Agenda Nacional da Educação no Brasil – escuta ativa, incidência política e autodeterminação
Status: Em execução
Parceiros: Porticus, Triple Line, Unicef, Roda Educativa, Cidade-Escola Aprendiz, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Geledés, Observatório da Branquitude, Conaq – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades negras Rurais Quilombolas, Centro Lemann, Instituto Iungo, Motriz, FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, NEES/UFAL – USP – Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais, Sankofa, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, UEAP – Universidade do Estado do Amapá, Ação Educativa.
Início: Junho de 2024
O projeto visa melhorar a qualidade da educação de crianças e adolescentes de povos e comunidades tradicionais da Amazônia Legal, focando nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. A iniciativa parte das demandas e oportunidades mapeadas desde 2018 por diferentes parceiros e usa os resultados de pesquisas e diagnósticos realizados pelo Projeto Nós em 2022-2023. O contexto escolar da região enfrenta desafios como salas multisseriadas, longas distâncias, fragilidade dos contratos docentes e infraestrutura escolar precária, além de questões contextuais e ambientais que impactam a aprendizagem e a presença dos estudantes.
O projeto aborda dois problemas interligados entre os estudantes da região: dificuldades de aprendizagem e evasão escolar, que foram agravados pela pandemia de Covid-19. Pesquisas das organizações parceiras indicam que a pandemia e o ambiente escolar, marcado por discriminação e violência, são fatores que contribuem para a evasão escolar, especialmente entre adolescentes. Assim, o projeto investiga a aproximação entre conceitos como educação integral e aprendizagem sócio emocional no ambiente escolar amazônico, considerando suas especificidades, para compreender como os povos e comunidades tradicionais locais elaboram e implementam estratégias que melhoram a qualidade da educação ofertada na região.
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