fbpx

A Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) apresenta a chamada para a Especialização em Ambiente e Sociedade, para ingresso no 2º semestre de 2025. O curso é destinado para profissionais de qualquer área que, direta ou indiretamente, estejam envolvidos com a questão ambiental.

Duração: 12 meses

Carga horária: 360 horas

Modalidade: virtual (síncrono e assíncrono)

Início: setembro de 2025

CURSO

O programa de estudos da Especialização em Ambiente e Sociedade parte do seguinte diagnóstico estrutural: mudanças ambientais globais são desigualmente produzidas (alguns países e empresas produzem mais riscos e danos do que outros), distribuídas (algumas regiões e populações sofrem impactos mais significativos do que outras) e geridas (sociedades nacionais não possuem os mesmos recursos para enfrentá-las). Caracterizam-se, neste sentido, como problema comum que invoca responsabilidades diferenciadas, com variações locais e nacionais significativas, entrelaçando-se com condições pré-existentes (e.g.,, injustiças e suas interseccionalidades, recursos materiais, institucionais e tecno-científicos, disputa política, econômica e geopolítica, entre outros). A Especialização pretende, assim, pelos seus módulos abranger a complexidade desse diagnóstico do ambiente e relação intrínseca com a sociedade contemporânea.

Ao longo do curso, o participante debaterá estes e outros temas pertinentes, os quais estão distribuídos em seis módulos – quais sejam:

● Sociologia Ambiental.

● Mudanças Climáticas (climatologia).

● Geografia Política.

● Política Ambiental.

● História Ambiental.

● Feminismo e Ecologia

A matrícula no curso garante a realização dos referidos módulos com especialistas, de modo síncrono, assim como a participação em dois grupos de pesquisa, em seminários internacionais com especialistas e no Fórum dos Estudos em Ambiente e Sociedade. As atividades mencionadas serão realizadas ao longo dos semestres letivos em que a estudante estiver matriculada.

OBJETIVOS

 O Curso visa promover a inovação científica e a intervenção prática ao:

(i) familiarizar os participantes com conceitos, procedimentos metodológicos e instrumentos técnicos da área de ambiente e sociedade;

(ii) munir profissionais de perfil variado (acadêmicos, gestores, funcionários médios, etc.) de um espectro multidisciplinar de recursos conceituais, permitindo-lhes dar sentido aos riscos e desafios colocados pela questão ambiental, em particular para as sociedades latino-americanas;

(iii) promover o pensamento crítico sobre o alcance explicativo relativo de teorias e métodos para analisar contextos socioambientais diferentes;

(iv) problematizar a noção de “ambiente” e sua intersetorialidade (com a interpretação da história, políticas públicas, geopolítica, desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero, por exemplo);

(v) problematizar a interpenetração entre ciência, política e cultura na análise, diagnóstico e enfrentamento das mudanças ambientais em diferentes escalas espaço-temporais;

(vi) estimular a criatividade científica e técnica para a inovação em pesquisa e para a solução de problemas via o pensamento interdisciplinar;

(vii) contribuir para o debate público sobre a urgência colocada pelas mudanças ambientais de causa antrópica e para implementação de práticas de prevenção, mitigação e adaptação;

(viii) contribuir para a cooperação da FLACSO-Brasil com universidades e institutos de pesquisa e do terceiro setor;

(ix) contribuir para a internacionalização da área ambiental no Brasil através do Sistema FLACSO;

(x) colaborar com a difusão de algumas das principais produções acadêmicas e experiências de políticas públicas e projetos realizados no Brasil e no exterior, tidos como exemplares na área ambiental.

(xi) promover a aprendizagem dos fundamentos científicos do diagnóstico das mudanças ambientais, de modo a capacitar os profissionais a discernir quais informações são confiáveis e, assim, combater o “negacionismo climático” (e.g., fake news).

DAS VAGAS E INSCRIÇÕES

O curso oferece 30 vagas, com exigência de preenchimento de, no mínimo 18 vagas para a formação de turma.

As inscrições serão realizadas via formulário Google Forms, disponível no período de 7 de julho de 2025 a 31 de agosto de 2025, no seguinte link: https://forms.gle/i9jugsHFFeQ5AakJ8

A inscrição somente será validada mediante o pagamento do valor integral do curso ou da primeira parcela até 31 de agosto de 2025.

A Flacso Brasil reserva-se o direito de não realizar o curso caso o número mínimo de inscrições não seja atingido.

Em caso de não realização do curso por insuficiência de quórum, será feito o reembolso integral dos valores pagos, sem descontos, em até 7 (sete) dias úteis.

Observação: Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, serão adotados critérios objetivos de seleção, com o objetivo de garantir maior legitimidade ao processo e formar uma turma com perfil alinhado aos propósitos do curso. A seleção poderá considerar, entre outros aspectos, a aderência do candidato ao tema proposto, sua experiência prévia, motivação declarada na inscrição e/ou outros critérios definidos pela organização. Essa medida visa assegurar a qualidade do grupo e fortalecer o compromisso com a proposta formativa.

Além da possibilidade de cancelamento do curso por quórum insuficiente, a organização informa que casos de desistência por parte do participante, após o início das atividades, estão sujeitos às condições previstas em contrato. Recomenda-se a leitura atenta do contrato para o conhecimento integral dessas cláusulas.

MATRÍCULA

Para realizar a inscrição, o/a candidato/a deverá:

a) Preencher o formulário de inscrição https://forms.gle/i9jugsHFFeQ5AakJ8 e realizar o pagamento integral ou da primeira parcela;

b) Submeter, no ato da inscrição, a seguinte documentação obrigatória:

  • diploma de graduação em nível superior completo;
  • histórico acadêmico da graduação;
  • documento de identidade (passaporte para estrangeiros e RG para brasileiros/as);
  • CPF (para brasileiros/as).

A confirmação da matrícula será enviada por e-mail ao/à candidato/a após a conferência da documentação e da confirmação de pagamento.

A matrícula será cancelada a qualquer época caso seja constatado o uso de documentos e/ou informações falsas ou fraudulentas. Nesse caso, não haverá reembolso dos valores pagos.

Candidatos/as brasileiros/as ou estrangeiros/as que tenham concluído a graduação no exterior deverão apresentar:

  • diploma estrangeiro revalidado conforme as normas do Ministério da Educação (MEC); ou
  • diploma estrangeiro com Apostila de Haia emitida por autoridade competente no país de origem da graduação.

Da opção pelo nome social: Candidatas travestis ou transexuais que desejarem ser tratadas por seu nome social em documentos e comunicações institucionais poderão informar esse dado no momento da inscrição.

CALENDÁRIO

Período de Inscrições

de 07 de julho a 31 julho de 2025

Confirmação de matrícula

de 02 a 11 de agosto de 2025

Início do Curso

19 de agosto de 2025

Módulo I – Sociologia Ambiental

19 de agosto a 30 de novembro de 2025

Módulo II – Mudanças Climáticas

19 de agosto a 30 de novembro de 2025

Módulo III – Geografia Política

19 de agosto a 30 de novembro de 2025

Módulo IV – Política Ambiental

16 de março a 30 de junho de 2026

Módulo V – História Ambiental

16 de março a 30 de junho de 2026

Módulo V I – Feminismo e Ecologia

16 de março a 30 de junho de 2026

Prazo final para encerramento do curso

31 de agosto de 2026

INVESTIMENTO E CONDIÇÕES ESPECIAIS

O investimento total no curso é de R$ 6.840,00 (seis mil, oitocentos e quarenta reais), com possibilidade de pagamento em até 12 (doze) parcelas de R$ 570,00 (quinhentos e setenta reais), por meio de cartão de crédito, PIX ou boleto bancário.

Para os que desejarem pagar o curso à vista, há condições especiais de pagamento.

Estudantes que optarem pelo pagamento à vista poderão usufruir de condições especiais, conforme critérios estabelecidos pela coordenação do curso.

Para estudantes estrangeiros/as, o pagamento deverá ser realizado via PayPal, com a conversão do valor total ou das parcelas para dólares americanos (USD), conforme a cotação vigente no momento da transação. As instruções detalhadas para pagamento internacional serão enviadas por e-mail após a confirmação da inscrição.

Egressos de outros cursos da Flacso Brasil, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), funcionários dos setores público e sindical, assim como ativistas do campo social e estudantes de pós-graduação, possuem condições especiais de desconto sobre o valor total do curso e suas parcelas.

Para saber sobre as possibilidades de pagamentos em condições especiais, entre em contato pelo e-mail: ambiente.sociedade@flacso.org.br.

CORPO DOCENTE DO CURSO

Prof. Dr. Estevão Bosco 
É professor associado e diretor do programa de ciências sociais da Universidade Americana do Mediterrâneo e professor-investigador da FLACSO-Brasil. Doutor em Sociologia pela UNICAMP, com período de pesquisa na Universidade Livre de Berlim, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na UNICAMP, na USP e na Universidade de Sussex, no Reino Unido. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9910747148389505

Profa. Dra. Luciana Ziglio 
É professora-investigadora da FLACSO-Brasil, pesquisadora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, representante da FLACSO-Brasil na Convenção da Basiléia da ONU e integrante da OWSDW/UNESCO. Doutora em Geografia pela USP, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na mesma universidade. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/9806363156119590

Prof. Dr. Júlio Barboza Chiquetto 
É professor-investigador da FLACSO-Brasil e do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro. Doutor em Geografia pela USP, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7647685473080922

Prof. Dr. Fabrício Antônio Antunes Soares 
É professor-investigador da FLACSO-Brasil e professor-colaborador PPGHS/UEL. Doutor em História pela PUC/RS, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na UNIFAP. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4831936480225001

Prof. Dr. Marcelo Fetz
É professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo e assessor científico da FAPES . Doutor em Sociologia pela UNICAMP, com período de pesquisa na Universidade do Mississipi,  nos EUA, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na UNICAMP e na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3936124976880088

Profa. Ms. Ana Wernke 
É coordenadora de Relações Internacionais e Advocacy no ICLEI. É formada em direito pela Universidade do Vale do Itajaí e mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Universidade Nove de Júlio e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. CV lattes: http://lattes.cnpq.br/7522154306389997

Profa. Ms. Sarah Luiza de Souza Moreira
É professora da FLACSO-Brasil, com ampla atuação no terceiro setor. É formada em ciências sociais pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília e doutoranda em Ciências Sociais e Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0300744446556574

Professores convidados

Prof. Dr. Wagner Costa Ribeiro 
É professor titular da USP, atual Vice-Prefeita da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira e Coordenador do Grupo de Estudos em Geografia Política e Meio Ambiente da USP. Doutor em Geografia pela mesma universidade, foi professor visitante em várias universidades no exterior.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2562793611808071

Prof. Dr. Sylmara Gonçalves Dias 
É professora associada da USP, Doutora em Ciência Ambiental e livre-docente pela USP, foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6059048919993035

Profa. Dra. Leila da Costa Ferreira 
É professora titular da UNICAMP, vice-presidente da Comissão de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da mesma universidade e pesquisadora do Earth System Governance Project. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, foi professora-visitante em várias universidade no exterior e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Universidade de York, no Reino Unido, e na Universidade do Texas, nos EUA.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3229457850858581

Prof. Dr. João de Assis Gobo
É professor adjunto da Universidade Federal de Roraima e pesquisador na Universidade Federal do ABS. Doutor em Geografia pela USP, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na mesma universidade. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6216803824187190

Profa. Dra. Amanda Carbone
É pesquisadora de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados da USP e professora convidada da Faculdade de Saúde Pública da mesma universidade. Possui  doutorado em saúde pública pela USP. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1419921473793118

Profa. Dra. Tatiana Tucunduva P. Cortese
É professora da Universidade Nove de Julho e pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados da USP. Doutora em Saúde Pública pela USP, desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na mesma universidade. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5664558410139621

CONTATO

Para maiores informações e dúvidas sobre o Edital e o curso: ambiente.sociedade@flacso.org.br.

Entre em contato

Precisando de ajuda ou quer tirar alguma dúvida? Entre em contato conosco!

flacsobr@flacso.org.br

secretaria.academica@flacso.org.br

Imprensa: imprensa@flacso.org.br

+55 61 2020 3390

 

 

Nossos endereços

Brasília (Sede)

SAIS Área 2-A, s/n, 1º andar, sala 121, Asa Sul CEP: 70.610-206, Brasília (DF), Brasil

São Paulo 

Avenida Ipiranga, 1.071, sala 608, República CEP: 01039-903, São Paulo (SP), Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Você precisa se cadastrar para participar