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Modelo: Diplomado Superior (extensão com certificação internacional)

Carga Horária: 180 horas

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Início: 16 de Junho de 2023

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Modalidade: híbrido

Período: Junho a Novembro de 2023

Vagas: Até 15 Municípios (máximo de 30 vagas)

Coordenação Acadêmica: Júlia Tibiriçá e Renata Paredes

Inscrições Abertas: egpp@flacso.org.br

O Programa Latino Americano de Altas Lideranças em Educação 2023 tem por objetivo promover um espaço inovador de reflexão sobre os aspectos éticos, políticos e práticos de ser uma liderança educacional no Brasil, considerando suas responsabilidades em relação aos principais atores sociais e a implantação de políticas públicas de longo prazo.

A Flacso Brasil e o Instituto Educação, Cultura e Gestão (INEC) propõem, no âmbito do Programa, a reunião de especialistas e instituições reconhecidas, nacional e internacionalmente, por sua atuação na educação pública. Configurada como uma rede de formação para gestores e líderes educacionais de governos, institutos e fundações, essa experiência promoverá encontros formativos no Brasil e um intercâmbio de imersão internacional em parceria com a Flacso Uruguay.

ESTRUTURA

Formato: O Programa contempla 5 encontros presenciais no Brasil e 5 conferências online síncronas entre Junho e
Outubro de 2023, e um intercâmbio de imersão internacional em Novembro de 2023, no Uruguai.

CARGA HORÁRIA

60 horas (regime presencial), 80 horas de atividades monitoradas à distância e 40 horas
contabilizadas pelo intercâmbio internacional.

PÚBLICO ALVO/ PERFIL DO ALUNO
Prefeitos, secretários, dirigentes municipais de educação, lideranças corporativas do terceiro setor, e altas
lideranças na área de educação.
DOCENTES COLABORADORES

André Lázaro Diretor de políticas públicas da Fundação Santillana, pesquisador da Faculdade Latino-americana de
Ciências Sociais (Flacso), Professor associado (aposentado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Bacharel e licenciado em Letras, mestre e doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ). Foi diretor e secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) no
Ministério da Educação (2004 a 2010), e Secretário Executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (janeiro-junho 2011). Presidiu o Conselho Assessor do Plano de Metas 2021 da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI (2010 a 2015).

Arnóbio Marques de Almeida Júnior (Binho Marques), sócio da Escribas – Consultoria em Educação e
coordenador do projeto. É formado em História (1994), com Especialização em História Econômica da Amazônia
(UFAC, 1996) e Mestrado em educação (UFRJ, 2005). Tem cursos em Métodos e Técnicas de Sondeio
(Universidade da Flórida, 1987), Planejamento e Descentralização da Educação (Universidade Católica de
Manizales, Colômbia, 1995) e MBA em Administração (FIA-USP, 2005). Foi professor de escolas públicas e
coordenou projetos comunitários ao lado de Chico Mendes (1984-1988). Trabalhou como Assessor da
Coordenadoria Ecumênica de Serviços (1991-1992) e Consultor do UNICEF (1997). Foi Secretário Municipal (1993-
1996) e Estadual de Educação (1999-2006) e Vice-Presidente da UNDIME (1993-1994), assim como Secretário de
Inclusão Social e Vice-Governador (2006-2010), Governador eleito do Acre (2007-2010) e Secretário do MEC (2012-
2016). É membro honorífico do Consed e do Conselho Deliberativo do Todos pela Educação. Atua como consultor
na área de políticas públicas e gestão.

Bárbara Born, Doutora em Educação nos programas Curriculum and Teacher Education e International and
Comparative Education na Stanford Graduate School of Education. É mestre em International and Comparative
Education pela Stanford Graduate School of Education e mestre em Educação pelo programa Estado, Sociedade e
Educação da Universidade de São Paulo – USP. É Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. Possui experiência em pesquisa na área educacional, com ênfase em formação inicial e
continuada de professores, políticas de avaliação e currículo. Principal área de pesquisa: Formação inicial e
continuada de Professores; Avaliação Educacional; Currículo. Sua pesquisa atual investiga conhecimentos e
práticas de formadores de professores em secretarias de educação. Foi professora e trabalhou com formação de
professores e coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, da Secretaria
Municipal de Educação de São Paulo. Trabalhou com desenvolvimento de conteúdo em avaliação na Empresa
Brasileira de Avaliações Educacionais. Apoiou o desenho e fez parte da equipe de desenvolvimento de conteúdo do
Programa de Especialização Docente – PED Brasil do Centro Lemann de Stanford de 2016 a 2020. Atualmente, é
Diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.

Claudia Costin é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi, entre
outras funções, diretora global de Educação do Banco Mundial, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro,
ministra do Ministério da Administração, vice-presidente executiva da Fundação Victor Civita, secretária de
Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e secretária de Estado da Cultura do governo do
Estado de São Paulo. Tem experiência internacional como professora convidada da Universidade Harvard e da
Universidade de Québec e como consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e
São Tomé e Príncipe. É articulista do jornal Folha de S.Paulo. Claudia cursou doutorado em Gestão, mestrado em
Economia e graduou-se em Administração Pública pela FGV. Foi professora nos programas da FGV-SP e Rio,
INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP. Atualmente, é presidente do Instituto Singularidades.

Cleuza Repulho, Mestra em educação pela Universidade Mackenzie; Secretária de Educação de Santo André – SP
2001-2007; Secretária de Educação de São Bernardo do Campo – SP 2009-2015; Presidente Nacional da UNDIME –
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação por 3 vezes – 2007, 2011, 2013; Consultora UNESCO;
Diretora de Políticas do MEC / 2008; Membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito a Educação de
2005 a 2013; Fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil e do Movimento Interforuns do Brasil; Membro do Comité para Discussão e Aprovação do Piso Nacional de Salários para Professores no Brasil; Membro da Comissão
de discussão e aprovação do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica;
Conselheira do: Instituto Natura 2017 a 2019; Nova Escola; Comunidade Educativa CEDAC; Instituto Rodrigo
Mendes; Universidade de Columbia – “Women’s Leadership”; CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em
Educação, Cultura e Ação Comunitária; Centro LEMANN Participou da elaboração da matriz e do desenvolvimento
da plataforma CONVIVA; Participou da Formação de líderes na Fundação SM/Espanha; Consultora Sênior:
Fundação LEMANN de 2015 a 2021; Instituto Natura de 2015 a 2018; Diretora de Relações Institucionais do Instituto
GESTO; Instituto ARAPYAÚ; Centro de Referencias em Educação Integral; Professora da FGV-RJ do Curso MBA
em Gestão Educacional; Parecerista da Comissão dos Anos Finais da Fundação Carlos Chagas. Professora do
Instituto Singularidades para Pós-Graduação do Vetor; Diretora de Relações Institucionais do Instituto Gesto.

Daniel Cara, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde março de 2020. Doutor em
Educação (Universidade de São Paulo – USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais
(USP). Foi coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (jun/2006-mar/2020). Foi membro do
Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (2015-2021). Foi membro titular do Fórum Nacional
de Educação (2010-2016). Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê
Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). Foi membro do Conselho Nacional
de Juventude (2005-2007), sendo o primeiro vice-presidente deste órgão, representando a sociedade civil. Tem
experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política, Economia e Sociologia, atuando desde a
graduação nos seguintes temas: economia da educação, políticas públicas de educação, participação na educação,
financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil,
movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconômica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas
públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. Foi colunista do UOL Educação (2012-2018). Por sua
atuação em defesa do direito à educação, foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos
Deputados em nome do Congresso Nacional. É um dos 22 coordenadores do Grupo Temático de Educação do
Gabinete de Transição Governamental rumo à gestão Lula-Alckmin.

Edson De Paula psicanalista, escritor e palestrante motivacional especialista em comunicação e comportamento
organizacional. É doutorando e mestre em Psicologia pela PUC Campinas, especialista em Psicologia da Saúde
Ocupacional pela USP, formado em Psicanálise Clínica pela UNPC, Comunicação Social pelo Centro Universitário
Salesiano de São Paulo e pós-graduado MBA Marketing Estratégico pela UNIMEP. Com ampla experiência
acadêmica e corporativa, consolidou sua carreira no Brasil e no exterior, atuando como professor, consultor de
desenvolvimento organizacional e mentor de liderança executiva em renomadas empresas nacionais e
multinacionais nas quais capacitou milhares de líderes.

Ernesto Martins Faria, graduado em Ciências Econômicas pelo Insper (2008), com extensão em Econometria
Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas
Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Organização do Ensino,
Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra. Especialista em cálculos e análises de
indicadores educacionais, já passou pelo Todos pela Educação e pela Fundação Lemann, onde ficou 6 anos e
coordenou a criação do portal QEdu e a série de estudos Excelência com Equidade e,a partir de 2017, fundou o
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

José Henrique Paim Fernandes, graduado em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-
RS), cursou Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui o Título de
Doutor Notório Saber em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Escola
Brasileira de Administração Pública e de Empresas – FGV EBAPE e Diretor do Centro de Desenvolvimento da
Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da
Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016). Ao longo de sua trajetória pública, especialmente no Ministério da Educação, recebeu várias homenagens e condecorações em reconhecimento ao seu trabalho. No Estado do Rio Grande do Sul ocupou várias funções públicas e técnicas, sendo Secretário Municipal em Porto Alegre na área de Captação de Recursos e Cooperação Internacional e Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento. Além disso, foi funcionário do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul – BADESUL.

José Mario Brasiliense Carneiro, graduado em Direito pela USP, mestrado em Administração Pública pela FGV-
SP e doutorado em Administração de Empresas pela mesma FGV-SP. Tem pós-graduação em Gestão de Projetos
(PECE-FGV), Program of International Management – PIM (WU-Wien) e Teologia (PUL-Roma). Foi Senior Trainee
da UNIDO (Viena) e Consultor do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Planejamento, Secretaria de
Transportes e FUNDAP). Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer. Em 2002 fundou a Oficina
Municipal, uma Escola de Cidadania e Gestão Pública (OSCIP) que trabalha em parceria com a Fundação Konrad
Adenauer, Fundação Itaú Social, Instituto Arcor e Instituto C&A. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais desde
2007.

Miriam Abramovay, graduada em Sociologia e graduação em Ciências da Educação ambas pela Université de
Paris VIII Vincennes, mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica
(PUC – São Paulo). Doutora em Ciências da Educação – Université Lumière Lyon 2 ? França – École Doctorale EPIC
– Education Psychologie Information et Communication. É Coordenadora d o programa de Estudos e políticas sobre
juventudes, educação e gênero: violências e resistências da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais
(Flacso-Br). Coordena o Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Juventude (Flacso-Br). Coordenou ?O Papel da
Educação para Jovens afetados pela Violência e outros riscos no Ceará e no Rio Grande do Sul?, parceria da
Flacso-Br com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Projeto ?El Proyecto Somos en Brasil.
Deporte y Educación para Ciudadanía de Niños/as y Adolescentes – Sistematización y Evaluación Cualitativa de
Experiencias?, parceria da Flacso-Br com a Fundação Real Madri. Foi pesquisadora de diversos organismos
(UNICEF, BID, INEAM, FNUAP, UNIFEM), professora da Universidade Católica de Brasília, Vice Coordenadora do
Observatório de Violências nas Escolas (Convênio UCB/UNESCO). Coordenou várias pesquisas da UNESCO, foi
Conselheira do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), Coordenadora de pesquisas da RITLA (Rede de
Informação Tecnológica Latino-Americana). É autora e coautora de vários livros e artigos nos temas de Juventudes,
Violências nas Escolas, Gênero com ênfase em educação, gênero, violências e juventudes, juventudes e políticas
públicas, gangues e segregação social.

Renato Janine Ribeiro, ex-Ministro da Educação do Brasil em 2015, é professor titular sênior de Ética e Filosofia
Política na Universidade de São Paulo. Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência (SBPC), com mandato até julho de 2023. Entre outros livros, publicou A sociedade contra o social: o alto
custo da vida pública no Brasil (Prêmio Jabuti de Ensaio, 2001), Ao leitor sem medo – Hobbes escrevendo contra
seu tempo e Duas ideias filosóficas e a pandemia (Estação Liberdade, 2021.)

Ricardo Henriques, economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Professor Associado da
Fundação Dom Cabral (FDC), colunista no Caderno de Economia do Jornal O Globo e titular da Coluna Conselho de
Classe, Rádio CBN Brasil. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD)
do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o
desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência
Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES) e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal
Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de
Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de
Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID. Foi membro do Conselho de Administração do Internacional
Institute for Education Planning (IIEP-UNESCO) e, atualmente, é membro dos Conselhos: Anistia Internacional
(Brasil), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fundação Itaú Educação e
Cultura (FIEC), Instituto Natura, Instituto República e Pacto pela Equidade Racial.

DOCENTES COLABORADORES

André Lázaro Diretor de políticas públicas da Fundação Santillana, pesquisador da Faculdade Latino-americana de
Ciências Sociais (Flacso), Professor associado (aposentado) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Bacharel e licenciado em Letras, mestre e doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ). Foi diretor e secretário da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) no
Ministério da Educação (2004 a 2010), e Secretário Executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (janeiro-junho 2011). Presidiu o Conselho Assessor do Plano de Metas 2021 da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI (2010 a 2015).

Arnóbio Marques de Almeida Júnior (Binho Marques), sócio da Escribas – Consultoria em Educação e
coordenador do projeto. É formado em História (1994), com Especialização em História Econômica da Amazônia
(UFAC, 1996) e Mestrado em educação (UFRJ, 2005). Tem cursos em Métodos e Técnicas de Sondeio
(Universidade da Flórida, 1987), Planejamento e Descentralização da Educação (Universidade Católica de
Manizales, Colômbia, 1995) e MBA em Administração (FIA-USP, 2005). Foi professor de escolas públicas e
coordenou projetos comunitários ao lado de Chico Mendes (1984-1988). Trabalhou como Assessor da
Coordenadoria Ecumênica de Serviços (1991-1992) e Consultor do UNICEF (1997). Foi Secretário Municipal (1993-
1996) e Estadual de Educação (1999-2006) e Vice-Presidente da UNDIME (1993-1994), assim como Secretário de
Inclusão Social e Vice-Governador (2006-2010), Governador eleito do Acre (2007-2010) e Secretário do MEC (2012-
2016). É membro honorífico do Consed e do Conselho Deliberativo do Todos pela Educação. Atua como consultor
na área de políticas públicas e gestão.

Bárbara Born, Doutora em Educação nos programas Curriculum and Teacher Education e International and
Comparative Education na Stanford Graduate School of Education. É mestre em International and Comparative
Education pela Stanford Graduate School of Education e mestre em Educação pelo programa Estado, Sociedade e
Educação da Universidade de São Paulo – USP. É Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo. Possui experiência em pesquisa na área educacional, com ênfase em formação inicial e
continuada de professores, políticas de avaliação e currículo. Principal área de pesquisa: Formação inicial e
continuada de Professores; Avaliação Educacional; Currículo. Sua pesquisa atual investiga conhecimentos e
práticas de formadores de professores em secretarias de educação. Foi professora e trabalhou com formação de
professores e coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, da Secretaria
Municipal de Educação de São Paulo. Trabalhou com desenvolvimento de conteúdo em avaliação na Empresa
Brasileira de Avaliações Educacionais. Apoiou o desenho e fez parte da equipe de desenvolvimento de conteúdo do
Programa de Especialização Docente – PED Brasil do Centro Lemann de Stanford de 2016 a 2020. Atualmente, é
Diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.

Claudia Costin é diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Foi, entre
outras funções, diretora global de Educação do Banco Mundial, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro,
ministra do Ministério da Administração, vice-presidente executiva da Fundação Victor Civita, secretária de
Previdência Complementar do Ministério de Previdência Social e secretária de Estado da Cultura do governo do
Estado de São Paulo. Tem experiência internacional como professora convidada da Universidade Harvard e da
Universidade de Québec e como consultora para os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e
São Tomé e Príncipe. É articulista do jornal Folha de S.Paulo. Claudia cursou doutorado em Gestão, mestrado em
Economia e graduou-se em Administração Pública pela FGV. Foi professora nos programas da FGV-SP e Rio,
INSPER, PUC-SP, UnB e FAAP. Atualmente, é presidente do Instituto Singularidades.

Cleuza Repulho, Mestra em educação pela Universidade Mackenzie; Secretária de Educação de Santo André – SP
2001-2007; Secretária de Educação de São Bernardo do Campo – SP 2009-2015; Presidente Nacional da UNDIME –
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação por 3 vezes – 2007, 2011, 2013; Consultora UNESCO;
Diretora de Políticas do MEC / 2008; Membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito a Educação de
2005 a 2013; Fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil e do Movimento Interforuns do Brasil; Membro do Comité para Discussão e Aprovação do Piso Nacional de Salários para Professores no Brasil; Membro da Comissão
de discussão e aprovação do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica;
Conselheira do: Instituto Natura 2017 a 2019; Nova Escola; Comunidade Educativa CEDAC; Instituto Rodrigo
Mendes; Universidade de Columbia – “Women’s Leadership”; CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em
Educação, Cultura e Ação Comunitária; Centro LEMANN Participou da elaboração da matriz e do desenvolvimento
da plataforma CONVIVA; Participou da Formação de líderes na Fundação SM/Espanha; Consultora Sênior:
Fundação LEMANN de 2015 a 2021; Instituto Natura de 2015 a 2018; Diretora de Relações Institucionais do Instituto
GESTO; Instituto ARAPYAÚ; Centro de Referencias em Educação Integral; Professora da FGV-RJ do Curso MBA
em Gestão Educacional; Parecerista da Comissão dos Anos Finais da Fundação Carlos Chagas. Professora do
Instituto Singularidades para Pós-Graduação do Vetor; Diretora de Relações Institucionais do Instituto Gesto.

Daniel Cara, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde março de 2020. Doutor em
Educação (Universidade de São Paulo – USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais
(USP). Foi coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (jun/2006-mar/2020). Foi membro do
Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (2015-2021). Foi membro titular do Fórum Nacional
de Educação (2010-2016). Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê
Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). Foi membro do Conselho Nacional
de Juventude (2005-2007), sendo o primeiro vice-presidente deste órgão, representando a sociedade civil. Tem
experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política, Economia e Sociologia, atuando desde a
graduação nos seguintes temas: economia da educação, políticas públicas de educação, participação na educação,
financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil,
movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconômica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas
públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. Foi colunista do UOL Educação (2012-2018). Por sua
atuação em defesa do direito à educação, foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos
Deputados em nome do Congresso Nacional. É um dos 22 coordenadores do Grupo Temático de Educação do
Gabinete de Transição Governamental rumo à gestão Lula-Alckmin.

Edson De Paula psicanalista, escritor e palestrante motivacional especialista em comunicação e comportamento
organizacional. É doutorando e mestre em Psicologia pela PUC Campinas, especialista em Psicologia da Saúde
Ocupacional pela USP, formado em Psicanálise Clínica pela UNPC, Comunicação Social pelo Centro Universitário
Salesiano de São Paulo e pós-graduado MBA Marketing Estratégico pela UNIMEP. Com ampla experiência
acadêmica e corporativa, consolidou sua carreira no Brasil e no exterior, atuando como professor, consultor de
desenvolvimento organizacional e mentor de liderança executiva em renomadas empresas nacionais e
multinacionais nas quais capacitou milhares de líderes.

Ernesto Martins Faria, graduado em Ciências Econômicas pelo Insper (2008), com extensão em Econometria
Aplicada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP, 2012), mestre em Gestão e Políticas
Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2015) e doutorando em Organização do Ensino,
Aprendizagem e Formação de Professores na Universidade de Coimbra. Especialista em cálculos e análises de
indicadores educacionais, já passou pelo Todos pela Educação e pela Fundação Lemann, onde ficou 6 anos e
coordenou a criação do portal QEdu e a série de estudos Excelência com Equidade e,a partir de 2017, fundou o
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).

José Henrique Paim Fernandes, graduado em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-
RS), cursou Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e possui o Título de
Doutor Notório Saber em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Escola
Brasileira de Administração Pública e de Empresas – FGV EBAPE e Diretor do Centro de Desenvolvimento da
Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da
Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016). Ao longo de sua trajetória pública, especialmente no Ministério da Educação, recebeu várias homenagens e condecorações em reconhecimento ao seu trabalho. No Estado do Rio Grande do Sul ocupou várias funções públicas e técnicas, sendo Secretário Municipal em Porto Alegre na área de Captação de Recursos e Cooperação Internacional e Secretário de Estado de Coordenação e Planejamento. Além disso, foi funcionário do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul – BADESUL.

José Mario Brasiliense Carneiro, graduado em Direito pela USP, mestrado em Administração Pública pela FGV-
SP e doutorado em Administração de Empresas pela mesma FGV-SP. Tem pós-graduação em Gestão de Projetos
(PECE-FGV), Program of International Management – PIM (WU-Wien) e Teologia (PUL-Roma). Foi Senior Trainee
da UNIDO (Viena) e Consultor do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Planejamento, Secretaria de
Transportes e FUNDAP). Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer. Em 2002 fundou a Oficina
Municipal, uma Escola de Cidadania e Gestão Pública (OSCIP) que trabalha em parceria com a Fundação Konrad
Adenauer, Fundação Itaú Social, Instituto Arcor e Instituto C&A. É fellow da Ashoka Empreendedores Sociais desde
2007.

Miriam Abramovay, graduada em Sociologia e graduação em Ciências da Educação ambas pela Université de
Paris VIII Vincennes, mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica
(PUC – São Paulo). Doutora em Ciências da Educação – Université Lumière Lyon 2 ? França – École Doctorale EPIC
– Education Psychologie Information et Communication. É Coordenadora d o programa de Estudos e políticas sobre
juventudes, educação e gênero: violências e resistências da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais
(Flacso-Br). Coordena o Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Juventude (Flacso-Br). Coordenou ?O Papel da
Educação para Jovens afetados pela Violência e outros riscos no Ceará e no Rio Grande do Sul?, parceria da
Flacso-Br com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Projeto ?El Proyecto Somos en Brasil.
Deporte y Educación para Ciudadanía de Niños/as y Adolescentes – Sistematización y Evaluación Cualitativa de
Experiencias?, parceria da Flacso-Br com a Fundação Real Madri. Foi pesquisadora de diversos organismos
(UNICEF, BID, INEAM, FNUAP, UNIFEM), professora da Universidade Católica de Brasília, Vice Coordenadora do
Observatório de Violências nas Escolas (Convênio UCB/UNESCO). Coordenou várias pesquisas da UNESCO, foi
Conselheira do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), Coordenadora de pesquisas da RITLA (Rede de
Informação Tecnológica Latino-Americana). É autora e coautora de vários livros e artigos nos temas de Juventudes,
Violências nas Escolas, Gênero com ênfase em educação, gênero, violências e juventudes, juventudes e políticas
públicas, gangues e segregação social.

Renato Janine Ribeiro, ex-Ministro da Educação do Brasil em 2015, é professor titular sênior de Ética e Filosofia
Política na Universidade de São Paulo. Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência (SBPC), com mandato até julho de 2023. Entre outros livros, publicou A sociedade contra o social: o alto
custo da vida pública no Brasil (Prêmio Jabuti de Ensaio, 2001), Ao leitor sem medo – Hobbes escrevendo contra
seu tempo e Duas ideias filosóficas e a pandemia (Estação Liberdade, 2021.)

Ricardo Henriques, economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Professor Associado da
Fundação Dom Cabral (FDC), colunista no Caderno de Economia do Jornal O Globo e titular da Coluna Conselho de
Classe, Rádio CBN Brasil. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD)
do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o
desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência
Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor adjunto da área social do Instituto de
Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES) e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal
Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de
Janeiro, a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da UNESCO (2008) e a Rede de Vice-Ministros de
Redução da Pobreza e Desenvolvimento Social do BID. Foi membro do Conselho de Administração do Internacional
Institute for Education Planning (IIEP-UNESCO) e, atualmente, é membro dos Conselhos: Anistia Internacional
(Brasil), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fundação Itaú Educação e
Cultura (FIEC), Instituto Natura, Instituto República e Pacto pela Equidade Racial.

CRONOGRAMA

Módulo I
16 de Junho de 2023
Atividades Presenciais
Tema: Reformas em Sistemas Educacionais, Planejamento Estratégico e elaboração de políticas públicas
Ministrante: Renato Janine Ribeiro (USP/SBPC)
Tema: condições institucionais para a formação continuada dos professores
Ministrante: Bárbara Born (Instituto Singularidades)

27 de Junho de 2023
Atividades Online
Ministrante: Bárbara Born (Instituto Singularidades)

Módulo II
21 de Julho de 2023
Atividades Presenciais
Tema: Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministrante: José Henrique Paim (FGV)
Tema: Saúde Mental e Comunicação Não Violenta
Ministrante: Edson De Paula

27 de Julho de 2023

Atividades Online
Ministrante: Miriam Abramovay (Flacso – Brasil) e Daniel Cara (USP)

Módulo III
11 de Agosto de 2023
Atividades Presenciais
Tema: Gestão Pedagógica e a Crise dos Sistemas Tradicionais de Educação. Novos Ecossistemas de
Aprendizagem .
Inovações Incrementais e Disruptivas. Crise da Escola como Instituição. Escolas Disruptivas.
Ministrante: Cláudia Costin (Instituto Singularidades)

24 de Agosto de 2023
Atividades online
Ministrante: José Mário (Oficina Municipal)

Módulo IV
15 de Setembro de 2023
Atividades Presenciais
Tema: Agenda Global e desafios locais. Direitos de Aprendizagem – o Brasil que temos e o Brasil que queremos na
Educação Pública
Ministrante: André Lázaro (Fundação Santillana/Flacso – Brasil)
Tema: Reformas Educacionais
Ministrante: Ricardo Henriques (Instituto Unibanco)

26 de Setembro de 2023
Atividades online
Ministrante: Cleuza Repulho

Módulo V
06 de Outubro de 2023
Atividades Presenciais

Tema: Financiamento & Educação Pública
Ministrante: Binho Marques
Tema: Desafio da Equidade
Ministrante: Ernesto Faria (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional – IEDE)

12 de Outubro de 2023
Atividades online
Ministrante: a confirmar

Módulo VI: IMERSÃO INTERNACIONAL
Novembro de 2023 – Montevidéu e Maldonado (Uruguai)

 

INSCRIÇÕES

As etapas do Programa Latino Americano Altas Lideranças em Educação têm preço fixado por participante, em
um total de seis etapas, a serem realizadas entre os meses de Junho e Novembro, incluindo uma etapa
internacional (Benchmarking Internacional), a ser realizada em novembro de 2023, sob coordenação acadêmica da
FLACSO/INEC, com visitas técnicas programadas no Ministério da Educação do Uruguai e em diversos outros
órgãos e agencias educacionais das cidades de Montevideo e Maldonado. Aos integrantes do Programa Latino
Americano de Altas Lideranças que participarem de todas as etapas de formação do Programa no Brasil será
oferecido um subsídio integral de transporte que inclui: o custeio integral das passagens aéreas internacionais no
trecho São Paulo – Montevideo/Uruguai (passagem de ida e volta) e os deslocamentos internos do grupo durante a
estada no Uruguai.

Os órgãos públicos interessados em participar do programa podem empenhar os valores das inscrições
separadamente, por etapa de realização, ou integralmente, para o conjunto das 6 etapas previstas do programa.

Para fazer a inscrição, as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação interessadas deverão enviar uma
solicitação de reserva de vaga entre os dias 30 de maio e 12 de junho de 2023. Para maiores informações
contatar: egpp@flacso.org.br

 

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