Especialização em Cultura e Educação
A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) apresenta a chamada para a turma 2023 da Especialização e Curso Internacional em Cultura e Educação. O curso virtual pretende contribuir com a formação de produtores culturais, artistas, professores e profissionais da educação básica e do ensino superior, e demais interessados em qualificação nas áreas da cultura e da educação.
As certificações da Especialização em Cultura e Educação são realizadas pela Secretaria Geral da FLACSO (Costa Rica).
Este projeto pertence ao núcleo Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade.
COORDENAÇÃO GERAL
Renata Montechiare (FLACSO-Brasil)
COORDENAÇÃO ACADÊMICA:
Karen Kristien (FLACSO-Brasil)
Duração: 16 meses
Início: março de 2023
Modalidade: virtual
Coordenação: Renata Montechiare
Inscrições: Encerradas
360 horas/aula
Especialização em Cultura e Educação
APRESENTAÇÃO
A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) apresenta a chamada 2023 do curso de Formação Especialização em Cultura e Educação.
Será oferecido curso a distância, via internet, através da Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil (Moodle). As atividades serão assíncronas, de modo que os estudantes possam acessar aulas, atividades, vídeos e demais materiais nos dias, horários e locais de acordo com sua disponibilidade, dentro do cronograma previsto. Terão acompanhamento e interação continuadas.
A especialização em Cultura e Educação busca atender às demandas de formação continuada dos trabalhadores das áreas da cultura e da educação, de modo integrado e intersetorial. De acordo com a procura por qualificação profissional do setor cultural e educacional, a Flacso tem em vista o atendimento de perfis variados de profissionais, de gestores universitários a professores da educação básica, de educadores populares a pesquisadores e artistas. Pretende-se convidar os participantes a conhecer o panorama conceitual e empírico sobre as práticas culturais e educativas no Brasil e na América Latina, e aprofundar estes debates.
A Flacso é um organismo internacional, autônomo e de natureza intergovernamental, fundado em 1957, e regulamentado pelo Governo Brasileiro através de Acordo e Convênio de Sede, por decisão do Congresso Nacional do Brasil. Na qualidade de organização internacional, gozando de autonomia para tanto, seus cursos são regidos por normas próprias do seu Sistema, que por sua natureza, ressalvado interesse específico da organização, não se submete a regramento específico dos países membros.
O certificado internacional de Especialista em Cultura e Educação será outorgado pela Secretaria Geral da Flacso, com sede na Costa Rica.
REQUISITOS
A inscrição para o Curso de Formação Especialização em Cultura e Educação solicitará de cada candidato/a:
- Formulário de inscrição disponível no site da Flacso Brasil;
- Pagamento dos valores descritos na ficha de inscrição;
- Documento nacional de identificação ou passaporte (para estrangeiros);
- Comprovante de escolaridade (diploma de graduação e histórico escolar em nível superior completo);
- Currículo Lattes ou Vitae.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet. Os estudantes receberão confirmação por e-mail, após analisados os documentos submetidos, com as devidas orientações para a matrícula e pagamento.
Para participação no curso, o estudante deverá ter acesso à internet banda larga em equipamento com versão atualizada do navegador, leitor de PDF e arquivos multimídia.
OBJETIVOS
O curso de Formação Especialização em Cultura e Educação tem como objetivo a produção de conhecimento acerca das metodologias e conteúdos intersetoriais dos campos da cultura e da educação para a promoção da diversidade cultural. Pretende fornecer ferramentas de análise, pesquisa e intervenção para a prática pedagógica nas escolas, universidades, equipamentos, instituições e organizações culturais e sociais, abordando de modo interdisciplinar as dimensões das linguagens artísticas, das manifestações e expressões da cultura popular, da gestão cultural e especialmente os desafios e interfaces do trabalho da cultura em conjunto com a educação. A intenção é formar profissionais oriundos dos diversos segmentos da cultura e da educação das diferentes regiões do Brasil, comprometidos com a prática cidadã.
PÚBLICO ENVOLVIDO
Destinado a professores e profissionais da educação básica, professores universitários, educadores e pesquisadores populares, gestores de cultura de organizações sociais e de órgãos públicos, conselheiros de cultura, movimentos sociais, visitadores dos programas de assistência social, integrantes dos comitês de educação integral, artistas e demais profissionais interessados na temática cultural, educacional e social.
O curso é direcionado à participação dos candidatos com perfil acima descrito e com formação superior diversa.
PERÍODO
As aulas terão início em MARÇO de 2023 e conclusão prevista para AGOSTO de 2024, prazo final para entrega do Trabalho de Conclusão do Curso.
BOLSA DE ESTUDOS
A Unidade Acadêmica do Brasil da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil informa a abertura do processo seletivo de bolsas de estudos para a Especialização em Cultura e Educação, referente à turma 2023, com início no 1o semestre, no mês de Março.
As inscrições das(os) CANDIDATAS(OS) interessados em participar do processo seletivo de bolsas de estudos devem ser remetidas exclusivamente por meio do formulário eletrônico até o dia 27 de janeiro de 2023.
Leia as condições para inscrição, documentação necessária, critérios, cronogramas e mais informações por meio do EDITAL FLACSO 002/2023 – PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE ESTUDOS DA TURMA 04 – ESPECIALIZAÇÃO EM CULTURA E EDUCAÇÃO.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DAS BOLSAS DE ESTUDOS
ESTRUTURA CURRICULAR
O Curso de Formação Especialização em Cultura e Educação terá duração de 18 meses, carga-horária de 360h, com início em março de 2023 e finalização em agosto de 2024, e está dividido em dois eixos centrais de pesquisa:
Eixo de pesquisa: Cultura e Práticas Sociais
Analisa os processos de produção, circulação e recepção da cultura através de seus sistemas de valores e símbolos, linguagens artísticas e as relações entre memória, sociedade, identidade e diferença. Propõe uma reflexão sobre as formas de expressão e suas interfaces com disciplinas correlatas como educação, sociologia, antropologia e artes.
Eixo de pesquisa: Projetos e Políticas em Cultura e Educação
Prevê o debate em torno destes conceitos quando aplicados às práticas desenvolvidas nos territórios geográficos e virtuais. Tem como objetivo central conhecer, analisar e difundir políticas, programas, projetos e iniciativas conduzidas por governos com a participação da sociedade civil em torno do diálogo entre cultura e educação, compreendendo seus limites e os avanços possíveis.
Trabalho de Conclusão Do Curso (TCC)
O trabalho final de conclusão do curso poderá ser desenvolvido na forma de artigo acadêmico, projeto artístico-pedagógico ou projeto de pesquisa, garantindo os créditos necessários à obtenção do diploma internacional de pós-graduação lato-sensu, nível especialização.
MÓDULOS E AULAS
O curso dispõe da seguinte estrutura curricular:
Módulo 1: Cultura, Educação e Cidadania
Carga horária total: 40h
- Diversidade, Identidade e Diferença;
- Cultura e Educação para os Direitos Humanos;
- Geografia cultural, cotidiano e território;
- Políticas de infância e juventude.
Módulo 2: Educação Integral
Carga horária total: 50h
- Políticas públicas em educação e cultura no Brasil;
- Cidade Educadora;
- Educação Integral;
- Ensino e aprendizagem das artes no currículo escolar.
Módulo 3: Arte, Cultura e Comunicação no Brasil
Carga horária total: 50h
- Arte, linguagem e sociedade;
- Arte e Educação;
- Interface arte e educação: criatividade e experimentação;
- Comunicação, uso de mídias e cultura digital.
Módulo 4: Gestão e Produção Cultural
Carga horária total: 40h
- Políticas Culturais;
- Pensar e planejar projetos;
- Economia da cultura.
Metodologia (Carga horária total: 40h)
Desenvolvimento de TCC (Carga horária total: 70h)
Disciplinas Optativas
OP 1. Estudos decoloniais – Carga horária: 20h
OP 2. Cultura, educação e desenvolvimento sustentável – Carga horária: 20h
OP 3. Ferramentas para a gestão de projetos – Carga horária: 20h
OP 4. Patrimônio cultural, memória e sociedade – Carga horária: 20h
OP 5. Estratégias de fomento em ações culturais e educativas – Carga horária: 20h
EQUIPE DOCENTE
Adriana Veloso | Alexandre Barbalho | Eliane Costa | Eloiza Gurgel Pires |
Flávio Aniceto | Gesuína Leclerc | Ícaro Vidal | Juliana Lopes |
Lia Calabre | Luana Vilutis | Luz Stella Rodríguez Cáceres |
Mara Pereira |
Márcio Sousa | Maria de Nazaré Zenaide |
Maria do Pilar Lacerda |
Marisa S. Mello |
Marjorie Botelho | Mônica Hoff | Renata Montechiare |
Daniele Pereira Canedo |
Bruno César Brulon Soares |
Colaboradoras
Silvana Bahia | Alyne Costa | Karen Kristien |
A equipe docente poderá sofrer modificações.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
As aulas do curso de Especialização em Cultura e Educação serão oferecidas pelos professores do corpo docente, com base nos seguintes recursos do ensino à distância:
- Videoaulas;
- Aulas Escritas;
- Podcasts;
- Indicação de texto de leitura principal e complementar;
- Fóruns de Debates;
- Encontros Síncronos;
- Atividades de Acompanhamento e Aprendizagem;
- Atividades Avaliativas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Para obtenção da titulação de Especialista em Cultura e Educação, o estudante deverá obrigatoriamente realizar a leitura das aulas escritas e do texto de leitura principal, assistir às videoaulas e participar dos fóruns propostos. Também deverá cumprir as atividades de aprendizagem e de avaliação referentes a cada etapa acadêmica.
A participação dos estudantes será acompanhada pela Flacso Brasil.
Ao longo do curso serão oferecidas atividades de acompanhamento da aprendizagem. A cada fim de módulo, os estudantes terão uma atividade avaliativa, e ao final do curso, deverão entregar trabalho de conclusão que poderá ser na forma de artigo acadêmico, projeto artístico-pedagógico ou projeto de pesquisa.
Relatórios quantitativos e qualitativos de acompanhamento do acesso e participação no curso serão gerados pelo sistema administrador da Plataforma de Educação Virtual e pela equipe acadêmica da Flacso Brasil e poderão ser emitidos junto com o histórico parcial de cada estudante.
CRONOGRAMA
Cronograma Geral
Inscrições | 14 de janeiro a 23 de março de 2023 |
Início do curso | 27 de março de 2023 |
Aulas | Março de 2023 a agosto de 2024 |
Módulo 1 | Abril e junho de 2023 |
Módulo 2 | Junho a agosto de 2023 |
Módulo 3 | Agosto a outubro de 2023 |
Módulo 4 | Outubro a dezembro de 2023 |
Metodologia | Março a abril de 2024 |
Trabalho de Conclusão do Curso | Maio a julho de 2024 |
Conclusão do curso | Agosto de 2024 |
As datas poderão eventualmente sofrer alterações. Neste caso, os estudantes serão previamente comunicados.
INVESTIMENTO
De 14 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023:
R$ 4.500,00, pagamento à vista no Pix ou transferência bancária
R$ 4.500,00 parcelados em até 10x no PayPal
De 18 de fevereiro a 17 de março de 2023:
R$ 5.100,00 pagamento à vista no Pix ou transferência bancária
R$ 6.000,00 parcelados em até 10x no PayPal
Consultas: culturaeeducacao@flacso.org.br
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma etapa que finaliza o processo formativo e é voltado para consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, de forma coerente e alinhada tanto às necessidades e experiências profissionais como à realidade local de cada aluno.
O desenvolvimento do TCC é acompanhado pela coordenação acadêmica e por docentes orientadores que auxiliam os alunos na construção de um artigo acadêmico, um projeto artístico-pedagógico ou um projeto de pesquisa.
Orientadores
Equipe Docente: Renata Montechiare e Karen Kristien.
Docentes Convidados: Liana Castro, Mara Pereira e Claudio Barría Mancilla.
Trabalhos
Turma de 2019
Amanda Marqui
TRABALHO: Etnografia com crianças indígenas: relatos de pesquisas nas escolas Guarani Mbya e Baniwa
FORMATO: Artigo
Ana Cristina Dias
TRABALHO: ARMATRUX-histórias de uma coautoria entre a criação e a gestão cultural
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Andréa Martins de Carvalho
TRABALHO: Arte como contágio: Artivismo, interculturalidade e educação na performance “Contagiar”
FORMATO: Artigo
Anelise de Souza Timm
TRABALHO: Nossas origens, nossas histórias: dialogando sobre cultura afro-brasileira e gênero
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Beatriz Lindenberg
TRABALHO: Encontro de gerações
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Carina Gomes de Souza
TRABALHO: Educação patrimonial: reflexão sobre patrimônio cultural nas escolas nas municipais
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Cássia Cristina Aguiar Janeiro
TRABALHO: O uso do soft power (poder suave) como ferramenta na educação e na cultura
FORMATO: Artigo
Caterina Gabriella Galiotto Piloto
TRABALHO: Trilha cultural
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Gleiber Cesar de Oliveira
TRABALHO: Cidades imaginadas: cultura, cidades criativas e desenvolvimento local: uma trajetória de experiências.
FORMATO: Artigo
Jocelino Pessoa de Oliveira
TRABALHO: Branquitude e artes visuais: um pacto contemporâneo
FORMATO: Artigo
Julia Araújo Ferreira da Silva
TRABALHO: Cinema como pedagogia transgressora: debatendo gênero e sexualidade nas escolas
FORMATO: Artigo
Lara Beck Belov
TRABALHO: Filmes entre terra e mar- experiências de audiovisual comunitário em vilas pesqueiras a partir da análise do projeto cinema e sal
FORMATO: Artigo
Larissa Batista Dionisio dos Santos
TRABALHO: Linguagem audiovisual e diálogos interculturais na América Latina: relato de experiência na produção da série “Eleitas: mulheres na política”
FORMATO: Artigo
Leonardo Vitor Gadêlha do Nascimento
TRABALHO: Oficina de fotografia e memória
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Luciana Silveira Bitello
TRABALHO: Lendas e canções: fragmentos da memória oral brasileira
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Rayla Silva da Costa
TRABALHO: Escola Parque Anísio teixeira em residência artística
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Rina Fontenele Cunha
TRABALHO: Para além do artista e da arte mediação cultural afetando as coisas mediadas
FORMATO: Artigo
Turma de 2020
Rui Gonçalves Souza
TRABALHO: A mediação cultural e artística em prol da experiência estética do espectador em cidades onde se localizam os campi do IF Sudeste MG
FORMATO: Artigo
Ananda Casanova
TRABALHO: O que podemos aprender com as águas poluídas
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Antônio Henrique de Paula Lopes Brandão
TRABALHO: É na rua que arte e samba se encontram: desfilando com as camisetas do bloco simpatia é quase amor
FORMATO: Artigo
Bárbara Batista
TRABALHO: Articulações entre educação, cultura e comunidade na construção de escolas antirracistas
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Beatriz Alves Torres Rabello
TRABALHO: Memória e transformação social: o caso da academia juvenil da orquestra petrobras sinfônica
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Beatriz Salomão Gimene
TRABALHO: A luta contra as caixinhas
FORMATO: Artigo
Camila Lopes Corrêa da Costa
TRABALHO: Direitos culturais nas universidades: diferentes caminhos para sua concretização
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Camila Rodrigues
TRABALHO: Alvorecer: montagem teatral com pessoas acima de 60 anos
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Carolina Carret Höfs
TRABALHO: Criando cenas
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Carolina de Oliveira Vieira
TRABALHO: O ensino de francês a partir de uma perspectiva de(s)colonial: investigando possibilidades, desafios e perspectivas
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Daniela Ferreira Nunes
TRABALHO: Pontos de cultura cidade olímpica: um edital coletivo e uma saída numa sinuca de bico
FORMATO: Artigo
Débora Rebel e Carvalho
TRABALHO: Experimentando a cidade através de práticas artísticas: a fotografia como recurso didático de reconhecimento de lugar
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Débora Sales Almeida de Oliveira
TRABALHO: A língua inglesa como ferramenta para uma educação decolonial e intercultural
FORMATO: Artigo
Elaine Cristina Corrêa Dutra
TRABALHO: A importância da educação patrimonial como instrumento de preservação e difusão do ofício dos mestres de capoeira no maranhão
FORMATO: Artigo
Fabio Augusto Cerqueira
TRABALHO: Investigações e proposições acerca de indicadores culturais para as instituições públicas de ensino superior brasileiras
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Ingrid Marcela de Matos Taveira
TRABALHO: Construção de estranhas figuras: um projeto artístico-pedagógico com máscaras cômicas e populares
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Ivânia Maria Carneiro Vieira
TRABALHO: O tear da vida – memórias, educomunicação e lutas das mulheres AMARN
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Júlia Gasparetto Camargo Soares de Azevedo
TRABALHO: As experiências educativas de jovens estudantes de escola pública que se deslocam para o plano piloto
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Larissa Roberta Pereira
TRABALHO: A história que me falta: memória e ancestralidade construindo as bases para uma educação antirracista
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Lorena Pinto Coelho Silva
TRABALHO: Você tem fome de quê? Um projeto de leitura e afeto no mundo corporativo
FORMATO: Artigo
Luciana Alves de Freitas
TRABALHO: A cultura popular na educação física escolar: desdobramentos de práticas afrodiaspóricas
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Luiza Moura Bravin
TRABALHO: Fazendo arte: construção coletiva e compartilhada de saberes no processo de ensino e aprendizagem das Artes Visuais
FORMATO: Artigo
Nathan Santos Rolim
TRABALHO: Projeto Cultural “Sem Memórias, Não há História”
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Pedro Marroig Barreto
TRABALHO: Modernização, racismo estrutural e Indústria cultural: pilares históricos do Brasil como nação e o efeito político do cinema
FORMATO: Artigo
Raísa Lima Oliveira
TRABALHO: O papel da Comissão Julgadora no Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac)
FORMATO: Artigo
Rayssa Ávila do Valle
TRABALHO: Proposições para a convivência escolar: uma abordagem da diversidade cultural
FORMATO: Artigo
Rodolfo Alves de Macêdo
TRABALHO: Educação e pandemia de Covid-19: um olhar sobre as desigualdades educacionais
FORMATO: Artigo
Tatiana Tabak
TRABALHO: A moral da história: A relevância da contação de histórias como ferramenta para aprender e ensinar no século XXI
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Thamiris Vaz Rodrigues Alves
TRABALHO: As bambas, As mulheres que constroem o samba
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Valéria Martins
TRABALHO: Escuta aí: possibilidades educativas a partir da rádio escolar
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Vítor Gonzaga dos Santos
TRABALHO: A produção de videoclipes e a imagem de negros e negras periféricos: entre valorização e deturpação
FORMATO: Artigo
Wagner Humberto Durães de Oliveira
TRABALHO: O forró, do Brasil para o mundo: patrimônio e identidade
FORMATO: Artigo
Wanderson dos Santos Silva
TRABALHO: Fórum Permanente da Música de São Luís- ma: um relato de experiência
FORMATO: Artigo
Turma de 2021
Adriana Virgínia do Nascimento Mendes
TRABALHO: Kalunga Sonora: arte sacra afro-diaspórica como ferramenta educativa
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Ariane Carvalho da Cruz
TRABALHO: A relação entre o racismo ambiental e o epistemicídio e seu impacto nas comunidades tradicionais no vale do ribeira
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Charles de Oliveira
TRABALHO: Arte/cidade – nuvens: escuta, identidade e expressão artística nos CEUs de São Paulo
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Clara Morbach Gaby
TRABALHO: Conhecimento tradicional: conceito, evolução e relevância da proteção jurídica (artigo)
FORMATO: Artigo
Daniel Fernandes de Figueiredo Silva
TRABALHO: Apagando incêndios: um estudo sobre os desafios encontrados pela gestão do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (2020-2022)
FORMATO: Artigo
Daniele Souza da Silva
TRABALHO: O papel das políticas públicas na ampliação da diversidade cultural na cidade de Novo Hamburgo – RS
FORMATO: Artigo
Danilo Espindola Catalano
TRABALHO: La enseñanza del español para el brasileño conocer a Latinoamérica
FORMATO: Artigo
Douglas Silva Santos
TRABALHO: O vetor cultural no ensino e aprendizagem de matemática
FORMATO: Artigo
Eduarda Pinheiro Machado Soares
TRABALHO: Diálogo como princípio e questões étnico-raciais: um relato de experiência da prática docente
FORMATO: Artigo
Elisa Giannella
TRABALHO: Oficinas de musicalização através do asalato
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Elizabethe Cristina Fagundes de Souza
TRABALHO: Trilhas para reconhecimento e preservação do SUS como patrimônio cultural brasileiro
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Eveline Souza Xavier
TRABALHO: Comida Contada – memórias e ancestralidades na cultura alimentar do Quilombo Caxambu de Rio Piracicaba
FORMATO: Projeto Artístico-pedagógico
Gabriel Gaziero
TRABALHO: A escola pública e a democratização da cultura: reflexões acerca do papel cultural da escola em pequenos municípios
FORMATO: Artigo
Jéssica Rezende Corrêa de Sá
TRABALHO: A arte e a cultura como tecnologias de promoção de vida em tempos de morte
FORMATO: Artigo
Jorge Galdino Santana
TRABALHO: Projeto Cultural “CARAVELAS – DE UMA CIDADE COLONIAL CONSERVADORA À UMA CIDADE HISTÓRICA EDUCADORA”
FORMATO: Projeto Artístico-Pedagógico
José Henrique Becker
TRABALHO: Manifestações tradicionais caiçaras em Ubatuba, litoral Norte/SP: origens, ameaças e salvaguarda.
FORMATO: Artigo
Larissa da Silva Lopes
TRABALHO: A questão do ensino da história indígena no Brasil
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Luanda Moraes Ferreira de Oliveira
TRABALHO: Um olhar decolonial sobre a cinematografia hegemônica na educação não formal para jovens quilombolas
FORMATO: Projeto Artístico-Pedagógico
Maíra Oliveira Alves
TRABALHO: Prazer sexual e corporeidades viscerais
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Manuel Enrique Bruit Peña
TRABALHO: Selk’nam: ritualidade, corporalidade e violência
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Marcos Martorano Guedes
TRABALHO: O papel da cultura e sua representação nas redes sociais
FORMATO: Artigo
Marilêne Auxiliadora Marinho
TRABALHO: Um ofício de cidadão: educação patrimonial e exercício da cidadania
FORMATO: Artigo
Nuára da Frota Visitin
TRABALHO: Arte e Artesanato – um breve panorama histórico sobre essa fissura e a tentativa de sutura por duas artistas têxteis
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Rayane da Silva Soares
TRABALHO: A importância do terceiro setor no processo de fortalecimento da identidade negra por meio de ações socioculturais
FORMATO: Artigo
Roseli Gonçalves da Rocha
TRABALHO: A difícil trajetória de consolidação de políticas públicas de cultura: o caso do programa Agente Comunitário de Cultura – SMC/SP
FORMATO: Projeto de Pesquisa
Thatiana Lopes
TRABALHO: Play Festival – Plataforma livre de acesso às artes – formação e residência artística, mobilidade social e difusão cultural
FORMATO: Artigo
Thais Lima dos Reis
TRABALHO: A difícil trajetória de consolidação de políticas públicas de cultura: o caso do programa Agente Comunitário de Cultura – SMC/SP
FORMATO: Projeto de Pesquisa
PERGUNTAS FREQUENTES
- Quem pode participar da especialização?
O curso está destinado a professores e profissionais da educação básica, professores universitários, educadores e pesquisadores populares, gestores de cultura de organizações sociais, gestores públicos de cultura, conselheiros de cultura, integrantes de movimentos sociais, visitadores dos programas de assistência social, integrantes dos comitês de educação integral, artistas e demais profissionais interessados na temática cultural, educacional e social.
A seleção para o Curso de Especialização em Cultura e Educação solicitará de cada candidato/a:
- Documento nacional de identificação ou passaporte (em caso de estrangeiros);
- Diploma de graduação em nível superior completo.
O envio da documentação acima descrita e a inscrição é realizada pelo sistema de inscrição da Flacso Brasil.
O diploma de especialista só poderá ser emitido aos participantes possuidores do título de graduação.
- O que devo fazer para me inscrever?
Para se inscrever, preencha o formulário que pode ser acessado no sistema de inscrição da Flacso Brasil. As inscrições permanecerão abertas até 17 de março de 2023.
- Como confirmar se estou inscrito/a?
Os inscritos podem acompanhar a situação de sua inscrição pelo cadastro no sistema de inscrição da Flacso Brasil.
- Quando começam e quando terminam as aulas?
As aulas terão início em março de 2023 e conclusão prevista para agosto de 2024, prazo final para entrega do trabalho de conclusão do curso.
- Como terei acesso às aulas?
Todos os estudantes inscritos receberão instruções necessárias para acessar as aulas, bibliografias, vídeos e atividades na Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil.
- É fácil usar a Plataforma de Educação Virtual da Flacso?
O acesso à Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil é simples e amigável. Os estudantes serão acompanhados pela Flacso Brasil e poderão solicitar ajuda à coordenação acadêmica do curso.
- O que devo fazer para obter o diploma de especialista em Cultura e Educação?
Para obter o diploma internacional de especialista em Cultura e Educação da Flacso, o estudante deverá completar todos os créditos do curso e apresentar o trabalho final. Além disso, o mesmo deverá pagar os custos de emissão do diploma internacional, pois estes não estão inclusos no valor da inscrição.
- Qual o valor da taxa de emissão do diploma internacional (diplomação)?
O diploma internacional de especialista em Cultura e Educação será emitido pela Secretaria Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Anualmente, a Secretaria Geral da Flacso publica o valor atualizado do diploma, sempre em dólares. Os valores são corrigidos anualmente e variam em torno de US$ 200,00, incluindo custos de envio de documentos entre Brasil e Costa Rica. Os custos de emissão do diploma internacional não estão inclusos no valor da inscrição e deverão ser pagos ao final do curso.
- Como poderei solicitar o diploma após a conclusão do curso?
Os diplomas são emitidos pela Secretaria-Geral da Flacso, localizada na Costa Rica. Um conjunto de documentos pessoais e relativos ao curso é entregue pelo/a estudante na secretaria de cada programa docente ou enviada diretamente à Secretaria Acadêmica da Flacso no Brasil, de acordo com a organização e coordenação de cada curso. O trâmite para a emissão de diplomas junto com o histórico de notas custa USD 200,00* (duzentos dólares).
- Como serão as avaliações da especialização?
Durante o curso, os estudantes terão atividades a respeito do tema de cada um dos módulos. E ao final do curso, deverão apresentar trabalho de conclusão. A aprovação nos módulos ao longo do curso e a entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC) são exigências obrigatórias para a obtenção do diploma de especialista.
- Qual é o custo da especialização?
De 14 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023:
R$ 4.500,00, pagamento à vista no Pix ou transferência bancária
R$ 4.500,00 parcelados em até 10x no PayPal
De 18 de fevereiro a 17 de março de 2023:
R$ 5.100,00 pagamento à vista no Pix ou transferência bancária
R$ 6.000,00 parcelados em até 10x no PayPal
-Nestes valores não estão inclusos os custos referentes a diplomação.
- Como poderei efetuar o pagamento?
O pagamento deverá ser efetuado via PayPal, Pix ou transferência bancária de acordo com a modalidade de pagamento escolhida no ato da inscrição.
- O curso disponibiliza bolsas de estudo?
Sim. Para a turma que iniciará em março de 2023 serão disponibilizadas três (03) bolsas de estudos custeadas pela Flacso para cursar a Especialização em Cultura e Educação. Para a candidatura as pessoas interessadas devem preencher os requisitos e se inscrever no processo seletivo próprio. Mais detalhes no site da especialização.
- Quando acontece o próximo processo seletivo para a especialização?
A abertura de inscrições tem periodicidade anual e está vinculada a avaliação institucional.
Qualquer outra dúvida entre em contato através dos e-mails culturaeeducacao@flacso.org.br ou posgraduacao@flacso.org.br
Entre em contato
Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!
flacsobr@flacso.org.br
secretaria.academica@flacso.org.br
+55 61 2020 3390
Nossos endereços
Brasília (Sede)
SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil
São Paulo
Avenida Ipiranga, nº 1071, sala 608, República CEP: 01039-903, São Paulo (SP), Brasil