo seletivo para a especialização?

A abertura de inscrições tem periodicidade anual e está vinculada a avaliação institucional.

CONTATO

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