Trata-se de pesquisas com dados secundários realizadas periodicamente com foco na problemática da juventude e a violência. O primeiro mapa foi realizado em 1998 e já foram divulgados até o dia de hoje 27 estudos. Inicialmente cada dois anos, posteriormente anual e, desde 2011, mais de um a cada ano. O foco global é sempre violência letal relacionada com a juventude, mas com abordagens temáticas diferenciadas: mulher, América Latina, acidentes de trânsito, infância e adolescência, armas de fogo, novas tendências etc. Desde 2012, início da articulação dos Mapas com a Flacso, já foram divulgados sete Mapas com temáticas diferenciadas.
Os agrupados sob o subtítulo genérico Os jovens do Brasil, abordaram as especificidades e a evolução da mortalidade violenta de nossa juventude, principal vítima desse drama brasileiro. Nesses trabalhos, a categoria de mortalidade violenta incluía não só os homicídios, mas também diversas outras violências letais, como suicídios e mortes em acidentes de transporte. Outros mapas centraram suas baterias em temas mais específicos e delimitados. Dois deles trabalhando o panorama da violência nos municípios brasileiros. Mas também há uma edição que tentou pesquisar os fatores determinantes das quedas sistemáticas da violência no Estado de São Paulo e, outro ainda trabalhou uma perspectiva mais ampla, tomando como arcabouço a violência na América Latina e no mundo. Também se tentou elaborar, em mais um estudo, uma anatomia dos homicídios no Brasil.
Objetivos: Avaliar a eficiência e suficiência das políticas públicas para juventude
Público envolvido: População, Imprensa, ONGs e órgãos governamentais
Período: De 1998 a 2016
Abrangência: Nacional
– Mapa da Violência 2010 | Anatomia dos Homicídios no Brasil;
– Mapa da Violência 2011 | Os Jovens do Brasil;
– Mapa da Violência 2012 | Crianças e Adolescentes do Brasil;
– Mapa da Violência 2012 | Atualização: Homicídio de Mulheres no Brasil;
– Mapa da Violência 2012 | A cor dos homicídios no Brasil;
– Mapa da Violência 2013 | Mortes matadas por arma de fogo;
– Mapa da Violência 2013 | Acidentes de Trânsito e Motocicletas;
– Mapa da Violência 2013 | Homicídios e juventude no Brasil;
– Mapa da Violência 2014 | Atualização de homicídios;
– Mapa da Violência 2014 | Os Jovens do Brasil;
– Mapa da Violência 2015 | Mortes Matadas por Armas de Fogo;
– Mapa da Violência 2015 | Adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil;
– Mapa da Violência 2015 | Homicídio de Mulheres no Brasil;
– Mapa da Violência 2016 | Homicídio por armas de fogo no Brasil.
Últimas notícias do projeto
Decisão da CCJ do Senado sobre armas causa reações distintas
Coordenador de Estudos sobre a Violência da Flacso Brasil e autor da série estudo Mapa da Violência, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz opina sobre decisão do Senado de anular o decreto presidencial que flexibilizou o porte de armas no País.
Colégio Bandeirantes registra segundo suicídio de aluno em 15 dias
Dados da pesquisa Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil e do Mapa da Violência, publicações da Flacso Brasil produzidas pelo coordenador da Área de Estudos sobre a Violência, Julio Jacobo Waiselfisz, mostram que o suicídio entre jovens é elevado no país, ficando 20% acima da média nacional.
Homicídios são principal causa da morte de jovens negros no Brasil, diz pesquisa
Em audiência pública realizada hoje (9) na Câmara dos Deputados, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz mostrou que das 56.337 pessoas vítimas de homicídio no país em 2012, 30.072 eram jovens de 15 a 29 anos; desse total, 77% eram negros Por Maíra Streit O coordenador do estudo Mapa da Violência, Julio Jacobo Waiselfisz, da […]
Mapa da Violência 2013 – Acidentes de Trânsito e Motocicletas
Entre 1980 e 2011, foram registrados perto de um milhão de óbitos nos diversos tipos de acidentes de trânsito acontecidos no país. O SIM/MS contabilizou, nesse período, exatas 98 0.838 mortes em acidentes nas vias públicas. Nos anos finais da década de 90, registra-se uma inflexão na evolução da mortalidade por acidentes de trânsito que […]